Confira nove curiosidades sobre o volante Maycon, novo reforço do Corinthians

29 mil visualizações 116 comentários

O Corinthians acertou o retorno do volante Maycon ao clube. Depois do Shakhtar Donetsk informar a liberação na manhã desta quinta-feira, o Timão oficializou a contratação durante a tarde. O atleta chega por empréstimo válido até o final de 2022 - veja acima um vídeo com as reações da redação do Meu Timão sobre o novo reforço.

Após quatro anos de sua despedida do Corinthians, Maycon retorna para sua segunda passagem no clube que o revelou como jogador profissional aos 24 anos de idade. Por isso, o Meu Timão separou algumas curiosidades sobre o novo reforço do Corinthians para a temporada. Veja abaixo!

1. Nascido em berço corinthiano

Cria das categorias de base do Corinthians, a relação entre Maycon e o clube tem semelhanças que vêm de berço. O volante do Timão nasceu no bairro de Itaquera, reduto alvinegro e onde fica localizada a Neo Química Arena desde 2014.

Apesar disso, o Timão não foi o primeiro clube da vida de Maycon. O jogador iniciou sua trajetória no Clube dos 30, depois passou um ano na Portuguesa, até que chegou à base do Corinthians em 2009. Naquela temporada, o time profissional tinha ninguém menos do que Ronaldo Fenômeno no elenco.

2. Autor de gol de título

Maycon foi o herói do título do Corinthians na Copa São Paulo de Futebol Júnior em 2015. A final foi disputada entre Corinthians e Botafogo-SP, no Pacaembu. O corinthiano recebeu uma bola pelo lado esquerdo e arriscou um belo chute em direção ao gol.

O goleiro Talles, da equipe adversária, tentou espalmar, mas não estava com a mão firme e acabou falhando no lance. Assim, a bola entrou no gol e Maycon garantiu o nono título da Copinha para o clube.

Veja o vídeo abaixo!

3. Empréstimo

Em julho de 2016, Maycon acabou sendo emprestado pelo Corinthians para a Ponte Preta até o final daquela temporada. O volante já era considerado um dos atletas mais promissores do clube, mas não tinha tido muito espaço no elenco titular.

O jogador, na época com 18 anos de idade, foi ao time de Campinas para ganhar rodagem. Na Ponte Preta, Maycon disputou 16 partidas, marcou dois gols e contribuiu com uma assistência.

4. Pênalti em Dérbi

Em seu último ano com a camisa do Corinthians, Maycon conquistou o Paulistão 2018 com a equipe do Parque São Jorge. A grande decisão foi disputada contra o Palmeiras.

No jogo de ida, o Timão acabou derrotado por 1 a 0 dentro da Neo Química Arena. Assim, a equipe precisava reverter o placar para sair do Allianz Parque com o título. Logo com dois minutos de partida, Mateus Vital fez uma boa jogada pelo lado esquerdo e deixou Rodriguinho em condições para igualar o marcador.

Na segunda etapa, o Dérbi contou com uma polêmica que abasteceu os noticiários esportivos. Aos 26 minutos, Ralf desarmou Dudu na grande área e o árbitro marcou pênalti. Após reclamação do elenco alvinegro, a arbitragem acabou voltando atrás na marcação e gerou uma grande confusão. A partida ficou parada por sete minutos.

Dessa forma, o decisão foi feita nas cobranças de pênalti. Com torcida única, o Timão precisou contar com o brilho de Cássio - que defendeu as cobranças de Dudu e Lucas Lima. Mas do lado alvinegro, Maycon foi o último a converter a batida e silenciou o estádio do rival.

Reveja o momento abaixo!

5. Números em Dérbis

Contra o maior rival do Corinthians, inclusive, Maycon tem um ótimo retrospecto. Desde que chegou ao time principal do Timão, foram nove Dérbis - em seis, o Corinthians saiu vitorioso.

O primeiro Dérbi disputado por Maycon foi pelo Paulistão de 2016. Na ocasião, o rival mandou o jogo no Pacaembu, e o Corinthians conheceu uma derrota por 1 a 0. Foi a partir deste clássico que as torcidas passaram a ser únicas em São Paulo.

A primeira vitória de Maycon em um Dérbi foi em seu terceiro clássico disputado. No Paulistão de 2017, sob o comando de Fábio Carille, na Neo Química Arena, o Corinthians venceu o rival por 1 a 0. O gol da vitória foi marcado por Jô.

Foi neste clássico, inclusive, que o volante Gabriel foi "confundido" com Maycon e acabou expulso - Gabriel recebeu o segundo cartão amarelo após uma falta cometida pelo companheiro de equipe. A confusão da arbitragem rendeu brincadeiras do Corinthians nas redes sociais.

Jogos do Corinthians contra o Palmeiras com Maycon

  • Corinthians 1 x 0 Palmeiras - 13/05/2018 - Brasileiro 2018
  • Palmeiras 0 x 1 Corinthians - 08/04/2018 - Paulista 2018
  • Corinthians 0 x 1 Palmeiras - 31/03/2018 - Paulista 2018
  • Corinthians 2 x 0 Palmeiras - 24/02/2018 - Paulista 2018
  • Corinthians 3 x 2 Palmeiras - 05/11/2017 - Brasileirão 2017
  • Palmeiras 0 x 2 Corinthians - 12/07/2017 - Brasileirão 2017
  • Corinthians 1 x 0 Palmeiras - 22/02/2017 - Paulista 2017
  • Palmeiras 1 x 0 Corinthians - 12/06/2016 - Brasileirão 2016
  • Palmeiras 1 x 0 Corinthians - 03/04/2016 - Paulista 2016

6. Gol do Maycon? Sem derrota pro Timão

Em sua primeira passagem pelo Corinthians, o volante Maycon marcou oito gols. Em todas as ocasiões que o jogador balançou as redes, o Corinthians não sofreu uma derrota sequer. São cinco vitórias e três empates com gols do jogador.

Gols de Maycon pelo Corinthians

  • Corinthians 3 x 1 Vitória - Copa do Brasil 2018
  • Corinthians 2 x 0 Red Bull Bragantino - Paulista 2018
  • Corinthians 1 x 1 Racing Club - Copa Sul-Americana 2017
  • Vasco da Gama 2 x 5 Corinthians - Brasileirão 2017
  • Corinthians 1 x 1 Internacional - Copa do Brasil 2017
  • Corinthians 1 x 1 Red Bull Brasil - Paulista 2017
  • Mirassol 2 x 3 Corinthians - Paulista 2017
  • Botafogo-SP 0 x 3 Corinthians - Paulista 2016

7. Desempenho na Shakhtar Donetsk

Depois de três anos no Corinthians, Maycon deixou o Brasil rumo à Ucrânia para defender o Shakhtar Donetsk. Pela equipe europeia, o volante disputou 98 partidas, marcou oito gols e contribuiu com nove assistências.

Pelo Shakhtar, Maycon foi campeão ucraniano em duas oportunidades. Além disso, o jogador também esteve presente nas conquistas da Taça da Ucrânia e da Supertaça da Ucrânia.

8. Recuperação no CT Joaquim Grava

Em 2019, Maycon retornou ao Corinthians. Mas não para defender o clube do Parque São Jorge. Na ocasião, o jogador havia sofrido uma lesão e veio ao CT Joaquim Grava para tratar o joelho.

O volante precisou refazer uma cirurgia ligamentar, além de passar por uma recuperação no menisco. Os fisioterapeutas do Corinthians abriram espaço para que o volante viesse tratar a lesão.

9. Fuga da Guerra da Ucrânia com a família

O retorno de Maycon ao Corinthians em 2022 aconteceu por uma situação desagradável. Após a invasão russa à Ucrânia, os jogadores foram liberados para assinar contratos de empréstimo até o meio do ano - o Timão negociou o empréstimo de Maycon até o fim da temporada.

A Guerra da Ucrânia chegou ao seu 36º dia nesta quinta-feira. Há cerca de um mês, Maycon, Pedrinho e outros brasileiros que residem no país conseguiram finalmente fugir do local. Os jogadores receberam ajuda de Júnior Moraes, hoje atleta do Corinthians e que é naturalizado ucraniano.

Maycon morava na Ucrânia com sua esposa Lyarah e seus dois filhos, Asafe Lucca e Zyon. No momento em que a invasão começou, os sogros do jogador estavam no país. O jogador, sua família e outros brasileiros ficaram no bunker de um hotel em Kiev, onde chegaram a enfrentar escassez de comida, antes de conseguirem pegar um trem para fugir do país.

Notícias relacionadas
Notícias relacionadas
Corinthians anuncia oficialmente a contratação de Maycon Corinthians anuncia oficialmente a contratação de Maycon

Veja mais em: Maycon e Contratações do Corinthians.

Veja Mais:

  • Corinthians encerrou a preparação para enfrentar o Boca Juniors

    Corinthians tem João Victor em campo no último treino antes do Boca Juniors; veja possível time

    ver detalhes
  • Em relação ao pagamento do acordo com a Caixa, o Corinthians iniciará a quitação dos juros em 2023 e, a partir de 2025, será a vez da amortização do principal (parcelas anuais).

    Arena: Conselho Deliberativo do Corinthians segue o CORI e também aprova acordo com a Caixa

    ver detalhes
  • Raul Gustavo foi procurado pelo Milan

    Corinthians recebe sondagem de clube italiano por Raul Gustavo

    ver detalhes
  • Bruno Méndez foi inscrito pelo Corinthians para a segunda fase da Libertadores

    Corinthians confirma mudanças na lista de inscritos para a fase de playoffs da Libertadores

    ver detalhes
  • Lucas Piton tem contrato até 31 de dezembro de 2024 e, até a sua última renovação, o Corinthians era dono de 100% dos seus direitos econômicos

    Corinthians recebe proposta oficial de clube italiano por Lucas Piton; diretoria já enviou resposta

    ver detalhes
  • Gustavo Mantuan tem seis gols em 40 jogos pelo profissional do Corinthians

    Corinthians acerta renovação de contrato de Gustavo Mantuan antes de empréstimo ao Zenit

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia:

x