x
Possível time titular do Corinthians tem média de quase 30 anos
Rodrigo Vessoni

Formado pela FIAM, trabalhou na Rádio Transamérica e, por 12 anos, no LANCE!. Neste momento, também é repórter da Rádio 9 de Julho, SP (AM 1600). Participa ainda, quando chamado, de programas na TV.

ver detalhes

Possível time titular do Corinthians tem média de quase 30 anos. E em um calendário 'normal'?

Coluna do Rodrigo Vessoni

Análise de Rodrigo Vessoni

4.7 mil visualizações 60 comentários Comunicar erro

Possível time titular do Corinthians tem média de quase 30 anos. E em um calendário normal?

Serão nada menos do que 7 jogadores acima dos 30 anos: Cássio (34), Fagner (32), Fábio Santos (35), Gil (34), Giuliano (31), Renato Augusto (33) e Jô (34)

Foto: Rodrigo Coca / Agência Corinthians

O torcedor do Corinthians está feliz com a vitória sobre o Ceará e já projeta a equipe com Renato Augusto titular. A imensa maioria da torcida vê o camisa 8 na vaga de Roni, aliás, a mesma substituição feita por Sylvinho no último domingo.

Diante desse cenário, o Corinthians passaria a ter uma equipe titular com média de quase 30 anos, mais precisamente 29,81. Uma média que pode ser considerada alta diante do atual cenário do futebol brasileiro, mais físico do que técnico.

Serão nada menos do que sete jogadores acima dos 30 anos: Cássio (34), Fagner (32), Fábio Santos (35), Gil (34), Giuliano (31), Renato Augusto (33) e Jô (34). Isso sem contar com Gabriel, que tem 29. Detalhe: tendência é de que todos permaneçam em 2022.

O contrapeso seria o trio João Victor (23), Gustavo Mosquito (23) e Adson, o caçula, com apenas 20 anos. A presença deles, porém, só evita a média do time titular não ser superior aos 30 anos, mas não evita deixar bem próximo dela.

Em 2021, ok. O Corinthians está jogando apenas de final de semana, um compromisso a cada sete ou oito dias. A pergunta que fica é: como seria essa equipe diante de um calendário maluco/normal?

Ou seja, jogando até três competições simultâneas, de quarta e domingo, em sequência e sem descanso. Como está ocorrendo agora, por exemplo, com Flamengo, Atlético-MG, São Paulo, Fluminense, etc. Será possível ter uma equipe com essa média de idade nesse calendário insano em 2022? Detalhe: com todos sendo um ano mais velho.

O planejamento da diretoria do Corinthians na montagem do elenco do próximo ano, necessariamente, precisará levar em consideração essa média alta de idade do possível time titular. Serão necessários reforços mais jovens e/ou manutenção das oportunidades aos jovens, como ocorre desde o fim do ano passado.

O possível time titular do Corinthians e suas respectivas idades

  • Cássio - 34
  • Fagner - 32
  • João Victor - 23
  • Gil - 34
  • Fábio Santos 35
  • Gabriel - 29
  • Giuliano - 31
  • Renato Augusto - 33
  • Gustavo Mosquito - 23
  • Jô - 34
  • Adson - 20

Veja mais em: CT Joaquim Grava, Sylvinho, Diretoria do Corinthians e Mercado da bola.

Avalie esta coluna
Coluna do Rodrigo Vessoni

Por Rodrigo Vessoni

Formado pela FIAM, trabalhou na Rádio Transamérica e, por 12 anos, no LANCE!. Neste momento, também é repórter da Rádio 9 de Julho, SP (AM 1600). Participa ainda, quando chamado, de programas na TV.

O que você achou do post do Rodrigo Vessoni?