Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

Se Mancini sair do Corinthians, tenho uma sugestão diferente para treinador

Tópico Lendário Entenda as regras
Foto do perfil de Luiz

Luiz 40 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 29/04/2021 às 20:24
Por Luiz Felipe Renovato (@luiz.felipe.renovato)

Eduardo Domínguez

  • Contrato até: Jun 30,2021
  • Data de nascimento/Idade: 1 de Setembro de 1978 (42)
  • Local de nascimento: Lanús
  • Cidadania: Argentina
  • Formação preferencial : 3-5-2

*Retirado do site Transfermarkt

Técnico atual do Colón, primeiro colocado do Grupo A do campeonato argentino.

Equipe com menos investimentos que os demais, com poucos jogadores conhecidos. Destaques para Aliendra e 'la Pulga' Rodriguez.

Treinador que foi campeão com o Nacional do Uruguai, pratica um futebol objetivo, de intensidade, e posicionamento. Utiliza das laterais como forma de espaçamento de campo, utilizando-os como escapes ofensivos.

Seus atacantes possuem mobilidade e circulam abrindo nas laterais para fazerem triangulações com os laterais ou facões em direção a área. A linha de 3 zagueiros bem postada, com os zagueiros pelas laterais com boa saída de jogo organizando o time já de traz.

Os meio campistas, principalmente o Aliendra, são extremamente importantes nas transições requisitando um grande esforço físico, atacando e defendendo. O esquema varia de 5-3-2/3-5-2 e 5-2-3/3-4-3.

Trouxe um vídeo de um canal argentino explicando de forma mais profunda a análise tática:

Acredito que o estilo de jogo praticado pelo Cólon, pelo treinador Dominguez, poderia se encaixar com o elenco do Corinthians. O esquema de jogo com três zagueiros, bastante utilizado no futebol italiano, algo pedido no fórum, me parece ser uma excelente alternativa para montarmos um time compacto, com padrão de jogo e competitivo. É nítido, ao meu ponto de vista, que o técnico Mancini não consegue dar um padrão tático ao time. Entendo que o treinador atingiu o seu teto de repertório.

No elenco, temos excelentes zagueiros jovens, que vem se destacando e cumpririam a função tática pedida: João Victor e Raul. Esses seriam os zagueiros abertos, responsáveis por iniciar as jogadas e velozes na recomposição, além de serem bons no jogo aéreo. Gil poderia ser o zagueiro central, sendo o xerife da equipe, como Goltz (zagueiro de 35 anos, que vive excelente fase) é, comandando o sistema defensivo. Como reposição, Bruno Mendez e Avelar podem fazer essa função (Já não contando com Jemerson).

Nas alas, Lucas Piton, cada vez mostrando mais repertório ofensivo, e o melhor jogador da equipe, Fagner, poderão ter mais espaços, podendo retirar de nosso lateral direito o máximo possível. No caso das reposições, Fabio Santos ou Biro poderiam ser utilizados, e João Victor ou Igor que ainda não estreiou também. No meio de campo é o local mais complicado para comprir a função proposta pelo treinador. Como protetores de área, Gabriel e Xavier seriam as opções. Ambos tem bom combate e bom físico para aguentar a intensidade proposta. Como segundos meio-campistas, Ramiro e Roni poderiam ser opções também físicas, porém Cantillo ou Camacho trariam mais qualidades no passe, ajustes que teriam que ser tomados pelo treinador Dominguez. Na meia acredito que Vital, Araos e Vitinho se encaixariam no perfil de intensidade. Já para o ataque, Gustavo Silva, Mantuan, Cauê, Varanda e Vital (caso o treinador varie para 5-2-3/3-4-3).

Poderiam se encaixar na forma de jogar, tornando o ataque bem dinâmico e movimentado.

Alguns jogadores teriam que se adaptar ao jogo como Luan, que vem recuperando seu bom futebol, porém com o tempo, e com os treinamentos, poderia sim se encaixar. O grande prejudicado nessa forma de jogo seria o Jô, que não possui mobilidade.

Grande parte dos garotos da base, também já atuaram na formação com três zagueiros o que seria fundamental numa rápida adaptação.

Situação contratual:

Agora falando sobre a situação contratual do treinador, Dominguez possui contrato até o meio do ano com o Cólon e provavelmente vai ser assediado por outros clubes da América, inclusive associado ao Boca, mas acredito que toparia vir ao Brasil, principalmente para o maior clube, de maior torcida. De acordo com um site da cidade de Santa Fé, o Cólon havia atrasado os salários por conta do Coronavírus, e mesmo assim o treinador seguiu trabalhando independente disso, reduzindo o salário, alegando ser grato ao clube, o que mostra possuir caráter. Não tenho a informação mas deve ser mais barato que vários dos treinadores disponíveis e com o melhor custo-benefício, ainda sendo jovem, com apenas 42 anos.

Acredito que Eduardo Domínguez poderia ser uma excelente aposta para o Corinthians, que poderia fazer com que para os próximos anos, nosso Timão encontre uma equipe vitoriosa, com um esquema novo, juventude e muita entrega!

https://www.google.com.br/amp/ https://www.google.com.br/amp/ google.com.br www.unosantafe.com.ar/colon/ www.unosantafe.com.ar/colon/ unosantafe.com.ar unosantafe.com.ar

Agradeço pela leitura e vai, Corinthians!

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Foto do perfil de Eder Souza

Eder 4 posts

@eder.souza9 em 02/05/2021 às 09:07

Interessante, acho que valeria a aposta, precisamos disso, de modernidade, já que o Duílio está fazendo isso no ADM, porque não no futebol?

Os grandes treinadores atuando no Brasil são jovens, Abel Ferreira, Ceni e Crespo, temos que seguir na mesma linha, senão ficaremos para trás.

Foto do perfil de Thiago Da Silva De Lima

Ranking: 302º

Thiago 7.603 posts

@thiagopr em 01/05/2021 às 23:09

Pra mim tem que ser o Beccacece, também um centroavante, não temos ataque.

Foto do perfil de Wilson Fernandes De Oliveira

Ranking: 6.242º

Wilson 383 posts

@saciliberta em 01/05/2021 às 22:17

Os clubes brasileiros estão dando preferência a técnicos estrangeiro pelo simples motivo, acabar com mordomias de jogadores que recebem uma fortuna de salário e em campo não da o retorno esperado, com técnico estrangeiro não tem essa de churrasco com o time em péssimas condições, técnico estrangeiro acaba com essa frescura de jogador chegar atrasado em treinos, ir em resort pra depois ficar postando em redes sociais, técnico estrangeiro dificilmente admite panelinha no elenco, técnico estrangeiro não gosta de jogador ficar dando muita risadinha pra imprensa técnico estrangeiro ira INDIREITAR o Corinthians.

Foto do perfil de Kaique Hussein

Ranking: 5.969º

Kaique 409 posts

@kaique.martins7 em 01/05/2021 às 20:56

Caramba, este tópico viralizou

Publicidade

Foto do perfil de Henrique Nestor

Henrique 4 posts

@henrique.nestor em 01/05/2021 às 19:18

Até quando vai durar esse modismo de trazer treinadores de fora, tem que dar credibilidade os de casa que tem a mesma competência dos de fora do país, daqui a pouco vão querer trocar o treinador da seleção brasileira também por um de fora. # fica a dica no Brasil tem treinadores competente e.

Foto do perfil de Rogerio Da Rocha

Rogerio 48 posts

@rogerio.da.rocha em 01/05/2021 às 18:15

Creio ser uma grande possibilidade e uma aposta que poderá dar muito certo, já que poucos são os treinadores disponíveis com propostas ofensivas!

Foto do perfil de Gustavo Almeida

Gustavo 2 posts

@gustavo.almeida34 em 01/05/2021 às 18:00

Esse post representa muito o que penso sobre o Corinthians como todo e ainda mais no elenco atual, concordo plenamente com as ideias, acredito que seria uma ótima pedida.

Foto do perfil de Bruno Gabriel

Ranking: 7.352º

Bruno 290 posts

@bruno.gabriel27 em 01/05/2021 às 17:36

Concordo plenamente com você @luis.felipe.renovato e, além do Domínguez têm o Becacecce também.

Porém, não vai adiantar trazer um desses dois ou outro técnico que não seja brasileiro porque os cascudos tipo Cássio, Fagner, Gil e Jô podem não gostar. Com o Tiago Nunes o Fagner e Gil reclamaram porque estavam expostos, ou seja, gostam de ficar lá atrás trancados contra qualquer time. Cabe ao presidente chegar e falar que quem manda é ele e não os jogadores, podem não gostar do estilo de jogo diferente porém, se não quiserem mudar é só sair, o clube vende e pronto. Porque quem manda no vestiário é o técnico e não jogadores, todo ciclo acaba principalmente os ídolos. Mesmo vencendo o clássico no domingo 02/05/21 o problema continuará e nós corinthianos não queremos o mesmo sofrimento no Brasileiro. Outro técnico já porque o limite técnico e tático de Vagner Mancini já estourou.