Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

Estratégia para quitar a Neo Química Arena!

Tópico Lendário Entenda as regras
Foto do perfil de Bruno

Bruno 24 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 24/09/2023 às 11:31
Por Bruno Torres Nogueira (@brunonogueira)

É fato inegável que o Corinthians é o clube com a maior média de receita em jogos dentro de casa. Da mesma forma que é a maior torcida única no país e que a mais consome produtos do clube.

Mediante ao cenário de faturamento do clube em 2022, onde alavancamos a receita e foi mantido o patamar da dívida total na casa dos 900 milhões. Em meio ao cenário caótico, um ponto positivo na questão financeira foi a diminuição da dependência dos direitos de transmissão (2022 vs 2021), o que destaca que o Corinthians aumentou a capacidade de fazer dinheiro, e justamente esse aumento foi relacionado aos 'dias de jogo'.

Dado esse fato, assumo com total tranquilidade que a receita mais objetiva do Corinthians não apenas quitar a Neo Química Arena, mas utilizar de gatilho para alavancagem financeira e voltar a competir no mercado (sem a necessidade de ser SAF neste momento), é através dos Fundos Imobiliários.

Os famosos FIIs, são um tipo de fundo de investimento em que se aplica em empreendimentos imobiliários, como shoppings, hospitais e prédios comerciais ou ativos relacionados, e ao adquirir cotas desses FIIs você se torna um dos “donos” desse empreendimento, recebendo rendimentos mensais.

O que isso tem a ver com a Neo Química Arena? O nosso estádio se enquadra para poder abrir a solicitação de abertura de um Fundo Imobiliário. O caminho é: Pedir autorização para a CVM para a empresa administrar recursos. Entrar com o pedido na Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais) para aderir ao código de melhores práticas de mercado. Procurar um administrador e custodiante para o fundo (esse ponto é fundamental para ter êxito e poderíamos ter a XP como responsável) e por fim captar ou aportar o capital inicial.

Reparem que em destaque está a palavra 'captar' os recursos para a gestão do FII, e é exatamente nesse ponto onde o Time do Povo irá contribuir. Hoje o Corinthians é dono de 100% da Arena (com a empresa Neo Química pagando de 20 a 30 milhões por ano, durante 20 anos pela utilização do nome no espaço). Essa gestão centralizada nas mãos do Corinthians será fator determinante para equilibrarmos as questões financeiras.

Premissas:

- Estima-se que o valor Fundo de Investimento Imobiliário da Neo Química Arena tenha um valor aproximado de 4 bilhões (considerando terreno, infraestrutura e o nome Corinthians);

- A estratégia de venda de cerca de 40%, colocaria no mercado aproximadamente R$ 1.6 bilhões em cotas disponíveis da Neo Química Arena, já solucionaria a dívida atual da Arena, e abriria possibilidade de melhorias no espaço, como a construção de rampas de acesso, escadas rolantes e até a possibilidade da construção de um Hotel para equipes e torcida visitante (dinheiro gera dinheiro).

- A precificação (valor por cota) e definição da quantidade de cotas a serem negociadas, precisaremos do apoio da XP para primeiramente comprovar o valor do ativo e sua comercialização.

- Para operacionalizar e fazer ser rentável aos investidores, o clube poderia dar as opções de abatimento no valor do Fiel Torcedor (% de dividend yield) ou como pagamento de dividendos (como normalmente acontece).

Marketing:

- Retornar com a utilização de 'A Casa do Povo', onde além de maior participação dos torcedores (especialmente aos que não estão na região Sudeste), conseguimos fazê-los com que sintam-se mais próximos do clube;

- Atrair investidores de mercado, onde se investiriam em um espaço com alto potencial de retorno financeiro (cálculos a serem efetuados com rentabilidade a partir de 0.8% ao mês);

- Proporcionar benefícios a partir da classificação (R$) dos investidores, como tour na Arena, eventos, desconto nos ingressos dos setores oeste, entre outras estratégias;

- Possibilidade de abertura de franquias de alimentação no estacionamento do estádio ou no terreno vago atrás da arquibancada Sul.

Alavancagem Financeira:

- Essa injeção de dinheiro nos cofres da empresa que administra a Arena, seria suficiente para deixar o redor totalmente modernizado, com dívidas quitadas e espaço 100% acessível (o que hoje não acontece);

- Geração de novos postos de trabalhos para a região da Zona Leste (devido aos empreendimentos do clube ao redor);

- Separação parcial das receitas do fundo da Arena vs receitas do futebol (definição do período, percentual e cláusulas definidas mediante contrato), garantindo que o espaço seja sustentável e com retorno financeiro aos investidores.

Sendo assim, com a Neo Química Arena quitada, abre-se possibilidades para um leque de possibilidades, patrocínios e negociações mais robustas para o espaço e para o clube, visto que a situação financeira estará equalizada. É um processo simples? Óbvio que não, mas que é totalmente plausível devido ao tamanho do clube e estrutura do espaço onde está situado o nosso estádio, e por ter o nome de uma 'empresa' como investidor principal, não criaríamos atrito com a Neo Química em questões a cláusulas de contrato, referente a utilização do nome no estádio.

E aí, o que acham, Fiel? Você compraria uma cota de FII da Neo Química Arena?

Um abraço, e vai Corinthians! @brunno_nogueiraa

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Melhores respostas

Foto do perfil de Ale Iskandar

Ranking: 3.251º

Ale 949 posts

@aleiskandar em 24/09/2023 às 13:34

Muito bom o tópico, mas infelizmente o pessoal vai na falácia que o Corinthians tá quebrado por causa do estádio. O que é mentira, o clube não está quebrado por causa disso não.

Um clube do tamanho do Corinthians não se quebra por um 'gasto' de 20 milhões por ano do estádio. Isso é desculpa apenas.

Foto do perfil de Renan Ferreira Da Silva

Ranking: 86º

Renan 15.764 posts

@fiel.renan em 24/09/2023 às 14:01

Esse ano esse time faturou pelo menos 500 milhões com bilheteria e venda de jogadores.

A divida é de 1 bi, não é possível que esse time esteja tão ferrado financeiramente assim, com certeza esse dinheiro não está indo para as contas do clube...

Publicidade

Últimas respostas

Foto do perfil de Oilson Amorim Dos Reis

Ranking: 1º

Oilson 106.577 posts

@reyes em 01/10/2023 às 18:02

Parabéns! Um dos Tópicos mais Acessados do mês de Setembro/2023. Vai Corinthians!

Foto do perfil de Willian Carente

Ranking: 32º

Willian 2.419 posts

@williantriste em 26/09/2023 às 22:31

Você quer quitar um empréstimo vendendo ativos? Isso é loucura, você vende ativos para fazer investimentos, gerar mais renda, vender para pagar dívida é diminuir a receita futura... Empresa que faz isso quer ser vendida, empresa sustentável só vende ativo para reinvestir e gerar mais renda...

Foto do perfil de Danilo Machado

Danilo 10 posts

@danilo.machado3 em 26/09/2023 às 14:09

Eu ajudaria até numa vaquinha pra ajudar o Corinthians

Foto do perfil de Rômulo Menezes

Rômulo 91 posts

@romulo-menezes em 26/09/2023 às 11:20

Ótimo tópico.

Publicidade

Foto do perfil de Marcos Roberto Dos Santos

Ranking: 608º

Marcos 4.721 posts

@estilo.lds em 26/09/2023 às 10:48

Hoje Corinthians poderia olhar para SAF, do Fortaleza e fazer uma igual.

Fortaleza não vai vender o clube, vai colocar a venda, 49% que seria minoritário e o clube continuaria no comando do clube...

Esses 49% iria para bolsa etc, onde até seus próprios torcedores iria conseguir comprar uma minoria e ser dono de parte do clube, com rendimentos mensais. Etc.

O futebol do clube iria ser profissional com CEO etc. E o clube social também.

Sem contar os valores que iria entrar nos 49%

Eu assisti ontem na ESPN o presidente falando por cima, referente e achei muito boa ideia..

Toda venda, teria que passar pelo conselho do clube etc...

E essa de fundo imobiliário é boa também, para arena.

Foto do perfil de Érik Januário Da Silva

Ranking: 536º

érik 5.169 posts

@erik.januario.da.sil em 26/09/2023 às 09:49

Irmão o tópico é ótimo e bem explicativo.

Porém tem aquele 1% vagabundo que impede que isso aconteça no Corinthians.

Para operar com valores você tem que ter os balanços publicados periodicamente para os cotistas e ter as contas abertas. Outra ponto é que os cotistas passam a ter poder de voto na gestão financeira pela participação das cotas.

Cara em 5 anos ou nem isso a arena estaria paga, fácil com emissão de cotas de fundo. Porém a divisão política que isso geraria mais a obrigatoriedade de demonstrar cada centavo gasto com a gestão da arena impedem que a ideia vá pra frente.

Como desviar grana e empurrar contas com a barriga se eu sou obrigado a deixar tudo claro?

Foto do perfil de Jorge Luiz Neves Bezerra

Ranking: 2.522º

Jorge 1.265 posts

@jorge.luiz.neves.bez em 26/09/2023 às 09:27

Gostei do tópico, você podia ser o próximo presidente.

Foto do perfil de Di Santos

Di 1 post

@di-santos em 26/09/2023 às 07:06

Com certeza, seria um grande investimento colocar o Corinthians no FII. Porém, infelizmente, os que poderiam correr atrás disso aí, parece que não se importa muito com isso. Na verdade, olhando pelo cenário atual sobre tecnologia, inovação e futuro, isso já era pra estar em pauta faz tempo.