Ramón Ángel Díaz (Rioja, 29 de agosto de 1959) é um treinador e ex-jogador argentino que atuava como atacante. É o técnico do Corinthians desde 10 de julho de 2024, após a saída de António Oliveira.
Carreira de jogador
Como jogador, foi revelado nas categorias da base do River Plate e se profissionalizou em 1978. Se transferiu para o Napoli, da Itália, em 1981, e depois acumulou passagens por Avellino, Fiorentina, Internazionale e Monaco. Em 1991, retornou ao River Plate, mas permaneceu apenas dois anos. Encerrou sua carreira no Yokohama F. Marinos em 1995.
Início como treinador
Ramón Díaz, renomado tanto no futebol italiano quanto no River Plate como atacante, dirigiu a equipe da capital argentina pela primeira vez em 1995, levando-a à vitória na Copa Libertadores do ano seguinte. Contando com talentos como Ortega, Crespo, Francescoli e Gallardo, ele também conquistou o Campeonato Apertura de 1997, garantindo o tricampeonato argentino, onde ficou até 2000.
Em 2001, o argentino retornou ao River, onde conquistou o Campeonato Clausura em 2002, despedindo-se novamente da equipe argentina. Dois anos depois, Ramón foi para a Inglaterra, onde comandou o Oxford United, realizando apenas 23 jogos, com 49% de aproveitamento de acordo com o Transfermarkt.
De volta ao futebol argentino
Após uma conturbada passagem pela Europa, o argentino voltou à sua terra natal para comandar outro time de Buenos Aires, o San Lorenzo. Em sua primeira passagem pela equipe do bairro de Boedo, Ramón conquistou novamente o Campeonato Clausura em 2007.
Em agosto de 2008, foi a vez de comandar o América, do México, onde ficou apenas cinco meses e não conquistou troféus. Dois anos depois, ele retornou ao San Lorenzo e não conseguiu repetir o feito de 2007.
Após uma breve passagem pelo Independiente, Ramón Díaz fez sua terceira passagem pelo River Plate, onde conquistou novamente o Campeonato Clausura e a Superfinal da Argentina 2013/14.
Experiência em seleção e futebol árabe
No final de 2014, Ramón foi anunciado como o novo treinador da seleção paraguaia e comandou o país na Copa América de 2015 e 2016. Vale lembrar que o Brasil foi eliminado na competição em 2015 pelo Paraguai do técnico argentino nas quartas de final, nos pênaltis.
Depois de vasta experiência nas Américas, chegou a hora de rumar ao mundo árabe, onde comandou o Al-Hilal e conquistou dois títulos: o Campeonato e a Copa Saudita 2016/17.
Ídolo na Arábia e vinda ao futebol brasileiro
Após passagens pouco badaladas pelo Pyramids, do Egito, e pelo Libertad, do Paraguai, Ramón retornou ao Al-Hilal, onde conquistou novamente os troféus do Campeonato 2021/22 e da Copa Saudita 2022/23.
Em 2022, sob o comando do argentino, o clube venceu o Flamengo na semifinal do Mundial de Clubes da Fifa por 3 a 2 e disputou a final contra o Real Madrid, sendo derrotado fazendo jogo duro contra os espanhóis.
No dia 15 de julho de 2023, Ramón Díaz foi nomeado o novo técnico do Vasco da Gama, com a tarefa de tirar o time carioca da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro.
Depois de realizar um bom trabalho de recuperação no clube, garantindo a permanência na primeira divisão, Ramón Díaz teve seu contrato estendido até dezembro de 2025. No entanto, foi demitido no início de 2024, com grande parte da torcida carioca pedindo a permanência do argentino.
Ramón Dias, bom técnico fez muitas mudanças que deram certo, que foi apagado por este último empate, hoje o Corinthians está jogando bem, a situação da tabela é consequência de quando iniciou o campeonato não marcava gols, essa pressão contra o técnico e jogadores não ajuda e isso que os rivais querem, acho que a torcida tem que fechar com o time e o técnico e acreditar como sempre foi!
O homem é ruim de serviço. Demorou demais pra mexer no time no time e o adversário macetando o Corinthians e só não nos complicamos porque o Kaiser perdeu de maneira bisonha aquele gol feito no começo do segundo tempo quando o jogo estava zero a zero. Ai apareceu o Yuri Alberto desequilibrando a partida com o passe para o iluminado Dom Romero e o resto foi um passeio.Treinador ruim de serviço.