Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

Esclarecendo juridicamente o Caso Robson Bambu

Tópico Lendário Entenda as regras
Foto do perfil de Victor

Ranking: 342º

Victor 6.871 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 05/05/2022 às 15:41
Por Victor Gomes (@victor.gomes3)

Fala, moçada!

Então, eu estou vendo um fuzuê aqui sobre o caso mencionado e na condição de alguém da área do Direito, acho pertinente trazer minha contribuição.

Bom, eu vou começar pelo fim já desconstruindo algumas coisas, beleza?

Começando: Bambu (ou Robson, como queira) NÃO foi inocentado. Por uma simples razão: nem processo tem ainda. Estamos na fase pré-processual. O que aconteceu, tão somente, foi a conclusão do inquérito, onde o delegado de polícia responsável entendeu não haver indícios suficientes pra afirmar que o Robson cometeu crime.

O que quer dizer indiciar? Quer dizer que os indícios apontam para aquela hipótese. Quando isso acontece, ocorre o indiciamento de um ou mais investigados. Só há que se falar em culpado ou inocente após uma sentença. Sentença só é proferida ao fim do processo.

'Ok, mas e aí? '

Bom, agora o inquérito é finalizado e enviado ao Ministério Público, que é o titular da ação penal, que vai exercer sua opinio delicti.

'Para de falar em juridiquês, mano. Fala fácil'

Beleza, deixa eu traduzir. Deixando de lado os termos técnicos, eu vou cometer algumas impropriedades, só para que vocês entendam melhor. O Ministério Público é o representante e defensor dos interesses da sociedade. A função dele não é meramente acusar, como alguns pensam. É promover justiça (como o próprio cargo, que almejo um dia ocupar, diz). Ou seja, o MP deve defender no processo o que mostrem as evidências. Se um promotor verifica que não há provas contra um réu, ele tem o dever de pedir a absolvição dele, por exemplo.

Então, quando fizemos que o MP é o titular da ação penal, quero dizer, grosso modo, que ele é como o dono da razão quando o inquérito acaba? Isso significa que o MP, ao receber o inquérito do Robson, pode, inclusive, devolver o inquérito policial para o delegado realizar novas diligências que o promotor considere indispensáveis para eventual oferecimento de denúncia contra o Robson.

Assim como pode acontecer do promotor, já agora, ao analisar o inquérito, entender que não houve crime e pedir o arquivamento do inquérito.

Percebem o que é a opinio delicti? Como o MP é o titular da ação penal, a opinião dele é o que conta. Ele pode, inclusive, discordar do inquérito e denunciar o Robson mesmo assim, porque no Direito, o inquérito policial é peça dispensável para o oferecimento de denúncia. É improvável que isso aconteça? Sim, normalmente o promotor segue a linha do inquérito. Mas tudo pode acontecer.

Poderia falar mais aqui sobre detalhes técnicos, mas em resumo, é isso. O Robson, apenas e tão somente, não foi indiciado e provavelmente o caso será arquivado. Mas isso não é garantido. Ele ainda pode vir a ser réu e a ser julgado, tecnicamente falando.

Provavelmente há colegas do Direito aqui. Ignorem eventual impropriedade técnica. Como mencionei antes, foi para o melhor entendimento de todos.

Abraços!

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Melhores respostas

Foto do perfil de Itamar Fulano

Ranking: 4º

Itamar 63.331 posts

@sr.fulano em 05/05/2022 às 16:40

Muito bem explicado, mesmo usando os termos técnicos deu pra entender.

Parabéns!

Foto do perfil de Victor Gomes

Ranking: 342º

Victor 6.871 posts

@victor.gomes3 em 05/05/2022 às 15:46

Correção rápida porque fui traído pelo meu corretor.

Onde se lê: 'Então, quando fizemos que o MP é o titular da ação penal, quero dizer, grosso modo, que ele é como o dono da razão quando o inquérito acaba? '

Leia-se: 'Então, quando dizemos que o MP é o titular da ação penal, quero dizer, grosso modo, que ele é como o dono da razão quando o inquérito acaba.'

Publicidade

Últimas respostas

Foto do perfil de Mirtinho Santini

Ranking: 475º

Mirtinho 5.592 posts

@mirtinho.matao em 06/05/2022 às 00:34

E ele tinha que estar no Corinthians né.

Podia ter ficado lá onde ele estava.

Com isso a imprensa se farta de comentar

Foto do perfil de Mario Hermetti Carpegiani

Ranking: 90º

Mario 15.390 posts

@carpegiani em 05/05/2022 às 20:00

Seria excelente se funcionasse realmente dessa forma amigo, sua explicação parece perfeita pois sou leigo no assunto, espero que conquiste tudo que almeja, o MP deveria funcionar como você menciona, apesar de ser leigo no assunto, quando você é parte de um processo começa enxergar certas coisas que fogem da ética.

Me faz lembrar a frase de um professor que eu tive na faculdade:

'Se os senhores soubessem como são feitas as leis e as salsichas'

Foto do perfil de Atum Seco

Ranking: 94º

Atum 14.904 posts

@timao.loco.sanguibao em 05/05/2022 às 19:41

Fofo

Foto do perfil de Roberto Da Silva

Ranking: 120º

Roberto 13.238 posts

@nao.tem em 05/05/2022 às 19:16

Moçada não, é rapaziada.

Publicidade

Foto do perfil de Rafael Amorim

Ranking: 108º

Rafael 13.920 posts

@rafael.amorim4 Apoiador em 05/05/2022 às 18:19

Está bem explicado, colega. Não sou penalista, só lembro das aulas e pelo teoria geral kkkk.

Foto do perfil de Luan S.

Ranking: 161º

Luan 10.916 posts

@luan.fps em 05/05/2022 às 18:16

Fora que aparentemente existem provas por parte do jogador e de seu amigo, as quais não sabemos pois o caso está em segredo de justiça.

Já no caso da 'vítima', só existe sua palavra mesmo.

O engraçado nessa história é que ela aceitou dormir com o amigo do jogador, e quando viu que se atrasou para um compromisso de trabalho por dormir demais, só a partir disso que inexplicavelmente o jogador Bambu apareceu em sua cama e a 'estu..'. Meio ilógico né? Ainda mais se tratando de um jogador de futebol, rico e famoso. Pra mim não passa de outra Najila tentando aplicar um golpe em cima de jogador e que mais uma vez vai sair impune pois nesse país não existe punição para quem acusa falsamente alguém de crimes como esses. Na lei há, mas na realidade sabemos que nunca dá em nada.

Foto do perfil de Claudio Ferreira Santos

Ranking: 9º

Claudio 50.625 posts

@claudiofsantos em 05/05/2022 às 18:09

16 anos no poder...O PT acabou com o Brasil!