Conheça a Esportiva
x
Adeus, Tobogã!
Rafael Castilho

Rafael Castilho é sociólogo, especializado em Política e Relações Internacionais e coordenador do NECO - Núcleo de Estudos do Corinthians. Ele está no Twitter como @Rafael_Castilho.

ver detalhes

Adeus, Tobogã!

Coluna do Rafael Castilho

Opinião de Rafael Castilho

4.6 mil visualizações 43 comentários Comunicar erro

Adeus, Tobogã!

Tobogã começa a ser demolido no Pacaembu

Foto: Reprodução/Instagram

A escavadeira inicia seu trabalho de maneira delicada, mas implacável. Começa aparentemente de forma despretensiosa, mas, sabe-se, permanente.

A máquina vai arranhando desde baixo a estrutura do velho Tobogã. Em cada golpe arranca um talho de concreto. Chega a ser sádico. Desapressado. A escavadeira vai torturando aquele lugar. Não precisa derrubar tudo de uma vez. Cada golpe será definitivo. Será para sempre. Cada tábua, ou cada pedaço de concreto que caia, doía no coração.

Os mais antigos que viveram o Pacaembu na época da famosa Concha Acústica diziam que esse Tobogã era uma aberração. Pode ser! Mas quem nasceu no mesmo tempo histórico que eu, acostumou-se a viver entre as aberrações. São Paulo talvez seja um amontoado de aberrações urbanas. A cidade é marcada por projetos individuais que concorrem entre si, se sobrepondo de maneira desordenada um ao lado do outro.

O curioso é que essas aberrações se resignificam. Viram outra coisa, sendo ainda elas mesmas. Ou mantem-se elas mesmas funcionando depois como outras coisas. De repente a gente se vê fazendo esporte no minhocão. Quando eu era criança meus pais me levavam para aprender a pedalar no estacionamento do supermercado fechado aos domingos. Há quem jogue bola nas alças de acesso das marginais, que empinam pipa ao lado do Aeroporto, que andam de Skate na Praça Roosevelt. No fundo, aprendemos a viver entre os escombros.

E como fomos felizes naquele Tobogã.

O Tobogã era muito louco, porque ao mesmo tempo que estávamos dentro do estádio assistindo ao jogo, parecia também que estávamos observando do lado de fora.

De maneira geral não era a primeira opção do torcedor. Mas quando a gente se dava conta que os ingressos estavam praticamente esgotados, sentíamo-nos premiados com aquele ingresso suado que dava lugar no Tobogã. Parecia que tínhamos ganho na loteria! A gente pegava o ingresso nas mãos escrito em letras grandes TOBOGÃ, segurava com força, dava um beijo no ingresso e gritava VAI CORINTHIANS!!!

Lembro do tempo que a gente comprava ingresso apenas na hora de ir para o estádio. Era uma loucura, mas de alguma maneira funcionava muito bem. Eu devia ter uns quinze ou dezesseis anos. Fui com uns amigos num Corinthians x Juventus que parecia a final do mundial da FIFA. O Corinthians sempre foi assim. Não sei quando foi que as coisas mudaram um pouco. Acho que éramos mais simples. Pois bem, a briga era feia para conseguir um ingresso. Ninguém conseguia chegar perto do guichê. Quem havia levado a gente no estádio era o pai de um amigo, que também era vizinho. Curioso é que todo mundo na família dele era de estatura mais baixa. Eu com quinze anos já era grandão. Só que naquela época eu era totalmente magricelo. Senti-me muito orgulhoso por ter sido eu que me envolvi feito uma enguia em meio à massa de torcedores e reapareci com quatro ingressos de Tobogã. Nos abraçamos. Fui o herói do dia. O Corinthians ganhou. Éramos felizes.

Era engraçado, mas o Tobogã sempre cantava em outro ritmo e em outro tempo para apoiar o Corinthians. Pode ser porque o som do Tobogã chegava depois. Ou o som do resto do estádio também chegava atrasado ao Tobogã. Mas quando o Tobogã estava lotado, não foram poucas vezes que eu vi ele levantar o resto do estádio. Timãããão eeeee ooooooo, Timããão eeeeoooo!!!

As vezes eu ia sozinho ao estádio e escolhia o Tobogã de propósito. Gostava de ficar na última fileira lá em cima, muitas vezes solitário. Tinha-se uma bela visão da cidade. Eu chegava cedo ao estádio, ligava o radinho, pensava na vida. Quando o jogo começava parecia que estava assistindo de um helicóptero. Era mágico. Não tinha celular e nem câmera, então só posso guardar na memória as tardes que passei ali em cima. Era restaurador. Ao mesmo tempo estava com trinta mil pessoas e também estava sozinho, vendo aquilo tudo rolar.

As pessoas perguntam para mim: “Rafael, como você escreve desse jeito? Você consegue traduzir uma série de sentimentos”. Na real, mais do que escrever, aprendi a observar. Devo dizer que devo muito ao Tobogã. Aquela visão que ao mesmo tempo era íntima e distanciada foi um prato cheio para todo tipo de reflexões.

Eu já desmaiei no Tobogã. Num desses jogos que fui sozinho, eu fiquei tão nervoso e emocionado que caí de costas e demorei pra acordar. De lá fui direto para o hospital. Foi assim, o Corinthians tinha passado por uma série de humilhações. Foi um tempo difícil. Estávamos sem ganhar clássicos. Era semifinal do Campeonato Paulista. O São Paulo, confiante de si, quis sair jogando na intermediária. Bola roubada. O Christian na raça veio carregando a bola. Eu lá em cima olhando tudo. Vai Christian, chuta! Ele tocou mais uma vez na bola, ajeitou, chutou com o peito do pé. No Tobogã, alguns lances aconteciam em câmera lenta. Era interessante. Lembro perfeitamente a eternidade que durou o percurso da bola. Vi o Rogério Ceni saltando no canto esquerdo. Meu coração acelerou. Puxei um pouco mais de ar nos pulmões. Vai entrar. Vai! É GOOOOOLLLL!!!! Eu sabia muito bem o que aquele gol significava e que efetivamente significou para o futuro do Corinthians. No Tobogã, havia também aquele lance de provocação com a torcida visitante que ficava num lugar que chamávamos de chiqueirinho. O mundo rodou na minha frente. Eu gritei gol com tanta força. Minha vista escureceu. Perdi domínio sobre meu corpo e a ausência completa de equilíbrio. Caí de costas com o braço em riste. Fui acudido por quem estava ao meu lado. Ao mesmo tempo que recobria a consciência eu era abraçado. Quando voltei a mim todos choravam ao meu lado. Era o Corinthians!

Puxei pela memória e me dei conta que o último jogo que eu vi no Tobogã foi Corinthians x Boca Juniors na final da Libertadores de 2012. Conseguir aquele ingresso foi um dos maiores presentes que poderia ter ganho na vida. A cena dos dois gols ficará para sempre na minha memória porque tudo ocorreu ali na minha frente. O toque de calcanhar do Danilo. O Emerson dominou com as costelas e num golpe mágico conseguiu ajeitar a bola para executar. O mundo quase acabou de tanta felicidade. Depois, nesses lances em câmera lenta, ainda vejo o Sheik percorrendo o campo de ataque do Corinthians, vindo em direção do Tobogã, eu gritava “mata esse jogo, mata esse jogo” e foi gol sim! Estou gritando até hoje. A cena toda permanece viva, colorida em alta resolução.

Como fui feliz naquele Tobogã. Honestamente não consigo entender certas coisas. Esse desapego que vem com a modernidade. A destruição da memória. Esses dias passei novamente no Maracanã e decidi que sem aquela cobertura, realmente o estádio não existe mais. Pra que detonar aquilo tudo? O que melhorou no estádio ou na vida das pessoas sem a geral e sem a cobertura do estádio? Nada! Pra que tudo isso?

Amanhã vou passar na obra e ver se consigo de recordação algum pedaço daquele Tobogã. Quem sabe aquela pedra não se torna um amuleto. Certamente tem muita energia ali.

Saudosa maloca, maloca querida. Dim dim donde nós passemo dias feliz de nossa vida!

Veja mais em: História do Corinthians.

Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Timão.

Avalie esta coluna
Coluna do Rafael Castilho

Por Rafael Castilho

Rafael Castilho é sociólogo, especializado em Política e Relações Internacionais e coordenador do NECO - Núcleo de Estudos do Corinthians. Ele está no Twitter como @Rafael_Castilho.

O que você achou do post do Rafael Castilho?

  • Comentários mais curtidos

    Foto do perfil de Marcelo

    Ranking: 3470º

    Marcelo 615 comentários

    @marceloscheloto em

    Várias lembranças, vendo o bandeirão passar, ficando louco por tabela...kkkkk

    Lembro que em 2011 levei meu Pai para assistir um jogo lá no Dia dos Pais, primeira vez que ele assistia um jogo do Corinthians no estádio.

  • Foto do perfil de Silas

    Ranking: 2147º

    Silas 983 comentários

    @silas.antunes1 em

    Aí tem história. Vai deixar saudades emmm
    Quantas vezes ia comprar ingresso é só tinha lá kkk mais bons tempos que não voltam mais..

  • Publicidade

  • Últimos comentários

    Foto do perfil de Julio

    Julio 157 comentários

    43º. @juliaoperes em

    'Pô meu', foram demais os seus comentários sobre o tobogã!

    Estou horrível na datilografia (não faço mais digitação) e para mim comentar mais do que três linhas é um problema, pois a idade e um AVC tiraram-me a alegria de datilografar. Sai tudo errado.

    Mais depois de ver seu artigo, tive bater as teclas e dizer da minha saudade dos tempos em que ia a Pacaembu!

    Parabéns!

  • Foto do perfil de Marcio Andre

    Ranking: 5224º

    Marcio 393 comentários

    42º. @marcio.andre7 em

    Até quem não estava lá no tobogã ficava louco em casa assistindo pela televisão, num bar, ao lado de um rádio de pilha, chorava de alegria por mais um título, gritando os berros de zoeira para os amigos torcedores do time rival.
    Quem mais "nunca foi" ao tobogã, mas via a fiel e o bandeirão lá atrás daquele gol? Eu nunca fui, verdade! Mas Fiéis, eu "TÁVA LÁ"! Com toda certeza, não fui só eu nessas condições. Eu sei que muitos irmãos Fiéis também passaram por isso! Eu sei porque Fiel de verdade é assim! Acompanha como pode!

    Abraço, Meu Timão!

  • Foto do perfil de antonio

    Ranking: 2069º

    Antonio 1018 comentários

    41º. @antonio.af em

    Vi os três gols de ronaldo contra o Fluminense lá.

  • Foto do perfil de Murilo

    Ranking: 2012º

    Murilo 1043 comentários

    40º. @murilo.pedroso em

    Mano, meus olhos suaram com o texto e a imagem dos tratores. Quantas histórias ali presenciei, muitas... Desde o dia que prestei o primeiro Enem da história (98 ou 99) e saí correndo da prova para um clássico contra o SP (fui bem na prova e redação) até a final da Libertadores contra o Boca Jrs. Ali assisti o eterno 7x1 e outras dezenas de jogos. Sem ser imparcial, vi claramente o Fábio Costa dar uma semi voadora no Tinga do Inter, estava de forma assimetrica à jogada (mas quem garante que o pênalti seria convertido? ). Boas lembranças quando se esgotava os ingressos da amarela e abriam o Tobogã.

  • Foto do perfil de Guillermo

    Ranking: 424º

    Guillermo 3582 comentários

    39º. @guillermo.lopes em

    Seu texto representou tudo que já passei por la, belo texto!