x

Post de Jefferson no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Gosto muito do Andrés, mas infelizmente estou vendo o filme de 2007 repetir com a dupla Citadini/Dualibi, que ganharam títulos importantes para o clube, porém a parte administrativa foi um desastre, não diferente da atual, comandada por Andrés... O que mais incomoda o corinthiano é a mentira por cima de mentira da atual gestão, transparência andou longe!

em Bate-Papo da Torcida > Entendendo a dívida do Corinthians

Em resposta ao tópico:

Entendendo a dívida do Corinthians

Entender a evolução das dívidas dos clubes de futebol não é fácil. Nos últimos meses, a impressionante crise financeira e institucional do Cruzeiro, que culminou no rebaixamento do clube mineiro, ligou um sinal de alerta para as torcidas dos grandes clubes do Brasil.

Dentre eles, talvez o caso mais difícil de analisar seja o do nosso Corinthians. A gestão Andrés Sanchez, que nunca se notabilizou pela transparência (apesar de levar essa palavra no nome da chapa eleitoral), tornou o acesso a informações ainda mais difícil em 2019. Se em 2018 em divulgados balanços mensais, em 2019 apenas um balanço completo foi divulgado, ao fim do primeiro semestre. E o susto foi grande: déficit de cerca de R$90 milhões.

Como entender um déficit deste tamanho? A despesa com jogadores e pessoal é o carro chefe, com 113 milhões, o que resulta numa despesa mensal de cerca de 19 milhões mensais APENAS com a folha salarial e demais contratos. As despesas totais do futebol chegam a 34 milhões ao mês.

Tal cifra é absolutamente insustentável quando se considera que as receitas mensais sofreram redução em relação a 2018 devido à mudança nos contratos de televisão, que passaram a dividir o valor igualmente entre os clubes, com premiação por colocação no campeonato e pagamento por jogo transmitido. Com isso, as receitas no primeiro semestre, somados direitos de TV, patrocínios, Fiel Torcedor e vendas de jogadores, ficaram em cerca de 30 milhões ao mês.

Isso por si só já significaria o aumento do déficit em R$ 4 milhões ao mês, mas a situação se complica mais quando computadas as despesas financeiras (onde entra o pagamento das dívidas), que soma mais R$ 3,5 milhões ao mês. Recentemente o Corinthians teria feito um empréstimo milionário junto ao Banco BMG, e por melhores que sejam as condições de pagamento (talvez isso explique um contrato de patrocínio tão desfavorável com esse mesmo banco), a conta chega, e chega todo mês.

Além disso, temos os gastos com o clube social e modalidades amadoras, que custam quase R$ 4 milhões ao mês.

As justificativas da gestão Sanchez para esse quadro são pífias. Quando questionada pelo conselho deliberativo, a gestão culpou ao gasto com contratações, a ausência de vendas de jogadores e, PASMEM, o direcionamento da bilheteria ao pagamento da dívida da Arena. Como isso pode servir de desculpa quando todo e qualquer corinthiano sabe que o clube não pode contar com a renda de bilheteria até pagar o estádio?

O atual quadro demonstra que para evitar o colapso financeiro iminente, é necessária uma diminuição drástica dos gastos e do déficit financeiro. A dívida do clube saltou de R$ 460 milhões em 2018, segundo o Itaú BBVA, para cerca de R$ 700 milhões ao fim de 2019. É quase inacreditável. E o pagamento de contas de TV agora no fim do ano não serve para remediar a situação, pois o grosso dos direitos de transmissão e Pay-Per-View já foram recebidos.

Por outro lado, ajuda o fato de a comissão técnica de Thiago Nunes receber bem menos que a de Carille. Penso ainda que o bom desempenho do clube em modalidades como o Futsal e o Basquete, e sobretudo a temporada maravilhosa do Futebol Feminino, devem ser usadas pelo departamento de marketing para impulsionar receitas e recuperar os investimentos feitos.

Mas nada disso adianta se o clube não reduzir os gastos com salários, luvas, etc.(o que significa pouquíssimas contratações pontuais), se não fizer boas vendas (Pedrinho e Vital devem ser as soluções), e se a dívida do clube com os bancos não for solucionada. Além da pauta de direito a voto dos associados, que é fundamental, essas questões devem fazer parte das reivindicações da torcida.

Responder ao post do Jefferson

Réplicas desse post

Foto do perfil de Marcos

Marcos 7.973 posts

@marcosaa em 10/12/2019 às 17:12

Jefferson somente para contextualizar, o Citadini deixou a VP de futebol em 2004, em 2005 quando a MSI veio o Diretor de futebol passou a ser o nossa amado presidente (sim ele mesmo o AS) e ai começou a corrida para o buraco financeiro, não nos esqueçamos que com o afastamento do velhinho ladrão ele era o presidente nos meses anteriores ao rebaixamento, e no ano da queda a divida era de aproximadamente 90 milhões, hoje já estamos em 700 e crescendo (isso do clube de futebol, se somar os outros 700 do estádio então).

Lembro que no primeiro mandato ele falou que o SCCP seria logo um dos 10 maiores clubes do mundo, realmente em divida devemos estar no grupo dos 10 maiores com alguma folga.

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Avatar de Cristiano Oliveira

    Alguém ouviu falar isso do CT Joaquim Grava?

    Criado há 21 segundos por Cristiano Oliveira

    0respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Eduardo da Silva

    CazéTV - Esta ruim a transmissão?

    Última resposta há 28 segundos por Manoel Corinthians

    14respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Marcio Serrão

    Timão 1957

    Última resposta há 1 minuto por Gilmar Fubá

    17respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Arthur Kurai

    Na opinião de vocês, o Neymar vai dar?

    Última resposta há 2 minutos por Henrique Vieira Grandisoli

    1resposta

    acessar o tópico
  • Avatar de Yakov Grs

    Qual é a solução do Corinthians? Opine Parlamento do Meu Timão!

    Última resposta há 2 minutos por Manoel Corinthians

    16respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de marselo

    Informação interessante

    Última resposta há 2 minutos por Gustavo Vaz

    8respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de B R C

    Memphis conta a história do Corinthians para os jogadores da Holanda

    Última resposta há 2 minutos por Flavio Borges

    9respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Manoel Corinthians

    Os japoneses estão confiantes que vão atropelar o Brasil

    Última resposta há 3 minutos por Manoel Corinthians

    8respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Arthur Kurai

    Sou japonês, mas vou torcer para o Brasil

    Última resposta há 4 minutos por Arthur Kurai

    18respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de João Carlos Correia

    Brasil ou Corinthians? A menininha sabe o que quer!

    Última resposta há 6 minutos por Pedro Machado

    5respostas

    acessar o tópico