Conheça a Esportiva
x
30% da equipe, jovens, experientes, mães e apaixonadas: as mulheres do Meu Timão
Mayara Munhoz

Jornalista, 33 anos, mãe do Joaquim. Faço parte do Meu Timão desde fevereiro de 2015. Hoje, sou a editora-chefe dessa loucura toda com muito prazer e amor.

ver detalhes

30% da equipe, jovens, experientes, mães e apaixonadas: as mulheres do Meu Timão

Coluna da Mayara Munhoz

Opinião de Mayara Munhoz

3.1 mil visualizações 38 comentários Comunicar erro

30% da equipe, jovens, experientes, mães e apaixonadas: as mulheres do Meu Timão

Seis das oito mulheres que compõe a equipe atual do Meu Timão

Foto: Arquivo Pessoal

Meu nome é Mayara Munhoz Meirelles e tenho 32 anos. Entrei no meu primeiro emprego na área de jornalismo esportivo em 2010, logo após a Copa do Mundo. Na época, eu tinha 20 anos e estava apenas no segundo ano da faculdade. Trabalhar no Lance! era mais do que realizar um sonho, era um desafio diário. Acho que, no começo, tinham três ou quatro mulheres entre redação e vídeo e uns 60 homens. Ouvi tantos absurdos no período que fiquei lá que não teria nem como reproduzir aqui.

Quando aceitei o desafio de comandar o Meu Timão há sete anos, eu já tinha acumulado outras experiências, incluindo uma agência de comunicação enorme e clientes mundiais, como a Gatorade. Tudo sempre ligado ao esporte e ao futebol.

Meu primeiro dia de trabalho aqui, em 2015, foi curiosamente a primeira coletiva do técnico Tite no seu retorno ao time. Pouquíssimas mulheres no CT Joaquim Grava. Eu já sabia que seria um desafio, novamente. Passei a ir todos os dias aos treinos e em todos os jogos. Por um bom período, eu era a única mulher.

Coletivas, zonas mistas, viagens, rotinas. Muitas situações complicadas para uma mulher fazer tudo sozinha. Nunca reclamei. Nunca pedi nada diferente do que os homens pediam. Mas, nunca foi fácil.

Quando o Danilo Augusto me deu a missão de começar a montar a equipe do Meu Timão e de fazer o site crescer, eu sempre coloquei como objetivo tentar dar mais oportunidade para as mulheres. Nesses últimos anos, algumas passaram, outras ficaram e todas se destacaram de alguma maneira.

Antes que façam objeções e críticas aqui, não é um objetivo contratar mulheres, não é isso. Mas sei que tem muitos outros lugares que não olham com o mesmo "cuidado" um currículo de uma mulher e de um homem para trabalhar com futebol. Sempre fiz questão de manter o mesmo critério.

Hoje, nossa equipe é composta por 27 pessoas e oito delas são mulheres - quase 30%. Elas estão espalhadas por todas as áreas do site: redação, vídeo e fórum. Temos jovens, experientes, mães e futuras mães. Mas todas tem algo em comum: a dedicação e a excelência com que fazem seus trabalhos diariamente.

Particularmente é um orgulho ver essas mulheres crescendo, conquistando seus espaços, sendo reconhecidas por jogadores e jogadoras e, claro, pelos leitores. É um prazer enorme poder, ainda que de maneira indireta apenas pelo meu cargo, proporcionar novas experiências para elas, colocá-las em situações que antes só os homens faziam e ajudá-las a mostrar que elas são tão capazes quanto qualquer outra pessoa.

Eu, sozinha, não sou capaz de mudar o mundo e muito menos esse universo masculino que domina o nosso tão amado futebol. Mas me deixa muito feliz saber que ao menos algumas mulheres são impactadas pela minha força e crença de que nós podemos fazer tudo que queremos, quando queremos e como queremos.

Que nesse dia 8 de março a gente se lembre sempre que somos sempre melhores quando unidas. Umas pelas outras.

Em tempo: a foto registra seis das oito mulheres que citei acima. A Ana Paula Araújo, 33 anos, mãe de dois e responsável por tudo que acontece diariamente no Fórum do Meu Timão, está ali no celular; A Cristiane Ferreira, 32 anos, estagiária de vídeos do site, infelizmente não estava no momento do registro. Completam a equipe: Giovanna Monteiro, 20 anos, e Fernanda Gontijo, 24 anos, estagiárias de redação; Giovana Duarte, 24 anos, e Julia Raya, 20 anos, repórteres e redatoras; Beatriz Zoccoler, 20 anos, da equipe de vídeos e redação; e, claro, eu.

Veja mais em: Especiais do Meu Timão.

Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Timão.

Avalie esta coluna
Coluna da Mayara Munhoz

Por Mayara Munhoz

Jornalista, 33 anos, mãe do Joaquim. Faço parte do Meu Timão desde fevereiro de 2015. Hoje, sou a editora-chefe dessa loucura toda com muito prazer e amor.

O que você achou do post da Mayara Munhoz?