Sylvinho e a arte de desperdiçar pontos

Walter Falceta

Walter Falceta Jr. é paulistano, jornalista, neto de Michelle Antonio Falcetta, pintor e músico do Bom Retiro que aderiu ao Time do Povo em 1910. É membro do Núcleo de Estudos do Corinthians (NECO).

ver detalhes

Sylvinho e a arte de desperdiçar pontos

Coluna do Walter Falceta

Opinião de Walter Falceta

4.8 mil visualizações 65 comentários Comunicar erro

Sylvinho e a arte de desperdiçar pontos

Corinthians: mais dois pontos fundamentais perdidos

Foto: Reprodução Premiere

A impressão é de que o jogo teria o mesmo enredo da derrota para o São Paulo. Persistente na lentidão, na sonolência e no tiki-taka caranguejo, o time tomou o gol nos primeiros minutos. Falha de marcação de Gabriel e posicionamento equivocado de Fabio Santos.

Depois, aos poucos, o time equilibrou a partida e teve maior posse de bola. O onze alvinegro procurava ocupar mais a faixa central do campo, território que foi um deserto criativo na partida contra o Tricolor.

O elenco frágil e curto do Internacional não criava grandes chances de ampliar o placar. No segundo tempo, no entanto, Yuri Alberto mandou um bola no poste direito da meta corinthiana.

Aos 13 minutos, o técnico corinthiano promoveu duas mudanças. Saíram Vitinho e Gabriel, substituídos por Mosquito e Du Queiroz. O time ganhou musculatura, especialmente pelo meio, e logo conquistou o empate, em bela assistência de Gabriel Pereira para a conclusão de Giuliano.

Os donos da casa sentiram o baque e, logo em seguida, o Corinthians virou com Fábio Santos, cobrando pênalti sofrido por Roger Guedes.

Depois disso, no entanto, o Corinthians retraiu-se em demasia. Quando assume a vantagem, especialmente jogando fora de casa, é normal que qualquer time tome precauções defensivas. Não pode, contudo, abdicar do jogo e da posse de bola.

Nos 15 minutos finais, o time de Sylvinho cedeu dois terços da cancha ao Inter e se deixou encurralar na defesa. Já nos acréscimos, o treinador sacou Renato Augusto para a entrada de Jô.

Como o time havia desistido da ação ofensiva, pressupõe-se que a ideia é utilizar o atacante como mais um peça defensiva, concentrada na bola alta.

Aos 47 minutos, o plano de convidar o Inter para o campo de ataque "surtiu efeito". Aproveitando a negligência dos marcadores e o buraco à frente da linha de zaga, Gustavo Maia mandou a redonda para o fundo das redes.

Recuo sem posse de bola, descompactação de linhas e falha de Cássio levaram o time de Parque São Jorge a desperdiçar dois pontos e seguir atrás do rival gaúcho na tabela. O roteiro de erros se repete mais uma vez.

Veja mais em: Corinthians x Internacional.

Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Timão.

Coluna do Walter Falceta

Por Walter Falceta

Walter Falceta Jr. é paulistano, jornalista, neto de Michelle Antonio Falcetta, pintor e músico do Bom Retiro que aderiu ao Time do Povo em 1910. É membro do Núcleo de Estudos do Corinthians (NECO).

O que você achou do post do Walter Falceta?

  • Comentários mais curtidos

    Foto do perfil de Eder

    Ranking: 408º

    Eder 3021 comentários

    @ederbalbani em

    Acho que o Duilio não quer que o Corinthians dispute a Libertadores no próximo ano.

  • Foto do perfil de Reginaldo

    Ranking: 9862º

    Reginaldo 142 comentários

    @reginaldo.guedes.de3 em

    O incrível é que o sylvinho não vê que está errado, só ele e a diretoria não percebem isto, o time é disperso, sem garra, sem raça, e nos minutos decisivos fica olhando o adversário jogar. Como vai ganhar jogos deste jeito.

  • Últimos comentários

    Foto do perfil de Juliane Bauer

    Ranking: 10470º

    Juliane 130 comentários

    65º. @juliane.bauer10 em

    Corcodo com você

  • Foto do perfil de Tiago

    Ranking: 1633º

    Tiago 1067 comentários

    64º. @tiago.frozza em

    Ele não querem e nada.
    Beira o ridículo intime jogar desse jeito.
    Só volto a ver quando tirar o Sylvino de técnico.
    Contra o SP foi o último jogo que vi.
    Contra o Inter eu parei de ver quando saiu a escalação.

  • Foto do perfil de Stenio

    Ranking: 3146º

    Stenio 588 comentários

    63º. @stenio.teixeira em

    O elenco tá sem rumo não tem treinador
    Queremos um treinador e pedir muito em
    Presidente acorda diretoria o time tá andando
    Em campo só treina e anda em campo acorda
    Fora Silvinho chega.

  • Foto do perfil de Stenio

    Ranking: 3146º

    Stenio 588 comentários

    62º. @stenio.teixeira em

    Tem jogador dando mole dentro do time
    Tem que ver isto aí ganha muito e não lutão
    Dentro de campo chega de moleza em campo
    Fora Silvinho.

  • Foto do perfil de Stenio

    Ranking: 3146º

    Stenio 588 comentários

    61º. @stenio.teixeira em

    Não foi embora o carroceiro até quando
    Ei Duilio já passou da hora a Libertadores
    Tá indo embora com este ajudante burro
    Fora Silvinho você tá levando o Timão para o
    Brejo pelo menos pode pra sair.

  • Foto do perfil de Julio

    Ranking: 225º

    Julio 4345 comentários

    60º. @julioblack em

    Fora Sylvinho

  • Foto do perfil de Diogo's Castr'o

    Ranking: 1860º

    Diogo's 945 comentários

    59º. @diogos.castro em

    Roberto de Andrade tem voz ativa com o presidente do Corinthians deixa Syvinho no Corinthians mas quando vai falar na briga com o Mano Menezes porque Roberto de Andrade não briga com a torcidas, Sócios e Conselheiros dentro do clube dos resultados do Corinthians.
    O Syvinho e tão um fraco que não tem voz ativa dentro do elenco o Cássio como um líder no gol falha todos lanche, Gil e Raul não está aguentando nem corre e nem marcar e Fábio Santos e Gabriel fala o que desses dois também não faz bom futebol agora coloca Vitinho na frente junto com Roger Guedes o cara bom e melhor e Gustavo Silva será que ninguém entende isso tem que explicar para esse estagiário.
    Quer troca um peça pela outra não coloca mas esses jogadores que não tem vontade de ajudar equipe mas só coloca em último causa: Jô, Luan, Araos e Marquinhos coloca os moleque para jogar muda essa zaga e laterais.

  • Foto do perfil de CAIO

    Ranking: 3346º

    Caio 546 comentários

    58º. @caio.filipe.ribeiro1 em

    Você destacou algo que eu acho que foi determinante para o segundo gol do Inter: o espaço que deram para o jogador do internacional. Ele recebe a bola com espaço, se tem alguém ali pra chegar junto, ele não faria aquele chute. E na real o time do Corinthians peça muito nisso, e na minha visão esse é um dos defeitos do nosso setor defensivo. E olha que o lance não era uma jogada de contra-ataque, a defesa estava montada.

    Agora eu vou discordar aqui de você quanto a leitura que o Corinthians se retraiu demais. Foi pura estratégia, veja bem: a maior qualidade do Inter é o contra-ataque, ou seja, é um time que se dá bem com defesas desmontadas. Quando o Sylvinho fecha o time ele obriga o Inter a jogar fora da zona de conforto dele, obriga o Inter a jogar de uma forma que é fora do padrão deles e teria dado certo se não fosse pela sorte: o cara achou um chute, que se originou de um lance de ataque do Corinthians (que eu até achei que foi falta), e o Cássio escorregou ou falhou como não costuma falhar.

    Agora o que eu crítico dessa mudança, e crítico de uma forma saudável, não dizendo que as pessoas são imprestáveis, é que nosso time precisa aprender a jogar no contra-ataque também, precisa ser mais efetivo nisso. Tem o Mosquito e o Jô que são peças pra jogar assim, que é o Jô escorando para o Mosquito. Sylvinho demorou demais pra por o Jô e colocar o time dessa forma. Mas isso é o meu achismo, o cara tá lá no dia-a-dia e sabe mais que eu sem dúvidas.

x