x

Charles, volante do Corinthians

Charles Rigon Matos

1996-06-19

Jogador de futebol

Male

Informações pessoais

Nome completo: Charles Rigon Matos

Posição: volante

Data de nascimento: 19 de junho de 1996

Idade: 28 anos

Contrato válido até: 31 de dezembro de 2028

Estatísticas de Charles com a camisa do Corinthians

Jogos pelo Corinthians: 24

Jogos como titular: 15

Resultados: 11 vitórias, 7 empates e 6 derrotas

Aproveitamento de pontos conquistados: 55.56%

Gols de Charles pelo Corinthians: 1 relembre

Nota média da torcida: 5,36 em 83.384 votos

Estreia de Charles pelo Corinthians

Charles estreou no Corinthians em 25 de julho de 2024. Em seu primeiro jogo pelo Timão, o Corinthians empatou com o Grêmio em 2 a 2, em partida válida pelo Campeonato Brasileiro de 2024. Na ocasião, o jogador de 28 anos começou a partida no banco de reservas na Neo Química Arena.

Última atuação de Charles pelo Corinthians

Fazendo parte do elenco atual, Charles jogou pela última vez no Corinthians em 08 de dezembro de 2024. Em sua última partida disputada pelo Timão, o Corinthians venceu Grêmio por 3 a 0, em partida válida pelo Campeonato Brasileiro de 2024. Durante a partida, Charles, com 28 anos, entrou em campo após começar a partida no banco de reservas e marcou um dos gols corinthianos na Arena do Grêmio.

Estatísticas de Charles no Corinthians por temporada

que atuaram pelo
Ano Jogos Gols Amarelos Vermelhos Nota média
2024 24 1 6 0 5.36

Estatísticas de Charles no Corinthians por competição

que atuaram pelo
Competição Jogos Gols Amarelos Vermelhos
Campeonato Brasileiro 13 1 4 0
Copa Sudamericana 6 0 1 0
Copa do Brasil 5 0 1 0

Biografia

Charles Rigon Matos, mais conhecido apenas como Charles, é volante do Corinthians. Ele nasceu em 19 de junho de 1996, na cidade de Santiago, no Rio Grande do Sul. Foi anunciado como reforço do Timão no dia 24 de julho de 2024, com contrato até 31 de dezembro de 2028. Os valores e percentuais do negócio não foram divulgados pelo clube.

Início no futebol

Charles é natural de Santiago, município localizado na região central do Rio Grande do Sul. Seus primeiros passos no futebol foram dados no Sociedade Esportiva e Recreativa Santo Ângelo, de Santo Ângelo, que fica a duas horas de sua cidade natal.

Por lá, se destacou no Estadual Sub-19 e logo foi promovido ao profissional. Em 2015 iniciou a temporada atuando como meia-atacante, passou a jogar como lateral direito e se encontrou como volante, após orientações de Zica Pagliarini, então técnico da equipe.

Posteriormente, se destacou na Divisão de Acesso do Campeonato Gaúcho e chamou a atenção do Internacional. O clube de Porto Alegre apostou em Charles e o levou, inicialmente, para seu time B, onde conquistou a Copa Federação Gaúcha de Futebol (FGF) em 2016.

Passagem pelo Internacional

Charles foi promovido ao profissional do Internacional em 2017, ano em que o clube gaúcho reformulava seu elenco para a disputa da Série B do Campeonato Brasileiro. Naquele ano, entre segunda divisão, Copa do Brasil, estadual e Primeira Liga, disputou 30 jogos. O volante marcou dois gols e foi perdendo espaço ao longo da temporada.

No ano seguinte, 2018, Charles acabou sendo escanteado, já que o Internacional realizou diversas contratações para o retorno ao Campeonato Brasileiro. Nesta temporada, disputou apenas sete jogos, sendo dois pela elite nacional e cinco pelo Campeonato Gaúcho.

Desta forma, encerrou sua trajetória com 37 aparições em campo e dois gols marcados.

Charles

Divulgação / Internacional

Passagem pelo Nordeste

Sem espaço no Internacional, Charles mudou de ares e atuou por três temporadas em clubes nordestinos. Em 2019, o Sport acertou a contratação do atleta por empréstimo. Na equipe pernambucana, o volante disputou, entre Série B, estadual e Copa do Brasil, 47 partidas. Neste recorte, comandado pelo técnico Guto Ferreira, marcou três gols e concedeu uma assistência.

Com o sucesso na campanha que culminou no retorno do Sport para a elite nacional, Charles atraiu olhares de outros clubes. O Ceará, que também disputava a Série A, venceu a concorrência e levou o jogador de forma definitiva.

No clube cearense, o volante passou duas temporadas. Na primeira, em 2020, viveu o ano com mais jogos disputados, sendo 55 no total e acabou campeão da Copa do Nordeste. Em todo a temporada, marcou três gols e deu duas assistências.

Em 2021, iniciou a temporada alternando entre a titularidade e o banco de reservas. Após 21 jogos disputados, acertou a rescisão de contrato com o Ceará para defender o Midtjylland, clube da Dinamarca.

Charles

Divulgação / Ceará

Campeão na Dinamarca

Chegando o Midtjylland, Charles viveu altos e baixos. Nas três temporadas em que atuou no futebol dinamarquês, não conseguiu se firmar como titular, mas foi peça fundamental na rotação da equipe. Por lá, beirou uma marca centenária, encerrando sua passagem com 99 partidas disputadas, sete gols marcados e três assistências.

O ponto alto de sua trajetória foi o título nacional, conquistado justamente na última temporada. Vale destacar que Charles chegou a disputar jogos de todas as principais competições europeias: Uefa Champions League (fase preliminar), Uefa Europa League e Uefa Conference League.

Charles

Divulgação / Midtjylland

Chegada ao Corinthians

Charles assinou contrato com o Corinthians por quatro temporadas

Charles assinou contrato com o Corinthians por quatro temporadas

Rodrigo Coca/Agência Corinthians

Aos 28 anos, Charles chega ao Corinthians para competir por uma vaga entre os volantes do elenco: Raniele, Alex Santana, Breno Bidon e Ryan. Ele assinou um contrato válido até o final de 2028 com o Timão.

Até o momento, o Corinthians não divulgou as informações da negociação. No entanto, conforme apurado pelo Meu Timão, o clube alvinegro deve pagar 1,6 milhão de dólares ao Midtjylland, cerca de R$ 9 milhões na cotação atual, dividido em três parcelas.

Características

Uma das principais características do atleta é a jogada aérea. Charles tem 1,87m e conta com um bom posicionamento para auxiliar nos dois setores do campo. O volante é muito participativo no jogo, marcando de perto os adversários, o que, consequentemente, traz prós e contras.

Do lado positivo, está o número de desarmes. No Midtjylland, seu último clube, foi o segundo melhor jogador no quesito no título dinamarquês, sendo 45 em toda a competição, média de 1,7 por jogo. Por outro lado, foi um dos jogadores que mais recebeu cartões amarelos na temporada, com seis advertências.

Últimas atuações de Charles pelo Corinthians

O que você acha do Charles no Corinthians?