x

Corinthians 1 x 0 Universitario de Deportes - Sul-Americana 2023

Sul-Americana 2023 - Corinthians 1 x 0 Universitario de Deportes

Partida de futebol entre Corinthians 1 x 0 Universitario de Deportes nSul-Americana 2023

https://www.meutimao.com.br/jogo/7817/sul-americana_2023/corinthians-1-x-0-universitario_de_deportes

02:00

2023-07-11T21:30:00

Neo Química Arena

Endereço: Avenida Miguel Ignácio Curi, São Paulo, SP, Brasil

Corinthians 1 X 0 Universitario de Deportes

Sul-Americana 2023
11 de julho de 2023, 21:30
Corinthians 1 x 0 Universitario de Deportes
Neo Química Arena, São Paulo, SP.
Duelo 4 de 5 confrontos

Sobre a Partida

Corinthians consegue 'furar' forte marcação do adversário e vence o Universitario pela Sul-Americana

Na noite desta terça-feira, o Corinthians enfrentou o Universitario, do Peru, pelo jogo de ida dos playoffs da Copa Sul-Americana. Atuando na Neo Química Arena, o Timão conseguiu se impor, furou a forte marcação peruana e saiu com a vitória por 1 a 0.

No primeiro tempo, os comandados de Vanderlei Luxemburgo dominaram a partida, mas acabaram encontrando dificuldades para encontrar espaços na defesa do Universitario. Ao todo, foram nove finalizações do Corinthians, sendo apenas três no gol. A equipe peruana, por sua vez, não arriscou nenhum chute contra a meta defendida por Carlos Miguel.

Na etapa final, a postura das equipes seguiu a mesma e o Timão seguia parando na forte marcação peruana. Aos 25 minutos, porém, o clube alvinegro ficou com um mais em campo, por conta da expulsão do atacante Valera, do Universitario. Com isso, o Corinthians partiu de forma mais aguda ao ataque e conseguiu abrir o placar com Felipe Augusto.

O gol deu números finais ao confronto e o Timão vai para o Peru com a vantagem no placar.

Anota aí, Fiel - o Corinthians entra em campo novamente já neste sábado, dia 15. Na ocasião, o Timão encara o América-MG para definir seu futuro na Copa do Brasil. A partida está marcada para às 16h30 e será realizada na Neo Química Arena.

Escalação

Priorizando a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro, Vanderlei Luxemburgo escalou um time misto para enfrentar os peruanos. Os iniciais foram: Carlos Miguel; Rafael Ramos, Bruno Méndez, Caetano e Matheus Bidu; Giuliano, Matheus Araújo e Adson; Guilherme Biro, Felipe Augusto e Pedro.

Escalação

Meu Timão

O comandante alvinegro também contou 11 opções no banco de reservas: Kauê, Matheus Donelli, Maycon, Renato Augusto, Romero, Léo Mana, Vitor Meer, Giovane, Roni, Renato e João Pedro.

O Universitario, por sua vez, vem a campo com Romero; Corzo, Di Benedetto, Bolívar, Riveros, Quispe, Ureña, Murrugarra, Polo, Urruti e Valera.

O jogo

Primeiro tempo

O Corinthians iniciou a partida rodando a bola com paciência, em busca de encontrar algum espaço na defesa peruana. Com a escalação inicial contando com poucos nomes que costumam aparecer entre os titulares, o Timão pecava em alguns passes encontrava dificuldades na rotação.

Aos oito minutos, a primeira boa chance corinthiana aconteceu. Após cobrança de escanteio afastada pela zaga do Universitario, Matheus Araújo arriscou finalização de primeira e a bola acabou raspando a trave da meta adversária.

Depois da chegada perigosa, o Corinthians seguiu dominando a partida e criando chances. Aos 12 minutos, Matheus Bidu colocou a bola na área e encontrou Guilherme Biro. O jovem jogador alvinegro arriscou de cabeça, mas a bola acabou passando um pouco distante do gol defendido pelo goleiro adversário.

Enquanto isso, o Universitario arriscava alguns contra-ataques, mas a equipe peruana acabava pecando no último passe. Em um destes erros, Carlos Miguel rapidamente acionou Biro, que venceu a disputa com o zagueiro adversário, mas acabou finalizando pra cima e longe do gol.

Após os 15 minutos iniciais, a partida começou a esquentar e o número de faltas, consequentemente, aumentou. Depois de algumas entradas mais fortes, Urruti, do Universitario, foi advertido com o primeiro cartão amarelo do embate.

As principais chegadas do Corinthians na partida seguiam saindo das participações de Biro. Aos 22 minutos, depois de boa jogada individual, o jovem arriscou finalização colocada, mas a bola acabou passando por cima da meta adversária.

O Timão, com 25 minutos jogados, dominava o campo adversário. A equipe comandada por Luxemburgo, porém, encontrava dificuldades para encontrar espaços na, bem postada, defesa do Universitario. Com esse "problema", o elenco alvinegro apostava em alguns cruzamentos, como o de Rafael Ramos que encontrou Felipe Augusto na área. O centroavante, entretanto, acabou apenas raspando a bola e a finalização passou longe do gol.

A postura defensiva do Universitario prejudicava a velocidade do Corinthians, que mesmo com jogadores rápidos e dribladores, era obrigado a trocar passes com mais paciência, sem acelerar o jogo.

Aos 38 minutos, o jovem Pedro desabou no gramado com dores. Com isso, Luxemburgo foi obrigado a mexer pela primeira vez na partida. Giovane foi quem substituiu o camisa 27. Após a mudança, Biro inverteu o lado e passou a jogar onde Pedro estava atuando. Enquanto isso, Giovane ocupou o lugar o lado direito.

Giovane, inclusive, foi quem arriscou finalização perigosa e assustou o goleiro adversário. Aos 44 minutos, o jovem ficou com a sobra após cruzamento de Bidu e finalizou para a defesa do arqueiro do Universitario.

Na sequência, em novo levantamento na área corinthiano, Adson acabou subindo livre e acabou cabeceando fraco no meio da meta adversária. A chance do camisa 28 foi a última do Timão na primeira etapa.

Sendo assim, os 45 minutos iniciais foram encerrados com o placar parcial de 0 a 0.

Segundo tempo

A etapa final começou da mesma forma que os primeiros 45 minutos. O Corinthians dominava todo o campo, enquanto o Universitario seguia apenas no campo de defesa buscando manter o zero no placar.

A primeira chegada do Timão aconteceu aos três minutos, com cruzamento de Matheus Bidu que acabou indo em direção ao gol. Com isso, o goleiro adversário foi obrigado a se esticar e espalmar a bola para escanteio.

Aos poucos, a equipe peruana começou a se soltar e, diferentemente do primeiro tempo, começou a criar algumas jogadas, principalmente pelo lado do campo. As investidas do Universitario, porém, não davam certo por conta dos passes errados.

Com 12 minutos jogados, o goleiro adversário acabou saindo errado e a bola acabou caindo nos pés de Giovane. O atacante alvinegro passou pela defesa e arriscou forte finalização, que acabou sendo defendida por Romero.

Na sequência, foi a vez do Universitario chegar com perigo, novamente pelo lado do campo. O cruzamento acabou sendo interceptado por Carlos Miguel.

Aos 16 minutos, Luxemburgo promoveu duas novas mudanças no Timão. Matheus Araújo e Biro deixaram o gramado para as entradas de Renato Augusto e Romero, respectivamente.

Com o camisa 8 em campo, a expectativa era que o Timão passasse a encontrar espaços na defesa adversária. O jogo, porém, seguia complicado para o Corinthians, já que os peruanos estavam bem postados e desacelerando a partida com quedas mais longas e demora para repor a bola.

Aos 25 minutos, Valera deu forte entrada em Rafael Ramos e levou apenas um cartão amarelo. O VAR entrou em ação e chamou para a revisão. Após análise, o árbitro expulsou o atacante da equipe peruana.

Logo após ficar com um a mais em campo, Vanderlei Luxemburgo decidiu realizar as últimas mudanças no Corinthians. Maycon e Léo Mana entraram nos lugares de Matheus Bidu e Rafael Ramos, respectivamente.

Com a superioridade numérica, o Timão partiu em busca da vantagem. Com pouco mais de 30 minutos jogados, Renato Augusto fez bonita jogada individual e, mesmo caindo, conseguiu encontrar Felipe Augusto. O jovem arriscou bonita finalização e balançou as redes da Neo Química Arena, abrindo o placar para o Corinthians.

Depois do primeiro gol, o Timão saiu em busca de aumentar a vantagem no placar e ir para o Peru mais tranquilo. Nos minutos finais, o Corinthians chegou a criar chances com Adson, Caetano, Felipe Augusto, mas todas sem sucesso na hora da finalização.

Desta forma, o primeiro embate entre as equipes foi encerrado com o placar de 1 a 0 para o clube alvinegro.

Ficha técnica de Corinthians 1 x 0 Universitario de Deportes

Competição: Copa Sul-Americana
Local: Neo Química Arena, São Paulo, SP
Data: 11 de julho de 2023 (terça-feira)
Horário: 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Jesús Noel Valenzuela Sáez
Assistentes: Jorge Urrego e Tulio Moreno
Árbitro de vídeo: Carlos Orbe
Gol: Felipe Augusto (Corinthians)
Cartões amarelos: Ureña e Urruti (Universitario de Deportes)
Cartão vermelho: Valera (Universitario de Deportes)
Público: 36.686 pagantes (público total: 36.807)
Renda: R$ 1.882.802,60

CORINTHIANS: Carlos Miguel; Rafael Ramos (Léo Mana), Bruno Méndez, Caetano e Matheus Bidu (Maycon); Giuliano, Matheus Araújo (Renato Augusto) e Adson; Pedro (Giovane), Guilherme Biro (Romero) e Felipe Augusto.
Técnico: Vanderlei Luxemburgo

UNIVERSITARIO DE DEPORTES: Romero; Corzo, Di Benedetto, Bolívar (Cabanillas), Riveros, Quispe (Calcaterra), Ureña, Murrugarra (Alfonso), Polo, Urruti (Edílson Flores) e Valera (Piero).
Técnico: Jorge Fossati

Notas dadas aos personagens da partida

Titulares

Reservas

Treinador

Árbitro

Imagens da partida

Comente a partida: Corinthians 1 x 0 Universitario de Deportes