Fórum do Corinthians

O elenco do Corinthians é ruim ou está EMOCIONALMENTE desgastado?

Tópico Lendário Entenda as regras
Foto do perfil de samiR o Andrade

Ranking: 11.824º

Samir 89 posts

@samir.o.andrade em 10/06/2021 às 14:55

O elenco é ruim, ou está EMOCIONALMENTE desgastado?

Psicologia no Esporte

O que é Psicologia do Esporte? A Psicologia do Esporte é uma ciência, que estuda os comportamentos de pessoas envolvidas no contexto esportivo e de exercício físico. Estudos apontam o potencial da cada atleta, onde ele pode chegar, como alcançar seu auge físico e, um trabalho bem feito, aponta também a fragilidade do atleta, ou de um grupo de atletas, seja ele um competidor individual, ou coletivo.

O objetivo do psicólogo do esporte é entender como os fatores psicológicos influenciam o desempenho físico e compreender como a participação nessas atividades afeta o desenvolvimento emocional, a saúde e o bem estar de uma pessoa nesse ambiente.

A atuação profissional mais conhecida está relacionada aos esportes de alto rendimento. Mas, não é só isso o foco do psicólogo do esporte. As áreas de intervenção são compostas também: pelas práticas de tempo livre (atividade física como manutenção da saúde e do bem estar), pelo esporte escolar (a relação do praticante com o ambiente escolar, nos mais variados graus), pela iniciação esportiva (crianças e jovens envolvidas em atividades esportivas, pedagógicas e competitivas), pela reabilitação (recuperação psicológica de lesão de atletas e praticantes de esporte, assim como pessoas que praticam atividade física como meio para reabilitação ou inserção social, os obesos, os doentes cardíacos, os doentes mentais, as pessoas com necessidades especiais entre outros), e por fim pelos projetos sociais (tem como intuito o esporte como meio de educação e socialização de crianças e jovens de comunidades carentes).

Como exemplo de que um trabalho psicológico potencializa e ajuda na evolução, temos o técnico da nossa seleção, seu conhecimento na área, o condicionou a ser um gestor de pessoas. Podemos citar os trabalhos onde ele foi extremamente atuante. O elenco de 2011/12 até o primeiro semestre de 2013, era sim um grupo fechado e bem montado, mas quem não se lembra das críticas feitas ao Paulinho quando estreou, Alessandro visto como refugo de vários clubes, pois ele nunca foi unanimidade por onde atuou, Jorge Henrique, só sabia correr, limitado.

Entretanto jogadores que não tinham status de craques, nas mãos do técnico Tite, faziam parte da espinha dorsal do elenco neste período. Tite no âmbito PSICÓLOGICO, trabalhou mais a mente, do que o físico, lógico que o físico é fundamental, porém o desenvolvimento mental, foi a identidade daquele elenco, que foi rotulado pelos torcedores e imprensa esportiva, como um time frio, calculista: ' sabia sofrer' e quando buscava o resultado, era CIRÚRGICO. E o trabalho de 2015, quando ele consegue convencer o elenco a deixar de lado os problemas financeiros dos bastidores e, focarem na conquista do Brasileirão daquele ano, fora o trabalho de recuperação do centroavante Vagner Love. Resultado, um time ofensivo, comprometido com a comissão técnica e que jogava por música.

Por fim, não estou fazendo acusações, nem menosprezando o trabalho que tem sido feito pelos profissionais que lá estão. Mas na minha humilde observação, vejo no semblante dos atletas, que eles mesmos não confiam no próprio potencial! Muitos entram em jogos decisivos, como os confrontos feitos contra o Atlético Goianiense, já convictos que não vão conseguir supera-los, está visível.

Acredito que um trabalho bem executado psicologicamente falando, fará esse elenco ao menos não sofrer tanto no único campeonato que nos restou para ser disputado em 2021.

Qual sua opinião?

Vai, Corinthians!

7.730 visualizações e 301 respostas neste tópico

Avaliação do tópico:

Responder tópico

Foto do perfil de Thiago Da Silva De Lima

Ranking: 985º

Thiago 2549 posts

@thiagopr em 11/06/2021 às 05:23

Tecnicamente limitado e também parece que não tem confiança alguns jogadores, não acho que estejam abalados, pra mim o time que é fraco, sofre com a forma que o Sylvinho vê futebol, não me admiro eles acharem ele xarope, eu também acho vendo algumas atitudes dele.

O Mancini mostrou que dá pra ter um time pelo menos organizado, mesmo sendo fraco, o time tem várias deficiências, o principal é o ataque que não existe.

Publicidade

Foto do perfil de Japa Loko

Ranking: 5.424º

Japa 384 posts

@japaoloko em 11/06/2021 às 05:21

Serie b e realidade

Foto do perfil de Thiago Limano

Ranking: 260º

Thiago 7006 posts

@thiago.limano em 11/06/2021 às 05:19

Falta organização, falta jogadores, falta tudo!

Foto do perfil de Carlinhos Diniz

Ranking: 10.405º

Carlinhos 117 posts

@carlinhos.diniz1 em 11/06/2021 às 05:05

Ruim

Foto do perfil de Thiago Henrique

Ranking: 5.347º

Thiago 394 posts

@thiago.henrique79 em 11/06/2021 às 03:12

Posso dizer, ambos. Sou de Salvador, esse time do Vitória é terrível, e conseguiu ser mais organizado que o nosso. Tudo bem que a expulsão ajudou mas jogaram tudo! Desde quando o Inter estava com o time completo chegou bastante ao gol e apertando eles. Pra você ver. É um conjunto! Time, técnico decisões da diretoria! Todo esse contexto culmina nesse time tenebroso.

Foto do perfil de Ullisses Dias Da Silva Machado

Ranking: 1.717º

Ullisses 1583 posts

@ullissesmachado em 11/06/2021 às 03:09

Vale citar também a afirmação do Felipe, em 2015. Era humilhado por muitos torcedores e hoje tá convocado para uma Copa América.

Foto do perfil de Palmiro Bnslv

Ranking: 3.690º

Palmiro 660 posts

@palmiro.bnslv em 11/06/2021 às 03:05

Mas o um dos problemas desse atual elenco é que na sua grande maioria não são protagonistas, não chamam a responsabilidade e o mais agravante é que existem jovens imaturos com os expedientes que não têm mais ambições, que se junta com outros que não são tão jovens mas se acomodam, ou seja, pra esses tanto faz porque o importante é estar no grupo.

Quanto se tem num elenco compostos por homens na acepção da palavra (extremamente responsáveis e disposto a encarar desafios) e o treinador igualmente, por mais que ainda haja deficiência técnica baixa, ainda assim poderá superar esse ou outras deficiências. Como foi no caso dos atletas do Corinthians de 2012: Eram unidos e todos acreditavam num trabalho, que se não era um brilho, era o que funcionava.

Então, o psicológico é a todo momento testado de todas formas, e só quem o suportará é quem antes teve uma boa base: foi desde cedo preparado para isso.

Vejo muitos jovens se iludindo com seus próprios familiares e principalmente empresários, além deles mesmos, que vislumbram desde cedo status dos grandes jogadores e suas vidas milionárias, o que por fim recebem um banho de realidade quando são visto como apenas mais um e que terão que disputar espaço, que as vezes nunca chega da maneira que gostariam que chegasse. Assim, se desiludem; outros se acomodam; outros até desistem.

Por isso que quando a galera protesta, muitas das vezes são injustos porque em suas cabeças vazias só vêem o: Timão, o poderoso Timão, aqui tem que ganhar sempre, que se não ganha é porque o jogador é mercenário, vagabundo, é grosso, é isso ou aquilo; porque a vida do jogador ninguém quer saber, pouco estão aí, porque o que interessa para o torcedor é bom futebol sempre, vitórias e títulos.

Foto do perfil de Evandro Roberto Speri

Ranking: 11.882º

Evandro 88 posts

@evandro.roberto.sper em 11/06/2021 às 02:09

O elenco é fraco, o time é desorganizado, mas se tiver organizado taticamente ira jogar bem

O atlético goianiense não é melhor que o Corinthians, ele é bem organizado taticamente

Vários times da série A são bem piores e o Mancini morreu abraçado com Otero, Léo Natel, Ramiro depois de ter quase acertado o time

O Silvinho vai morrer com os três volantes e suas convicções até o momento equivocadas

Falta jogadores para o ataque, e um meia armador, e principalmente organização tática

Foto do perfil de Nielson Da Silva Costa

Nielson 43 posts

@nielson.da.silva.co2 em 11/06/2021 às 01:47

Pra ser só ruim tem que melhorar muito, é péssimo!

Foto do perfil de Peterson Guilherme

Peterson 4 posts

@peterson.guilherme em 11/06/2021 às 01:12

Inseguro, muda toda hora de esquema essa pohaa!

x