x
A falta de noção completa de Jô e o 'sofrimento' do torcedor do Corinthians
Mayara Munhoz

Jornalista, 33 anos, mãe do Joaquim. Faço parte do Meu Timão desde fevereiro de 2015. Hoje, sou a editora-chefe dessa loucura toda com muito prazer e amor.

ver detalhes

A falta de noção completa de Jô e o 'sofrimento' do torcedor do Corinthians

Coluna da Mayara Munhoz

Opinião de Mayara Munhoz

29 mil visualizações 196 comentários Comunicar erro

A falta de noção completa de Jô e o sofrimento do torcedor do Corinthians

Faltou comprometimento de Jô com tudo que envolve ele e o Corinthians

Foto: Rodrigo Coca / Agência Corinthians

Quero começar esse texto dizendo que não sou daqueles torcedores que acha que jogador de futebol tem que ser um modelo excepcional por que ganha milhões. Os caras ganham dinheiro assim por que o sistema se tornou assim e eles são remunerados de acordo com o que se tornou o futebol. E, mesmo assim, seguem sendo humanos, com direitos a acertos e erros. Essa é a minha opinião e quem me conhece já ouviu eu falando isso ao menos uma vez na vida.

Dito isso, o que passou na cabeça de Jô nesta terça-feira a noite? O cara tem 35 anos e exerce uma profissão que exige performance de alto nível. Está com um problema físico que o impede de jogar, está fazendo tratamento médico e se recuperando. E acha que é uma boa ideia sair da casa dele em uma terça-feira a noite para beber e tocar pagode?

Eu tenho 32 anos e sou jornalista. Trabalho basicamente sentada o dia inteiro em uma mesa atrás do computador. Posso me considerar alguém sedentária (ainda mais agora no auge dos nove meses de gravidez). Já perdi a conta de quantas vezes fui em festas, baladas, casamentos, sabendo que no dia seguinte precisaria estar trabalhando nesses quase oito anos de Meu Timão. E em todas essas vezes tenho total consciência que meu desempenho não foi 100% no dia seguinte. Mas, repito: o meu trabalho exige muito pouco do meu físico.

Jô não deveria ter pensado nisso antes de sair de casa? Nesta quarta, segundo a programação do Corinthians, o treino é pela manhã. Essa hora, provavelmente, o atacante já está no CT Joaquim Grava*. Será que o desempenho dele não vai ser prejudicado na recuperação por conta da diversão no pagode?

Pior ainda: e se acontece algo na região afetada (a perna que está com trauma) durante o pagode que faz com que ele fique mais tempo afastado? Noite fria, chuva, ambiente lotado, bebida, tudo isso pode acabar interferindo no organismo.

Volto no que disse lá no começo, o jogador tem o direito de viver a vida dele, principalmente, quando não está no "horário de trabalho" - que era o caso de Jô nesta terça. Mas, existe uma palavra importante que, para mim, faltou para o atacante em mais um caso: comprometimento.

Seus colegas de profissão estavam em campo, disputando um jogo, brigando para se manter na liderança do Brasileiro. Antes do vídeo, vi muito torcedor nas redes sociais lamentando a ausência de Jô. Eu mesma considero que ele fez falta na partida contra o Cuiabá, já que um dos pontos negativos da equipe foi o poder ofensivo. Ele não podia estar lá, entendo. Mas ele precisava mesmo estar em um pagode sem nem se dar ao trabalho de olhar para um telão e ver como o time que ele veste a camisa todo dia estava jogando?

Fica tudo ainda pior por se tratar justamente do Jô. E digo isso por dois motivos:

Primeiro, que ele é criado na base do Corinthians, tem uma história linda no clube, é um dos nomes mais importantes da história recente. Ele é o Filho do Terrão. Ele é inspiração (ou deveria ser!) para quem tá na base nos dias atuais, para aqueles que querem se tornar jogador de futebol. Ele representa o Corinthians mais do que um outro atleta que é contratado e chega para ajudar sem ter um vínculo com o Parque São Jorge.

Segundo, pelo histórico de Jô fora do campo. Além de toda a fase turbulenta que todo mundo sabe que ele já viveu (inclusive, ele mesmo que já admitiu em diversas entrevistas), o atacante já demonstrou falta de comprometimento em outras oportunidades somente nesta passagem. Outro dia mesmo faltou em dois treinos para comemorar o aniversário.

Faltou noção para Jô. Faltou comprometimento com o Corinthians, com a torcida, com seus companheiros e com ele mesmo.

Faltou consideração, Jô.

Espero que o Corinthians tenha coragem e tome providências sérias em relação a mais este caso envolvendo o atacante. Uma multa salarial para um cara rico como ele não afeta em nada, tenho certeza absoluta.

A tristeza é pensar que não importa o que seja feito, o que Jô fale, o que aconteça daqui para frente, quem sempre sai perdendo é o torcedor do Corinthians.

Que, além de aguentar tudo isso aí, ainda teve que acompanhar aquele jogo ridículo contra o Cuiabá.

Falta é muita coisa mesmo, Fiel.


*Atualização importante: no final da tarde desta quarta-feira, foi divulgada a informação de que Jô não compareceu ao treinamento e nem sequer deu explicações para o Corinthians. Todas as informações aqui.

Veja mais em: e Torcida do Corinthians.

Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Timão.

Avalie esta coluna
Coluna da Mayara Munhoz

Por Mayara Munhoz

Jornalista, 33 anos, mãe do Joaquim. Faço parte do Meu Timão desde fevereiro de 2015. Hoje, sou a editora-chefe dessa loucura toda com muito prazer e amor.

O que você achou do post da Mayara Munhoz?