Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

Em que mundo alguns vivem?

Tópico Épico Entenda as regras
Foto do perfil de Nando

Ranking: 1.077º

Nando 2.922 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 18/10/2021 às 13:09
Por Nando Leite (@nando.leite)

Das opiniões que li nesse fórum, vou listar algumas aqui e tentar apresentar um contraponto:

- Primeira delas: ''Absurdo deixar Guedes e William marcando lateral, eles cansam e não conseguem atacar depois''

Marcar com os 10 jogadores de linha é padrão em qualquer time de ponta. Um jogador a menos pressionando já facilita a troca de passes do time adversário, imagine dois, três. No jogo contra o Fluminense (depois do gol do GP), Roger Guedes deixava de pressionar os volantes e o Flu já conseguia circular mais a bola, cercar o Corinthians e ter mais controle do jogo.

- Segundo: ''Vencemos apenas na individualidade''

Jogadores decidem, mas são potencializados pelo todo (time e comissão técnica). No jogo contra o Palmeiras, o segundo gol sai de uma jogada pelo meio até chegar no Roger Guedes
(que driblou no um contra um e depois fez um golaço).

Contra o Bragantino, o primeiro gol sai de uma tabela entre Fábio Santos e Renato (que teve frieza pra driblar e finalizar).

Por fim, contra o Fluminense, uma jogada de F. Santos e Mosquito pela esquerda, que gera um cruzamento, Giuliano puxa a marcação do lateral e o GP chega dando um tapa. Vencer na individualidade é necessário as vezes e não é demérito da comissão técnica (que busca tirar o melhor de cada jogador de forma coletiva e individual), nem sempre vamos vencer no coletivo, na organização e na tática.

- Terceiro: ''Os laterais não sobem''

As subidas diminuíram muito no início do trabalho do Sylvinho, mas nos últimos jogos isso
vem mudando. Assim como contra o Bragantino o Fábio Santos deu uma assistência, no
último jogo o Fagner deu opção várias vezes e logo no início já subia ao ataque.

(Quase gol de cabeça de Giuliano)

Depois, a bola sobrou e ele chegou batendo, quase faz um lindo gol num chute rasteiro cruzado.

A impressão que me passa é a seguinte: os laterais estão sendo liberados, mas não avançam à toa. O Sylvinho até gritou para o FS contra o Flu pra ele subir, então ele não está ''castrando'' os laterais como alguns ai dizem, a gnt só tem que reconhecer que AMBOS os laterais não são os mesmos de anos atrás e não atacam como atacavam, na velocidade que tinham no auge e pra recompor na mesma intensidade.

- Quarta: ''O time não tem variação tática''

Ela existe senhores! Vejamos em um lance no jogo contra o Bahia. Primeiro percebam que o Giuliano se posiciona como se fosse o 9 do time, Roger Guedes chegando pra receber pelo meio. Isso mostra duas coisas: Sylvinho conhece as características do Giuliano como atacante, e deixa o RG123 livre pra se movimentar e não ficar só preso na área. Isso permite a movimentação e troca de posições das peças.

O grande destaque pra esse lance é como Giuliano e Roger Guedes atraem atenção e depois GP encontra um passe mágico para o RA8 pelo meio, que acaba isolando.

Agora, fora isso, temos no último jogo uma inversão de pontas que gerou gol contra o Fluminense, a constante troca de lados entre Renato e Giuliano, as vezes até deixando o Cantillo mais a frente, e por fim o Roger Guedes, é incrível o quão versátil ele é, perigoso em qualquer posição no ataque. Sabe jogar como um nove, joga como um ponta e como um segundo atacante também. Ele oferece muita mobilidade para o ataque. Existe variação sim, podemos discutir se ela é previsível ou lenta, mas existe.

- Quinta: ''O Sylvinho é um técnico horrível''

Não entendo o 'ame ou odeie' ao redor do Sylvinho, mas indo ao ponto, nos últimos 10 jogos temos 5V, 4E e 1D, 19 pontos de 30 possíveis, longe de ser um resultado horrível ou ruim, e o Corinthians soube vencer contra adversários mais fechados ou com mais repertório.
E o detalhe é que esses são os números dele na transição para encaixar os reforços (alguns sem ritmo, outros se entrosando). Antes de todos os reforços já estávamos em sexto.

Um ponto de crítica que tenho ao Sylvinho é na transição defesa-ataque do time, o Corinthians é muito lento e deixa de aproveitar contra ataques, mesmo tendo jogadores de velocidade. O time tem muito a melhorar, mas mostra sinais de competitividade e evolução, senão o Corinthians não estaria entre os seis primeiros, vencendo os dois jogos em casa com a torcida até agora e sendo um dos melhores visitantes do campeonato.

Enfim, essa é a minha visão, se vocês discordam ou concordam, falem ai!
E que hoje o Corinthians passe o trator no SP e vença! Vai Corinthians!

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Melhores respostas

Foto do perfil de Paulo Lucente

Ranking: 2.613º

Paulo 1.212 posts

@paulo.lucente em 18/10/2021 às 14:46

Infelizmente tópico lúcido não dá Ibope aqui. Mas parabéns. É exatamente isso. Tenho minhas críticas ao Sylvinho, mas o cenário é muito diferente do cenário de terra arrasada que tentam enfiar goela abaixo aqui.

Com tempo e com os reforços pegando mais ritmo, a tendência é as coisas melhorarem ainda mais. Lembrando que a expectativa para o time sem os reforços era de lutar contra o rebaixamento e estávamos em 6º quando chegaram.

Foto do perfil de José M. S. Martins

Ranking: 3.849º

José 757 posts

@josemarcossm em 18/10/2021 às 15:29

Parabéns pelo tópico. Eu passo muita raiva lendo esses inúmeros posts clamando por demissão (!) do técnico em pleno processo de construção do time.

Sei que é uma opinião radical, mas na minha visão, esses obcecados por demissão do técnico são torcedores que nunca (ou poucas vezes) foram ao estádio, que são nascidos nos anos 2000 e que não se interessam pela história do clube que torcem. E além de tudo, que pouco sabem de futebol e de como funciona o futebol.

Esses caras são os que, caso o Corinthians vença hoje, irão ficar tristes (porque aceitam uma derrota em clássico se for para derrubar o técnico) e que irão passar uma ou duas semanas fora do fórum, e caso perca, irão criar novos apelidos e formas de ofender o profissional que hoje é técnico do Timão.

Sinceramente, não sabem o que o Corinthians representa. Isso aqui não é um entretenimento qualquer. É muito mais do que vocês pensam…

Publicidade

Últimas respostas

Foto do perfil de Eder O Balbani

Ranking: 212º

Eder 9.313 posts

@ederbalbani em 18/10/2021 às 16:45

Não vale nem comentar. Sylvinho é um péssimo técnico.

Foto do perfil de Beto Fonseca

Ranking: 158º

Beto 10.944 posts

@betofonseca em 18/10/2021 às 16:40

Podia melhorar em alguns aspectos.

Tipo barrando Jô

Desculpe mas não dá.

Ele é jogador para fim de jogo quando estiver ganhando e para prender os zagueiros

Foto do perfil de Nilton Lahn

Ranking: 265º

Nilton 8.116 posts

@nilton.lahn em 18/10/2021 às 15:58

Quantos defesas os goleiros de Sport e Fluminense fizeram nos jogos contra o Corinthians? Posta aí também fera.

Foto do perfil de Marcio Galvão

Ranking: 2.279º

Marcio 1.412 posts

@mgalvao1983 em 18/10/2021 às 15:44

Tudo isso pra salvar o Sylvinho?

Publicidade

Foto do perfil de Atila Guerreiro

Ranking: 1.308º

Atila 2.449 posts

@atila.guerreiro em 18/10/2021 às 15:37

Belo tópico, #ForaSilvinho.

Foto do perfil de Torcedor Puto

Ranking: 198º

Torcedor 9.626 posts

@torcedor.puto em 18/10/2021 às 15:11

Time finaliza pouco e chega com pouco volume de jogadores ao ataque pois prioriza a defesa.

Empatou e perdeu para times brigando para não cair.

Não tem o que defender.

Foto do perfil de Bob Marley

Ranking: 25º

Bob 30.053 posts

@felipemarley em 18/10/2021 às 15:10

Vamos lá:

1- ninguém acha que William e Guedes não devam marcar, a critica é em marcar o lateral até a nossa linha de fundo, o time pode fazer uma linha alta onde os atacantes marcam mais a saída de bola e quem marca o lateral é obviamente o nosso lateral.

2- os lances que você citou foram sim mérito individual, é óbvio que vai ter uma jogada do time, nenhum jogador hoje em dia vai pegar a bola do meio campo e driblar meio time como fazia o fenômeno, portanto não fosse a genialidade de Guedes e Renato o gol não sairia, imagina o Leo natel ou o Everaldo nesses lances, certamente sairia m****.

3- É unânime que o time perdeu força nas laterais, só não ve quem não quer, os números falam por si, o Fagner era nosso melhor assistente e hoje nem me lembro a última assistência dele.

4-Não basta citar 1 lance do Giuliano pra se justificar, essa jogada foi uma exceção da regra, e mudar os pontas de lado não é variação tática.

5- meu amigo o desempenho do treinador não vem dos 10 jogos que você citou e sim da temporada toda onde ele tem um desempenho pífio.

Resumindo, discordo de tudo.