Venha fazer parte da KTO
x

Ex-Corinthians avalia trabalho de Luxemburgo e enaltece trato com a base

8.8 mil visualizações 40 comentários Reportar erro

Por Meu Timão

Luxemburgo foi elogiado pelo trabalho que tem feito com os jogadores da base do Corinthians

Jhony Inácio/Meu Timão

Desde que Luxemburgo assumiu o Corinthians, no início de maio, tem se notado um maior uso de jogadores oriundos das categorias de base do clube. Com isso, o elenco alvinegro tem se rejuvenescido e o clube passou a ter opções viáveis sem ter que ir ao mercado. Essa mudança de postura chamou atenção de Gustavo Henrique, o Gustagol, centroavante que vestiu o manto do Timão por três anos.

Atualmente no Jeonbuk Motors, da Coreia do Sul, o atacante revelou que ainda acompanha o Corinthians, mesmo que a distância. Na sua visão, o trabalho de Luxemburgo apresenta saldo positivo muito por causa dessa maior atenção à base.

"Avaliando de longe, o trabalho do Luxemburgo está sendo muito bom. Se você for ver o todo, ele está dando muito espaço para os garotos da base, coisa que dificilmente você via algum treinador do Corinthians fazer, ter essa personalidade de botar os garotos para jogar", iniciou Gustavo em entrevista à ESPN.

"A base do Corinthians sempre teve meninos bons de bola, só que faltava um treinador de pulso firme e coragem para colocá-los para jogar. E o Luxemburgo vem fazendo isso daí, vem dando coragem para os moleques e os deixando à vontade. Os mais velhos também dá para ver que têm dado esse suporte para os garotos, que quando estão subindo, quando jogarem, se sentirem à vontade e desenvolverem um bom trabalho para ajudar o Corinthians", complementou em seguida.

Desde que Luxemburgo assumiu a equipe, ele tem testado diversos jovens. Com a chegada do treinador, Murillo e Gabriel Moscardo assumiram a titularidade do plantel alvinegro. Wesley, Guilherme Biro e Matheus Araújo também têm conquistado mais minutos com o técnico.

A Sul-Americana tem sido o laboratório do "pofexô", já que jogadores tidos como reservas disputam o torneio. Na classificação sobre o Universitario, do Peru, cinco titulares surgiram da base do Corinthians e outros cinco entraram no decorrer do segundo tempo. Gustagol valorizou esses testes citando como Luxemburgo se relaciona com os jogadores mais jovens, com o perfil "paizão".

"Sim, ajuda muito (perfil 'paizão' do Luxemburgo), deixar os garotos mais à vontade, porque não é fácil. Eu lembro que, quando eu cheguei no Corinthians em 2016, eu jogava no Criciúma, acho que a capacidade do estádio era 20 mil, e na época colocavam 10, 5 mil e o estádio parecia que estava lotado. Quando eu cheguei (no Corinthians) peguei 30 mil, com duas semanas estava jogando um clássico. É totalmente diferente, não é fácil (risos)", explicou citando seu próprio caso.

Gustavo foi contratado pelo Corinthians em 2016 após se destacar pelo Criciúma. Chegou assumindo a camisa 9, mas não conseguiu se destacar, sendo emprestado para Bahia e Fortaleza, em 2017 e 2018, respectivamente. Terminando sua passagem pelo futebol nordestino, retornou ao Parque São Jorge em 2019, permanecendo até 2020, quando foi emprestado ao Internacional e depois vendido à equipe sul-coreana. O atacante apontou como Cássio e Fagner o ajudaram durante sua passagem.

"Ele (Cássio) e o Fagner conversavam para continuar mantendo a cabeça boa porque, por mais que a gente esteja em time grande, as coisas vêm muito fácil. Se tratando de Corinthians, quando você está em uma fase boa as coisas vêm fácil, então que era para eu continuar o que vinha fazendo, trabalhar me dedicando no dia a dia e nos jogos, que as coisas iriam acontecer. E não me deixar deslumbrar com a fama e com tudo o que vinha acontecendo porque isso poderia me atrapalhar", contou.

Nesses três anos de Corinthians, Gustavo somou 69 jogos, sendo 30 com titular. Marcou 15 gols e conquistou o Paulistão de 2019. Já soma mais de 100 partidas pelo Jeonbuk Motors e uma marca curiosa: o gol mais rápido da história do Campeonato Coreano. No fim de 2022, o centroavante balançou a rede adversária em apenas 11 segundos.

Veja mais em: Gustavo, Ex-jogadores do Corinthians, Vanderlei Luxemburgo e Base do Corinthians.

Veja Mais:

  • António Oliveira faz testes e monta Corinthians com novidades de olho no Fluminense

    António Oliveira faz testes e monta Corinthians com novidades para encarar o Fluminense; confira

    ver detalhes
  • Membros das torcidas organizadas do Corinthians se reuniram com elenco e diretoria do Corinthians no CT Joaquim Grava

    Veja temas discutidos na reunião no CT entre torcidas organizadas, elenco e técnico do Corinthians

    ver detalhes
  • Raniele foi o "garoto-propaganda" do ensaio

    Imagem da nova camisa do Corinthians vaza na internet; veja modelo

    ver detalhes
  • Corinthians supera o São José em jogo truncado e chega a segunda vitória na Liga Nacional de Futsal

    Corinthians supera o São José em jogo truncado e chega à segunda vitória na Liga Nacional de Futsal

    ver detalhes
  • Claudinei Alves (à direita da foto, de camisa azul) reforçou a vontade quanto à reativação do Sub-23

    Diretor do Corinthians sugere reativação do Sub-23 e explica condições para retomada

    ver detalhes
  • Rubens Gomes caminhando no CT Joaquim Grava, no começo deste ano; ele foi para o local nesta sexta-feira

    Rubão reaparece no CT do Corinthians em meio a 'fervura' nos bastidores

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: