Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

Explicação: entenda por que o Vítor Pereira não está bem no Corinthians

Tópico Lendário Entenda as regras
Foto do perfil de Pietro

Pietro 104 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 30/05/2022 às 22:28
Por Pietro Balbi (@pietro.balbi)

Não tenho a pretensão de ser um expert em táticas, mas após ler o que alguns analistas táticos escreveram, resumo pra vocês por que o Vítor Pereira não está indo bem em três tópicos.

1. Quase todos os piores jogos do Corinthians em termos de desempenho têm uma semelhança na parte tática: adversário com marcações individuais.

Ou seja: aquela velha marcação de pelada. Fulano encosta no beltrano e não desgruda. Muito utilizada no Brasil, pois aqui NÃO se tem TEMPO para treinar. Dá para acertar uma (boa) marcação individual no vestiário mesmo.

Foram os casos de Palmeiras, São Paulo, Guarani e agora América-MG.

2. Como o Vítor Pereira disse na sua última entrevista, ele não está acostumado com marcações individuais, as quais são bem raras na Europa. Ele mesmo disse na última entrevista que em Portugal NENHUM time faz marcação individual.

Por conta disso, o Vítor Pereira sempre praticou um jogo altamente posicional, onde os jogadores não se movimentam ao redor da bola, mas guardam posição, com o objetivo de alargar campo ou dar profundidade através do esquema tático.

É por essa razão que quando o Willian corta para o meio, o Renato Augusto precisa guardar a posição do Willian e tem que abrir para a lateral esquerda (e praticamente se anula assim). Os triângulos não podem ser desmanchados, se um jogador sai do desenho, alguém tem que guardar a posição.

SÓ QUE: com uma marcação individual bem encaixada, esse jogo posicional europeu SOFRE demais, porque a principal saída para uma marcação individual é justamente a MOVIMENTAÇÃO 'livre' ao redor da bola e o um contra um (dribles).

3. O elenco do Corinthians é majoritariamente ambientado com um jogo não posicional, de movimentações mais livres. Renato Augusto, Róger Guedes, Fagner são alguns exemplos. Não a toa caíram muito de produção com o jogo posicional do Vítor Pereira.

Será infrutífero tentar impor um jogo 100% posicional - sem tempo de treinar - aos jogadores não acostumados com isso.

CONCLUSÃO: o Vítor Pereira terá que fazer alguns ajustes na forma como aplica o futebol em termos táticos, adaptando-se ao elenco que tem e flexibilizando seu jogo posicional, em especial porque o futebol brasileiro é repleto de times que fazem marcação individual.

Ou é isso, ou sofreremos em TODOS os jogos com marcação individual/encaixes, incluindo jogos contra São Paulo e Palmeiras... E logo todos pedirão sua cabeça.

É hora dele ser inteligente, esquecer um pouco a Europa e se adaptar ao futebol BRASILEIRO.

Abraços!

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Melhores respostas

Foto do perfil de Rodolpho O

Ranking: 468º

Rodolpho 5.683 posts

@rodolpho.o em 30/05/2022 às 22:36

Bom tópico. Um dos poucos tópicos que se propõe a discutir em alto nível nesse fórum.

Exatamente por isso que o VP dificilmente vai testar um 4-4-2, porque nesse esquema você tem que dar flexibilidade de movimentacao pros dois da frente...

VP é um cara teimoso, então não tenho tanta esperança dele flexibilizar o quenoensa em termos de conceitos táticos

Foto do perfil de Luis M.

Ranking: 1.148º

Luis 2.755 posts

@luis.medeiros1 em 30/05/2022 às 22:32

Que alento ver um texto desses por aqui. Vítor Pereira é completamente tarado por esse joguinho setorizado de ocupação de espaços, aparentemente não vai abrir mão disso, infelizmente. Enquanto isso, os principais jogadores do elenco, por sentirem o jogo de forma diferente do treinador, vão continuar com o rendimento abaixo (e a culpa cai sobre quem? ). A propósito, foi extremamente constrangedor quando o cara simplesmente confessou em coletiva de imprensa não saber lidar com marcação por encaixes individuais ''porque isso não existe em Portugal''. Desesperador.

Publicidade

Últimas respostas

Foto do perfil de Nato Olvera

Ranking: 6.247º

Nato 382 posts

@nolvera em 01/06/2022 às 20:08

Para mim o VP está no sinal amarelo. O time jogava meio tempo vem, agora nem isso. Começo a ver um pouco de razão em quem acredita que há algo de podre no elenco. Os caras chegam jogando bem e depois murcham: Rafael Ramos, João Vitor, Raul Gustavo, Maycon, Paulinho, Renato Augusto, Giuliano, Roger Guedes, Willian, da quase um time inteiro. Eu achava que era preparação física, mas já não sei mais. Dói ver que Palmeiras e São Paulo, Santos, Bragantino, América MG, Fluminense, com elencos inferiores jogam um futebol mais organizado e com mais intensidade nos 90 minutos. O que há de errado com a gente?

Foto do perfil de Bruno Timão

Ranking: 764º

Bruno 3.933 posts

@bruno.prado13 em 01/06/2022 às 19:29

Então porque Jesus e Abel dão certo no Brasil?

É jogador. Se o time é ruim pode por o Guardiola que não adianta.

Foto do perfil de Eduardo Marques André

Ranking: 3.729º

Eduardo 793 posts

@eduardo.marques.andr em 01/06/2022 às 10:42

Excelente tópico, irmão. Tá certinho!

Foto do perfil de Lucio Menezes

Lucio 112 posts

@lucio.viana em 31/05/2022 às 21:29

Verdade, o cara não faz gol, e se quer faz um jogo de assistências, complicado a situação desse cara

Publicidade

Foto do perfil de Juliane Bauer

Juliane 196 posts

@juliane.bauer14 em 31/05/2022 às 20:00

Concordo com você

Foto do perfil de Renan Custódio

Ranking: 1.344º

Renan 2.371 posts

@campo.de.gravacao em 31/05/2022 às 19:59

Sim, tanto que os jogos onde ele foi mais bem foram os que não tiveram marcação individual

Foto do perfil de Rodrigo Gonzales

Ranking: 995º

Rodrigo 3.118 posts

@rodrigo.gonzales3 em 31/05/2022 às 19:56

Se for adaptar a forma dos brasileiros jogar não precisamos dele.Esta aqui para colocar coisas novas, estilo europeu de jogar, Tem que se virar e sair dessa sinuca sem perder sua identidade, se não for assim, volta o Carille arma uma retranca e pronto.

Foto do perfil de Sheldon Pereira De Assis

Ranking: 1.730º

Sheldon 1.887 posts

@sheldon.pereira.de.a em 31/05/2022 às 19:53

Vitor Pereira é o Sylvinho português