x

Cruzeiro 1 x 1 Corinthians - Brasileirão 2023

Brasileirão 2023 - Cruzeiro 1 x 1 Corinthians

Partida de futebol entre Cruzeiro 1 x 1 Corinthians nBrasileirão 2023

https://www.meutimao.com.br/jogo/7641/brasileirao_2023/cruzeiro-1-x-1-corinthians

02:00

2023-08-19T21:00:00

Mineirão

Endereço: Avenida Antônio Abrahão Caram, 1001 - São Luís, Belo Horizonte, MG, Brasil

Cruzeiro 1 X 1 Corinthians

Brasileirão 2023
19 de agosto de 2023, 21:00
Cruzeiro 1 x 1 Corinthians
Mineirão, Belo Horizonte, MG.
Duelo 92 de 92 confrontos

Sobre a Partida

Corinthians marca no fim e arranca empate contra o Cruzeiro no início do returno do Brasileirão

O Corinthians estreou o segundo turno do Campeonato Brasileiro com empate por 1 a 1 diante do Cruzeiro na noite deste sábado, no Mineirão. O gol do time mandante foi anotado por Rafael Elias, nos acréscimos do primeiro tempo, enquanto Gustavo Mosquito igualou o marcador no último minuto da etapa final.

O primeiro tempo foi de amplo domínio do Cruzeiro sobre o Corinthians. O time mineiro teve maior controle do jogo e finalizou mais vezes ao gol de Cássio nos primeiros 45 minutos. Contudo, o gol dos mandantes saiu de um contra-ataque de Wesley, que acionou Bruno Rodrigues e o atacante deixou Rafael Elias de frente para o goleiro corinthiano, abrindo o placar nos acréscimos.

A etapa final foi mais equilibrada, apesar do Cruzeiro ter tido oportunidades mais claras de balançar as redes. O Corinthians esboçou uma pressão na reta final da partida após algumas substituições e arrancou o empate no último minuto com Gustavo Mosquito, que subiu de cabeça após cruzamento de Romero e balançou as redes em seu retorno aos gramados após quase dez meses fora.

Anota aí, Fiel! - O próximo compromisso do Corinthians será nesta terça-feira, às 21h30, quando enfrenta o Estudiantes pelo jogo de ida das quartas de final da Copa Sul-Americana, na Neo Química Arena.

Escalação

O técnico Vanderlei Luxemburgo mandou uma equipe alternativa para enfrentar o Cruzeiro, poupando dos relacionados seis atletas que entraram como titular diante do São Paulo, na última quarta-feira, além de ter cortado Adson da partida, provavelmente pois o meia negocia com o Nantes. Em contrapartida, Rojas volta a figurar entre os 11 iniciais depois de se recuperar de lesão e o zagueiro Lucas Veríssimo estreou com a camisa corinthiana.

Dessa maneira, o Timão entrou a campo com: Cássio; Bruno Méndez, Lucas Veríssimo, Caetano e Matheus Bidu; Gabriel Moscardo, Giuliano e Guilherme Biro; Matías Rojas, Wesley e Felipe Augusto.

Escalação do Corinthians contra o Cruzeiro, pelo Brasileirão

Meu Timão

No banco de reservas, Luxemburgo contou com: Carlos Miguel, Rafael Ramos, Fausto Vera, Romero, Léo Mana, Giovane, Gustavo Silva, Pedro, Roni, Matheus Araújo, Ruan Oliveira e João Pedro.

O Cruzeiro do técnico Pepa foi a campo com: Rafael Cabral; Palacios, Neris, Luciano Castan e Marlon; Jussa, Lucas Silva e Wesley; Arthur Gomes, Bruno Rodrigues e Rafael Elias.

O jogo

Primeiro tempo

O time do Corinthians pareceu ter iniciado o jogo no Mineirão sem se intimidar diante do Cruzeiro, mesmo jogando com uma equipe alternativa e vendo os mandantes tentarem esboçar uma pressão no início. A primeira finalização da partida foi de Matheus Bidu, que arriscou uma finalização de longa distância logo aos três minutos, mas o chute passou longe do gol de Rafael Cabral. Porém, esse foi o primeiro e único arremate dos comandados de Vanderlei Luxemburgo nos primeiros 45 minutos.

Logo após a finalização, entretanto, o Cruzeiro teve mais posse de bola e dificultava a saída de bola corinthiana, mas ainda sim não conseguia chegar com perigo ao gol de Cássio, em virtude da forte marcação da defesa alvinegra nos primeiros 15 minutos da partida. A melhor chance do time mineiro nesse período foi uma cobrança de falta de Wesley na entrada da grande área. No entanto, a batida explodiu na barreira.

Com dificuldades de penetrar na grande área do Corinthians, o Cruzeiro tentou finalizar de fora da área e chegou a arriscar com Lucas Silva, que tabelou pelo lado direito da defesa do Timão e emendou um chute forte, mas a bola passou ao lado das traves de Cássio.

Quando tinha a posse de bola, o Corinthians buscava explorar Wesley pelo lado esquerdo do ataque. O atacante de 18 anos até tentava partir para cima da marcação com alguns dribles, mas não chegava a dar perigo na defesa adversária.

Aos 20 minutos, o primeiro grande susto para os torcedores corinthianos. Bruno Rodrigues recebeu passe pelo lado esquerdo da defesa do Corinthians e fez o cruzamento para a grande área, mas Gabriel Moscardo se antecipou aos atacantes do oponente e escorou de peito em direção às redes do lado de fora, quase anotando um gol contra no Mineirão.

Após boa jogada, o Cruzeiro chegou com condições de finalizar dentro da grande área do Corinthians aos 27 minutos. Marlon fez infiltração pelo meio e tabelou com Bruno Rodrigues, que devolveu para o lateral. Mesmo tendo ficado de frente para Cássio, ele errou o domínio e permitiu Bruno Méndez se recuperar na jogada e fazer o corte.

Apesar do Cruzeiro ter dominado as ações ofensivas do primeiro tempo, Cássio teve de trabalhar somente aos 30 minutos. Arthur Gomes fez jogada individual sobre Bruno Méndez e cortou para o pé direito na entrada da grande área, onde arriscou um chute forte, mas o camisa 12 do Timão espalmou a bola.

O time de Luxemburgo evitava o chutão mesmo sob pressão e não abdicava de tentar fazer uma saída de bola pelo chão. Quando tinha êxito, o clube do Parque São Jorge abria espaços na defesa do Cruzeiro e acionava Wesley para partir em velocidade, mas o atacante era parado por faltas.

O Wesley do Cruzeiro, por sua vez, foi quem deu mais perigo. Aos 39 minutos, o jogador venceu a marcação de Matheus Bidu, penetrou na grande área do Corinthians e finalizou para o gol. No momento da finalização, o atacante caiu no momento do chute, mas mesmo assim proporcionou perigo para Cássio, que teve de mandar a bola para escanteio.

Mesmo dominando as ações ofensivas da partida, o Cruzeiro também teve espaço para contra-atacar, e foi assim que o time mandante abriu o placar no Mineirão. Wesley tentou drible pelo lado esquerdo do ataque do Corinthians e foi desarmado, reclamando de falta na jogada.

Porém, o árbitro mandou seguir e os adversários chegaram com velocidade no campo de defesa corinthiano com Wesley, do rival, que acionou Bruno Rodrigues na direita e o atacante com um toque deixou Rafael Elias de frente para Cássio, que de carrinho abriu o placar no Mineirão nos acréscimos da partida.

Nos minutos finais do primeiro tempo, o Corinthians rodou a área do Cruzeiro e procurou espaços para tentar responder o gol sofrido. Porém, o time seguiu com dificuldades e não levou perigo, encerrando o primeiro tempo derrotado por 1 a 0.

Segundo tempo

O Corinthians voltou para o segundo tempo sem substituições, mas com mudanças no esquema tático: Guilherme Biro, que estava atuando centralizado, trocou de posição com Rojas e passou para o lado direito do ataque.

E foi pelo lado direito que o Corinthians finalizou pela primeira vez em direção ao gol de Rafael Cabral. Aos seis minutos, Guilherme Biro fez jogada individual e rolou para Giuliano na entrada da grande área. O meia chutou de primeira com o bico esquerdo da chuteira e o goleiro cruzeirense agarrou o arremate com tranquilidade.

Entretanto, a alteração tática não foi suficiente para o Corinthians emplacar uma reação e agredir o Cruzeiro. Portanto, Luxemburgo fez uma alteração tripla ainda aos 12 minutos do segundo tempo. O comandante colocou em campo Gustavo Silva, Ruan Oliveira e Giovane nas vagas de Wesley, Felipe Augusto e Matheus Bidu.

Mas foi o Cruzeiro quem chegou perto de balançar as redes. Em falta cobrada aos 13 minutos, Luciano Castán sobe mais alto que a defesa do Corinthians e cabeceou forte para o gol e viu Cássio fazer grande defesa no contrapé. O rebote, contudo, sobrou nos pés de Rafael Elias na pequena área, que não ampliou o placar porque pegou mal na bola e chutou para fora.

Rafael Elias voltou a ter outra oportunidade de balançar as redes sete minutos depois. O atacante aproveitou sobra na entrada da grande área, limpou a marcação e conduziu a bola para o pé esquerdo, finalizando colocado no gol, mas Cássio fez a ponte e agarrou o chute.

Ainda dominado pelo Cruzeiro, Luxemburgo esgotou todas as substituições disponíveis ainda aos 23 minutos, quando colocou Romero e Léo Mana nas vagas de Matías Rojas e Bruno Méndez.

E o Timão voltou a oferecer perigo para o Cruzeiro aos 26 minutos. Giovane recebeu cruzamento de Léo Mana pelo lado direito e dividiu com Neris pelo alto, cabeceando no zagueiro adversário e vendo a bola saindo para escanteio.

As alterações deram mais fôlego ao Corinthians, que esboçou uma pressão sobre o Cruzeiro e passou a passar mais tempo no campo de ataque, mas ainda não havia criado nenhuma grande oportunidade para empatar a partida.

Nos minutos finais da partida, o time alvinegro abusou de lançamentos e errou bastante passes no terço final do campo. A defesa do Cruzeiro não teve problemas para impedir a progressão de ataque corinthiana.

Aos 50 minutos, o Corinthians quase levou o segundo. Nikão deixou Robert na frente de Cássio e o atacante chutou no travessão.

Porém, o empate do Timão veio de maneira heroica com Gustavo Silva no último minuto da partida. Moscardo fez desarme sobre Gilberto no campo de defesa, canetou o adversário após proteger a bola e engatou o contra-ataque. Romero foi acionado pelo esquerdo do ataque e cruzou na cabeça de Mosquito, que se antecipou a Marlon e escorou de peixinho para o gol. A bola ainda tocou na trave de Rafael antes de balançar as redes. Após a comemoração dos atletas corinthianos, o árbitro encerrou o confronto.

Ficha técnica de Cruzeiro 1 x 1 Corinthians

Competição: Campeonato Brasileiro
Local: Governador Magalhães Pinto, Belo Horizonte, MG
Data: 19 de agosto de 2023 (sábado)
Horário: 21h00 (de Brasília)
Árbitro: Rafael Rodrigo Klein
Assistentes: Rafael da Silva Alves e Michael Stanislau
Árbitro de vídeo: Carlos Eduardo Nunes Braga
Gols: Rafael Elias (Cruzeiro); Gustavo Silva (Corinthians)
Cartões amarelos: Matheus Jussa, Lucas Silva e Arthur (Cruzeiro); Caetano, Gabriel Moscardo e Biro (Corinthians)

CRUZEIRO: Rafael; Palacios, Neris, Castan, Marlon, Matheus Jussa, Lucas Silva, Wesley (Robert), Arthur (Felipe Machado), Bruno Rodrigues (Nikão) e Rafael Elias (Gilberto).
Técnico: Pepa

CORINTHIANS: Cássio; Bruno Méndez (Léo Mana), Lucas Veríssimo, Caetano e Matheus Bidu (Ruan Oliveira); Gabriel Moscardo, Giuliano e Biro; Matías Rojas (Romero), Wesley (Gustavo Silva) e Felipe Augusto (Giovane).
Técnico: Vanderlei Luxemburgo

Notas dadas aos personagens da partida

Titulares

Reservas

Treinador

Árbitro

Comente a partida: Cruzeiro 1 x 1 Corinthians