Corinthians faz bom primeiro tempo e vence o RB Bragantino na abertura das oitavas da Sul-Americana
Na noite desta terça-feira, o Corinthians iniciou a disputa por uma vaga nas quartas de final da Copa Sul-Americana. Enfrentando o Red Bull Bragantino, em Ribeirão Preto, o Timão largou com vantagem ao vencer o confronto, pelo placar de 2 a 1.
O primeiro tempo foi muito positivo para o elenco comandado por Ramón Díaz. O Corinthians se destacou pela solidez defensiva e pelos contra-ataques bem executados, que terminaram em gols de Giovane e Talles Magno, ainda nos 15 minutos iniciais.
Com a vantagem construída, o Timão voltou do intervalo de forma mais recuada. Consequentemente, o Red Bull Bragantino diminuiu a vantagem logo no início da etapa final. Posteriormente, a equipe adversária chegou a levar perigo através da bola aérea, enquanto o Corinthians não conseguiu executar rápidas transições. A rede, porém, não balançou mais e a partida foi encerrada com o 2 a 1 no placar.
Com o resultado conquistado na condição de visitante, o Timão vai para a Neo Química Arena com a vantagem do empate para se classificar, além de qualquer tipo de vitória. Caso o Red Bull Bragantino vença por um gol de diferença, a decisão do classificado vai para os pênaltis, enquanto um triunfo por dois ou mais tentos, garante a classificação para o adversário.
Anota aí, Fiel - Depois do bom resultado na competição continental, o Corinthians vira a chave para o Campeonato Brasileiro, onde vive situação ruim. Buscando fugir da zona de rebaixamento, o Timão encara o Fluminense, no Rio de Janeiro, no sábado, dia 17. A bola rola no Maracanã, às 21h.
Escalação
Para a partida, o técnico Ramón Díaz promoveu algumas alterações nos 11 iniciais. O Corinthians entrou em campo com: Hugo Souza; Félix Torres, Gustavo Henrique e Cacá; Matheuzinho, Raniele, Charles e Matheus Bidu; Talles Magno, Giovane e Pedro Raul.
Vale destacar que o Timão não contou com Romero, que sentiu desconforto no músculo posterior da coxa esquerda, Yuri Alberto, Alex Santana, Maycon e Diego Palacios, também entregues ao departamento médico do clube. Por isso, os seguintes jogadores ficaram à disposição no banco de reservas: Matheus Donelli, André Ramalho, Rodrigo Garro, Pedro Henrique, Fagner, Biro, Breno Bidon, Matheus Araújo, Wesley, Ryan, Hugo e Igor Coronado.
O Red Bull Bragantino, por sua vez, foi a campo com: Fabricio; Nathan Mendes, Douglas Mendes, Eduardo e Luan Cândido; Jadsom, Lucas Evangelista e Jhon Jhon; Helinho, Henry Mosquera e Sasha.
O jogo
Primeiro tempo
Como era de se esperar, os primeiros minutos do embate ficaram marcados por muito estudo por parte das duas equipes. No primeiro recorte, o Red Bull Bragantino aparecia com mais frequência no campo de ataque, enquanto o Corinthians apostava em rápidas transições entre os setores.
Presente no ataque, o adversário teve uma falta a seu favor. Em cruzamento, Hugo Souza subiu mais que todo mundo e agarrou a bola. O goleiro teve uma grande visão de jogo e lançou Talles Magno, que rapidamente encontrou Pedro Raul. O camisa 20 girou e tentou a finalização, mas a bola desviou e sobrou para Giovane, que teve apenas o trabalho de empurrar para o fundo das redes. 1 a 0 para o Timão.
Posteriormente, o Red Bull Bragantino logo voltou a se posicionar de forma mais ofensiva. Desta vez, porém, a equipe comandada por Pedro Caixinha passou a apostar em uma rotação de bola mais lenta, para evitar contra-ataques do Corinthians.
No entanto, a opção não deu muito certo e o elenco alvinegro conseguiu uma nova rápida transição. Em cobrança de lateral veloz, Talles Magno recebeu a posse e tocou para Matheus Bidu. O lateral cruzou na medida para Pedro Raul, que, de forma inteligente, observou o camisa 19 aparecendo livre na ultrapassagem. O recém-chegado ao Timão apenas tirou do goleiro e saiu para o abraço. 2 a 0 para o Timão em 15 minutos.
Com a vantagem construída em poucos minutos, o elenco comandado por Ramón Díaz, logo após o segundo gol, se postou todo no campo de defesa. A ideia do comandante argentino era bloquear os espaços para manter a vitória no placar.
Trocando passes de forma lenta e sem encontrar brechas no sistema defensivo do Corinthians, os jogadores do Red Bull Bragantino passaram a mostrar certo nervosismo. O elenco alvinegro, por sua vez, aproveitava esses momentos de instabilidade para recuperarem a posse e fazer o tempo passar.
Desestabilizado, o Red Bull Bragantino acabava dando espaços para o Timão. Em um destes deslizes, Matheuzinho encontrou Pedro Raul livre na área. O centroavante matou no peito e finalizou firme, mas parou no goleiro Fabricio, que realizou grande defesa.
Alguns minutos depois, uma nova falha possibilitou uma boa oportunidade para o Corinthians. O zagueiro acabou perdendo a posse para Pedro Raul, que acabou tentando driblar o goleiro, mas viu o defensor se recuperar e o desarmar.
Depois dos sustos, o Red Bull Bragantino teve que partir com uma força maior para o ataque. Neste momento, a equipe conseguiu assustar o Timão em duas oportunidades, sendo um chute de fora da área e um cruzamento.
Na reta final da primeira etapa, nenhuma boa oportunidade foi criada e, com isso, as equipes foram para os vestiários com o placar apontando o 2 a 0 para o Corinthians.
Segundo tempo
Para a segunda etapa, o Corinthians voltou com uma alteração. O técnico Ramón Díaz promoveu a entrada de Ryan, que entrou na vaga deixada por Raniele. O Red Bull Bragantino, por sua vez, realizou duas substituições na volta para o intervalo.
Precisando do resultado, o adversário prontamente se posicionou de forma mais ofensiva e passou a trocar passes na intermediária. O Timão, por sua vez, conseguia bloquear os espaços, mas tinha dificuldades na transição.
Com paciência, a primeira boa oportunidade do Red Bull Bragantino surgiu aos três minutos. Em tabela, Eduardo Sasha ficou livre e com diversas opções para finalização. Após o chute, porém, foi a vez de Hugo Souza brilhar com uma defesa de extrema dificuldade.
Após a boa oportunidade criada, o adversário se animou e passou a encontrar brechas na defesa alvinegra com mais frequência. Em uma destas oportunidades, o Red Bull Bragantino encontrou espaço pela lateral e, em bate e rebate na área, Helinho ficou livre para balançar as redes. 2 a 1 para o Corinthians.
Depois de se posicionar todo atrás nos minutos iniciais e acabar sofrendo o gol, o Timão passou a frequentar o ataque por mais minutos. No entanto, a equipe alvinegra passou a apresentar dificuldades para transitar no setor.
Por conta de todas as dificuldades apresentadas, o técnico Ramón Díaz resolveu promover mais duas mexidas na equipe. André Ramalho e Pedro Henrique foram acionados nos lugares de Charles e Giovane, respectivamente.
Com as novas alterações, o Corinthians conseguiu equilibrar o jogo. A defesa foi ajustada com a entrada de André Ramalho, mas o ataque seguia encontrando dificuldades para segurar a bola no campo de ataque.
Para tentar aumentar a qualidade ofensiva, Ramón Díaz promoveu a quarta mudança no Timão. Talles Magno deu lugar para Rodrigo Garro, que foi acionado para qualificar o último passe da equipe, para que o terceiro gol saísse.
O Corinthians voltou a levar perigo em lance aos 30 minutos. Em rápida cobrança de falta, Matheus Bidu achou um belo lançamento para Matheuzinho, que tentou balançar as redes, mas acabou parando no goleiro após toque fraco na bola.
Perto dos 35 minutos da etapa final, a comissão técnica alvinegra resolveu promover a última mudança na equipe. O centroavante Pedro Raul deixou o gramado para a entrada do jovem Matheus Araújo.
A partir desta última mexida, o jogo passou a ser puro ataque contra defesa. Sem encontrar espaços por baixo, o Red Bull Bragantino iniciou as investidas pelo alto, que levavam perigo para a defesa alvinegra.
Nos minutos finais, até mesmo o goleiro Fabricio, do Red Bull Bragantino, foi para área. A defesa alvinegra, porém, se segurou e garantiu a vitória do Corinthians por 2 a 1.
Ficha técnica de Red Bull Bragantino 1 x 2 Corinthians
Competição: Copa Sul-Americana Local:Santa Cruz, Ribeirão Preto, SP Data: 13 de agosto de 2024 (terça-feira) Horário: 21h30 (de Brasília) Árbitro:Felipe González Alveal Assistentes: Claudio Urritia e Carlos Poblete Árbitro de vídeo: José Cabero Gols: Helinho (Red Bull Bragantino); Talles Magno, Giovane (Corinthians) Cartões amarelos: Jadsom (Red Bull Bragantino); Charles e Rodrigo Garro (Corinthians) Público: 11.674 pagantes
RED BULL BRAGANTINO: Fabricio; Nathan Mendes (Thiago Borbas), Douglas Mendes, Eduardo Santos, Luan Cândido, Jadsom (Vitinho), Jhon Jhon (Lincoln), Lucas Evangelista, Helinho (Gustavinho), Mosquera (Vinicinho) e Eduardo Sasha. Técnico: Pedro Caixinha
Ramon Diaz teve sorte nesse segundo tempo. Mexeu errado e deu o campo para o adversário. Tomou pressão desnecessária. Quase tomou o empate. Precisa entender que futebol são 2 tempos. O primeiro amassou o segundo nem veio. Essa mentalidade de segurar jogo é de perdedor. Ramon Diaz teve sorte.
Geonavi tem de jogar perto da área pq nas postas não dá viu, todas as bolas que ele pegou ontem na ponta ele tocou pra trás e ainda para o time adversário
Na minha opinião o time jogou muito bem no primeiro tempo, já no segundo tempo deu uma caída! Talles e Geovane tem que ser titulares, já Pedro Raul jogou bem no primeiro! Félix e Cacá sempre vacilando na zaga! Pedro Henrique ainda não está rendendo o futebol que jogou no Inter! No geral gostei muito do time que o Ramon montou pra esse jogo contra o Bragantino!