Jogos do Timão garantem crescimento de futebol na Globo
15 mil visualizações 68 comentários Reportar erro
Por Mayara Munhoz
O calendário do futebol no Brasil teve início no começo de fevereiro. Somente agora as competições estão chegando nas fases decisivas e de maior audiência do torcedor. Porém, mesmo assim, o futebol abriu o ano em alta na Rede Globo.
E o grande responsável por isso foi o Corinthians. A emissora exibiu quase todas as partidas do Timão aos domingos, pelo Paulista, e todas - com exceção de Danubio, que era exclusiva da Fox Sports - da Copa Libertadores.
No mês de fevereiro, as partidas de futebol exibidas pela emissora aos domingos à tarde, registraram uma média de 17,1 pontos. No ano passado, a média foi de 15,8 pontos. Cada ponto equivale a 67 mil domicílios na Grande São Paulo.
Com a ajuda do Corinthians, a emissora teve uma crescimento de cerca de 8% de audiência comparado ao ano passado. Os números se mantiveram em março, mais um mês em que várias partidas do Timão foram exibidas no canal aberto.
Em contrapartida, a Band sofreu uma queda. Em 2014, a média das partidas exibidas aos domingo de fevereiro foram de 5,7 pontos; nesse ano, só chegou a 4,3 pontos. O mesmo vale para as partidas de quarta-feira: de 5,5 para 3,7. É válido lembrar que a Band exibiu jogos de São Paulo, Palmeiras e Santos em horários "concorrentes" ao do Corinthians, na Globo, e perdeu em todas as vezes.
Aproveitando as boas audiências, a TV Globo irá exibir a decisão das quartas do Timão contra a Ponte Preta, nesse sábado, às 16h20.
Estreia na quarta
O jogo contra o XV de Piracicaba foi exibido ao vivo na Globo e marcou a "estreia" do Corinthians nos jogos de quarta, pelo Paulistão, na emissora. Mesmo exibindo quase todos os jogos do alvinegro, as partidas só tinham sido transmitidas aos domingos.
E os números foram positivos. Mesmo com o time já classificado e todo reserva, a partida atingiu a média de 20 pontos na emissora carioca. Com exceção dos clássicos, essa foi a maior audiência do Campeonato Paulista até o momento.
Aliás, foi em uma quarta-feira também que a Globo registrou a sua maior audiência com futebol em 2015: a partida entre Corinthians e São Paulo, pela Copa Libertadores, chegou a 33 pontos de média.