Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

Esclarecendo juridicamente o Caso Robson Bambu

Tópico Lendário Entenda as regras
Foto do perfil de Victor

Ranking: 342º

Victor 6.871 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 05/05/2022 às 15:41
Por Victor Gomes (@victor.gomes3)

Fala, moçada!

Então, eu estou vendo um fuzuê aqui sobre o caso mencionado e na condição de alguém da área do Direito, acho pertinente trazer minha contribuição.

Bom, eu vou começar pelo fim já desconstruindo algumas coisas, beleza?

Começando: Bambu (ou Robson, como queira) NÃO foi inocentado. Por uma simples razão: nem processo tem ainda. Estamos na fase pré-processual. O que aconteceu, tão somente, foi a conclusão do inquérito, onde o delegado de polícia responsável entendeu não haver indícios suficientes pra afirmar que o Robson cometeu crime.

O que quer dizer indiciar? Quer dizer que os indícios apontam para aquela hipótese. Quando isso acontece, ocorre o indiciamento de um ou mais investigados. Só há que se falar em culpado ou inocente após uma sentença. Sentença só é proferida ao fim do processo.

'Ok, mas e aí? '

Bom, agora o inquérito é finalizado e enviado ao Ministério Público, que é o titular da ação penal, que vai exercer sua opinio delicti.

'Para de falar em juridiquês, mano. Fala fácil'

Beleza, deixa eu traduzir. Deixando de lado os termos técnicos, eu vou cometer algumas impropriedades, só para que vocês entendam melhor. O Ministério Público é o representante e defensor dos interesses da sociedade. A função dele não é meramente acusar, como alguns pensam. É promover justiça (como o próprio cargo, que almejo um dia ocupar, diz). Ou seja, o MP deve defender no processo o que mostrem as evidências. Se um promotor verifica que não há provas contra um réu, ele tem o dever de pedir a absolvição dele, por exemplo.

Então, quando fizemos que o MP é o titular da ação penal, quero dizer, grosso modo, que ele é como o dono da razão quando o inquérito acaba? Isso significa que o MP, ao receber o inquérito do Robson, pode, inclusive, devolver o inquérito policial para o delegado realizar novas diligências que o promotor considere indispensáveis para eventual oferecimento de denúncia contra o Robson.

Assim como pode acontecer do promotor, já agora, ao analisar o inquérito, entender que não houve crime e pedir o arquivamento do inquérito.

Percebem o que é a opinio delicti? Como o MP é o titular da ação penal, a opinião dele é o que conta. Ele pode, inclusive, discordar do inquérito e denunciar o Robson mesmo assim, porque no Direito, o inquérito policial é peça dispensável para o oferecimento de denúncia. É improvável que isso aconteça? Sim, normalmente o promotor segue a linha do inquérito. Mas tudo pode acontecer.

Poderia falar mais aqui sobre detalhes técnicos, mas em resumo, é isso. O Robson, apenas e tão somente, não foi indiciado e provavelmente o caso será arquivado. Mas isso não é garantido. Ele ainda pode vir a ser réu e a ser julgado, tecnicamente falando.

Provavelmente há colegas do Direito aqui. Ignorem eventual impropriedade técnica. Como mencionei antes, foi para o melhor entendimento de todos.

Abraços!

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Foto do perfil de Roni Silva

Roni 19 posts

@roni.silva2 em 05/05/2022 às 16:19

Tem alguém de saia aqui rapaz? !

Tá maluco começa falando moçada

Foto do perfil de Rafael Fernandes

Ranking: 504º

Rafael 5.422 posts

@carillao em 05/05/2022 às 15:59

Então ele foi mais do que inocentado, já que nem provas para o processo existem?

Foto do perfil de Matheus Sccp

Ranking: 3.736º

Matheus 795 posts

@matheusccp1910 em 05/05/2022 às 15:52

Caso seja inocentado, o que acontece com a que acusou o jogador? Sei que tem uma multa, mas não sei o valor

Foto do perfil de Victor Gomes

Ranking: 342º

Victor 6.871 posts

@victor.gomes3 em 05/05/2022 às 15:46

Correção rápida porque fui traído pelo meu corretor.

Onde se lê: 'Então, quando fizemos que o MP é o titular da ação penal, quero dizer, grosso modo, que ele é como o dono da razão quando o inquérito acaba? '

Leia-se: 'Então, quando dizemos que o MP é o titular da ação penal, quero dizer, grosso modo, que ele é como o dono da razão quando o inquérito acaba.'