Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

Ampliação da Neo Quimica Arena

Tópico Lendário Entenda as regras
Foto do perfil de Gusttavo

Ranking: 268º

Gusttavo 8.089 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 26/06/2022 às 18:37
Por Gusttavo Lima da fiel (@diegoagomes)

Estava aqui à toa nesse belo domingo e resolvi pesquisar sobre a média de público dos times da Série A. Como era de se esperar, a média do Flamengo estava bem acima dos demais com 55 mil torcedores por jogo, a nossa em segundo com 36 mil (dados do começo do mês de junho, podendo ter sofrido algumas alterações).

O motivo dessa diferença tão grande é clara e óbvia. Por mais que temos capacidade de 47 mil lugares no nosso estádio, temos áreas nobres que dificilmente lotam. Enquanto áreas populares estão SEMPRE cheias.

Resumindo, temos uma demanda alta por ingressos populares enquanto uma oferta limitada de lugares nesses setores. Setores norte e sul, aproximadamente 16 mil lugares a depender de termos torcida visitante ou não no setor sul.

Pensando assim, a solução me parece óbvia também, aumentar a capacidade do estádio. Pois bem, fui pesquisar a respeito das arquibancadas móveis da época da Copa.

Vi alguns vídeos no Youtube para entender como elas eram, já que eu não fui na Arena nessa época para conhecer. A conclusão que eu cheguei é que apesar de serem 'móveis' eram bem feitas e com uma boa estrutura.

Pesquisei também o preço delas, em 2012 achei uma entrevista do Rosenberg falando que elas custariam cerca de 35 milhões. Resumindo 35 milhões para acrescentar 20 mil lugares no estádio. http://ge.globo.com/futebol/times/corinthians/noticia/2012/11/arena-corinthians-arquibancada-temporaria-custara-r-35-milhoes.html http://ge.globo.com/futebol/times/corinthians/noticia/2012/11/arena-corinthians-arquibancada-temporaria-custara-r-35-milhoes.html ge.globo.com

Fiz uma estimativa de que nos dias de hoje custariam aproximadamente o dobro, 70 milhões, por motivos de inflação e correção.

Se os dois lados custam 70 milhões, logo fazer apenas um dos lados (atrás da norte das organizadas) custaria 35 milhões, vamos arredondar para 40, já que seria algo permanente e eu faria algumas coisas diferentes das móveis da Copa por conta de estética.

40 milhões para 10 mil lugares a mais, para uma demanda reprimida que temos de torcedores que querem um lugar a preço popular, mas não consegue pois está sempre cheio. PAra mim é um investimento que faz sentido.

A conta que fiz foi a seguinte, se desses 10 mil lugares a mais nós conseguíssemos colocar uma média de 8 mil durante o ano todo, com 35 jogos em casa por ano a um preço de 40 reais o ingresso de média estamos falando de 11,2 milhões de reais. Tirando 25% em gastos extras sobrariam 8,4 milhões.

8,4 milhões de renda por ano com um investimento de 40 milhões, estamos falando de uma renda de 21% ao ano. Em 5 anos o investimento se paga, além de democratizar mais ainda a Arena, trazendo torcedores de baixa renda, e claro, aumentando a pressão nos adversários nos jogos.

40 milhões pra um time como o Corinthians não é muito, uma venda como a do João Victor que está se desenhando para essa temporada a 8 milhões de euros livres para o Corinthians já paga esse investimento com sobra.

Entendo que seja um investimento que requer planejamento e não é de um dia para o outro, mas hoje com o pagamento da Arena já totalmente equacionado, penso que é um assunto que tem que ser pensado e debatido cada vez mais.

Lembrando que são valores e estimativas que eu deduzi podendo variar para mais ou para menos.

Sonho um dia ver nossa arena com 67 mil torcedores empurrando o Coringão.

VAI, CORINTHIANS

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Foto do perfil de Marcos A.c. Marques

Ranking: 2.262º

Marcos 1.426 posts

@garanha em 28/06/2022 às 14:12

Bom artigo, precisa ser mais detalhado em termos de engenharia e financeiro. Faria no mesmo projeto uma melhoria no entorno da Arena, criando áreas de lazer, acesso e quiosques de comidas e bebidas que entrariam no modelo financeiro da ampliação.

Foto do perfil de Marthom Godoi

Ranking: 3.994º

Marthom 717 posts

@marthom-vinicius-de- em 28/06/2022 às 14:09

Se diminuir o preço dos ingressos, enche até o camp nou

Foto do perfil de #safocorinthians 2024

Ranking: 20º

#safocorinthians 32.333 posts

@lucasmoura2015 em 28/06/2022 às 12:25

O Corinthians tem que fazer o que for mais conveniente financeiramente. O time não tem dono, precisa pagar as próprias contas.

Foto do perfil de Nino Morais

Nino 68 posts

@nino.morais1 em 28/06/2022 às 12:23

Se com 46 mil, já está difícil imagina 70 mil, custos altíssimo, segundo seus cálculos dobrou o preço para ampliação.Tem que ter um patrocínio forte aos moldes do 'átomo green'.A dívida tem que ser equacionada.

Publicidade

Foto do perfil de Rui Viana

Rui 6 posts

@rui.viana em 28/06/2022 às 11:11

Até entendo (E concordo em parte) mas não seria mais lógico e até mais rentável baixar um pouco os preços desses lugares que ficam vagos? Porque pra mim 300,400 reais por um ingresso é pesado.

Foto do perfil de Rony Ramos De Oliveira

Rony 1 post

@rony.ramos.de.olive1 em 28/06/2022 às 11:04

Não faz sentido aumentar a capacidade da arena sendo que a média de público é 35 mil. Seria endividamento desnecessário, além de aumentar o custo operacional da mesma. Então os ganhos não seria tão vantajosa.

Foto do perfil de Everybody Call Me Giorgio

Everybody 35 posts

@giorgio-belerofonte em 28/06/2022 às 10:04

A NQA tem cerca de 15 mil lugares vagos todos os jogos. Não se pode considerar ampliação e portanto aumento da dívida a ser paga em 19 anos pela procura de ingressos em dois ou três jogos mais importante do ano. Pense com a cabeça não com o coração. Por causa da engª financeira para sua construção quem determina o valor do ingresso não é o presidente, não é o Duílio É o FUNDO composto pela Caixa que financiou a obra, pela construtora e por representantes do clube que será o dono de fato da Arena ao final do pagto. Só. Com o acordo que entrará em vigência em breve haverá quase que certamente a saída da construtora do Fundo, restando só Caixa e os representantes do clube, que com +poder poderá por ex. Baixar o valor dos ingressos, pra equacionar a política de preços com o valor da parcela anual e para isso com maior poder poderia remover os assentos da Sul equiparando a capacidade com o setor Norte mas vai esbarrar nas limitações impostas por PM e bombeiros ainda porque o setor de visitantes é na Sul. Tem + A média histórica do clube baseado numa longa pesquisa feita antes da construção do estádio e apresentada aos torcedores no Museu do futebol em 2010 mostra que a média histórica de público do SCCP no tempo de Invasão do Rio 76 de clássicos sendo jogados no Morumbi com até 146 mil, com, Pacaembu recebendo 71 mil etc etc 'NUNCA', nunca excedeu cerca de aproximadamente TRINTA E CINCO MIL e olha que estamos falando da 2ª maior torcida do país (?) mas sem dúvida é a torcida mais fanática e apaixonada responsável por 76,2000 e 2012. Quem vê os jogos pela TV e quer pedir ampliação parece não entender que a TV não mostra muito os lugares vazios até na Leste Superior que é pra mim passar a impressão sempre de estádio cheio. Quando o time não está nas 1ªs posições a realidade é essa, não podemos nos endividar mais para criar +lugares VAZIO$. Tem que aumentar arrecadação na Oeste pra diminuír o $ ingresso popular na N e S. Tem que ter plena ocupação dos lugares já existes

Foto do perfil de Luiz Fernando Balestrero

Ranking: 1.228º

Luiz 2.587 posts

@luiz.fernando.balest em 28/06/2022 às 09:28

Vai Corinthians!