Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

Análise do padrão ofensivo do Corinthians. Parte 1: a armadilha portuguesa de Vítor Pereira

Tópico Lendário Entenda as regras
Foto do perfil de Paulo

Ranking: 7.083º

Paulo 311 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 11/07/2022 às 23:41
Por Paulo Henrique (@paulo.henrique387)

Deixando claro que eu o que eu irei expor aqui já acontecia há alguns meses, desde as primeira semanas de trabalho do Português por aqui. Acontecia que com o time pouco entrosado e sem tempo para treinar, faltavam diversos ajustes que, agora, parecem estar sendo feitos.

As duas principais jogadas ofensivas do Corinthians de Vítor Pereira.

1-Colapso na lateral adversária.

Sim, a palavra é essa! Vítor Pereira empilha jogadores nas laterais adversárias e COLAPSA o setor. As vezes, vemos até quatro(!) jogadores triangulando próximo a linha lateral. O objetivo disso é primeiramente gerar vantagem numérica na região. E o segundo, mais 'escondido': atrair meias e volantes adversários para o setor, libertando a marcação que o Cantillo, ou o primeiro volante que estiver atuando, possa estar sofrendo. É um cobertor curto para o rival: manter os volantes em situação posicional e correr o risco de sofrer uma infiltração pela lateral ou deslocar os volantes para o setor da bola e dar espaço livre na entrada da área? E essas triangulações estão dando muito certo porque o Corinthians possui jogadores de perfil associativo, que gostam do passe curto e tabelas curtas. Complica para o adversário.

Na imagem, o Corinthians colapsa a estrutura de defesa do Santos pelas laterais e consegue igualdade numérica, com um acúmulo de jogadores por ali. Perceba que até o Du Queiroz aparece para triangular. O objetivo é sobrecarregar a marcação adversária até que surja o espaço.

Essa jogada termina com uma finalização para fora de Róger Guedes. Mas dois dos nossos gols nesse jogo, surgiram de configurações parecidas.

Mais uma situação de colapso nas laterais adversárias. Igualdade numérica. E reparem o Maycon. Toda a atenção dos volantes está na lateral direita, onde triangulam Adson, Renato e Rafael. Maycon está completamente livre de marcação, porque o Avaí deslocou todo o seu setor de meio para neutralizar a investida corintiana por ali, excetuando o Bruno Silva. Percebem a armadilha? A triangulação saiu e o Maycon quase marca nesse lance.

2-O cruzamento rasteiro...para trás!

Corrijam-me se eu estiver enganado, mas alguém lembra de quantos cruzamentos pelo alto fizemos nos últimos jogos(excetuando escanteios e faltas, claro)?.

Pois é. Vítor Pereira, com a ausência de um centroavante forte e bom cabeceador, doutrinou os jogadores de lado a sempre cruzarem rasteiro e de preferência para trás, pouco atrás da marca do pênalti. O famoso cruzamento do City.

Gol de Mantuan, contra o Santos. Gol de Giuliano, contra o Santos. Gol de Róger, contra o Avaí. Gol de Adson, contra o São Paulo(nesse o cruzamento foi a meia altura, mas o padrão permanece).

Temos um padrão se repetindo com esse tipo de cruzamento. Some-se a isso termos dois dos melhores nesse fundamento no Brasil, Lucas Piton e Fagner. Fagner é mediano em cruzamentos aéreos e flutuados, mas em passes rápidos para dentro da área ou para a meia lua, ele é mortal.

O melhor de tudo isso. Ou o lamentável de tudo isso: Sem tempo para treinar e com um time inteiro de desfalques.

Eu espero ansiosamente ver os jogadores 'titulares' do Corinthians colocando em práticas esses padrões. Tivemos um vislumbre contra o Santos, mas ainda vem muito mais por aí.

VP é brabo.

Logo faço a parte 2 desse tópico!

Vai, Corinthians!

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Melhores respostas

Foto do perfil de Rodrigo Braga

Ranking: 3.392º

Rodrigo 900 posts

@rodrigo.braga7 em 11/07/2022 às 23:50

Ótimo tópico.

Agora com Yuri Alberto talvez tenha cruzamento aéreo. Mas sempre preferi os rasteiros.

Flamingo e pork fazem isso também.

Foto do perfil de Mario Ricardino Csapo

Ranking: 647º

Mario 4.491 posts

@marinho.fiel em 12/07/2022 às 12:21

Excelente análise.

Por mais tópicos como esse.

Parabéns

Publicidade

Últimas respostas

Foto do perfil de Gabriel Monteiro

Ranking: 4.513º

Gabriel 619 posts

@gabriel.monteiro18 em 13/07/2022 às 22:30

Eu gosto de ver esses posts pra ver os torcedores pedindo pra apagar pra não dar informação pros rivais

Gosto de ver pessoas inocentes, achando que o treinador adversário vai entrar no site, no fórum, e procurar uma postagem de um torcedor (amador na análise de desempenho) para entender como joga o Corinthians hahaha

No mais, parabéns mano! É de postagens assim que o fórum precisa

Foto do perfil de Tatiane Prado

Ranking: 9º

Tatiane 10.109 posts

@tatiane.prado1 em 13/07/2022 às 11:04

Quem negativa um post desses? Tá loko

Foto do perfil de Luciano Melo

Ranking: 9.039º

Luciano 205 posts

@luciano.melo4 em 13/07/2022 às 10:53

'Cruzamento do City'... Isso já existia com Kleber, Ricardinho e Gil... Com Rogério, Marcelinho e Ewerton. Só lembrar do antológico gol de Ricardinho contra o Santos, na semi do paulista...o 'gol do ponto'.

Foto do perfil de Caique Matheus

Ranking: 1.473º

Caique 2.188 posts

@caiquetimao em 13/07/2022 às 10:37

Só discordo do Fagner mediano nós cruzamentos, acho que esse baixo aproveitamento se dá ao fato de não termos um centroavante fixo ali pra empurrar para o gol, mas de resto você foi perfeito, percebi essas jogados no domingo contra o Flamengo, no estádio isso fica bem mais nítido

Publicidade

Foto do perfil de George R.c. Arciénega

Ranking: 1.086º

George 2.900 posts

@georgearcienega em 12/07/2022 às 20:23

Showwww

Foto do perfil de Gerson Neyviton

Ranking: 6.318º

Gerson 377 posts

@gerson.neyviton em 12/07/2022 às 19:57

Apaga esse post para os antis não verem

Foto do perfil de Thiago Coutinho

Ranking: 141º

Thiago 11.596 posts

@thiago.limano em 12/07/2022 às 19:52

Ótimo tópico, visão estrategista dele exposta em detalhes.

Foto do perfil de Rodrigo Miguel

Ranking: 1.452º

Rodrigo 2.217 posts

@rodrigo.sp em 12/07/2022 às 18:26

Excelente análise, e bolas rasteiras na área, seja de lado, diagonal ou para trás, com certeza é muito mais difícil de interceptar do que bolas aéreas, que hoje em dia é muito mais treinado pelas zagas.