Mauro Toledo
Olá... Amigos!
No produto futebol, direcionar verbas para o clube de maior torcida não significa 'melhor retorno'. Digo com conhecimento de causa que entre os grandes clubes do Brasil, a marca 'Flamengo' é apenas a quarta. Numa escala de potencial mercadológico temos Corinthians, Palmeiras e São Paulo, sendo que a marca Corinthians é uma das mais rentáveis do mundo. E são os números que confirmam isso. Infelizmente temos um potencial de mercado que mesmo em momentos de maior brilho do clube não foi corretamente trabalhado!
Um caso que fugiu a regra foi a presença de 'Ronaldo Fenômeno' no clube, que com poucas ações de marketing, gerou um patrimônio importante para o nós, o Centro de Treinamento Joaquim Grava!
Um caso que nos aflige, Arena Corinthians, é em proporções de público, a mais rentável do Brasil, o que não justifica esse imbróglio referente a dívida, que seguramente poderia já ter sido sanada!
Quanto a Amazon, o maior público consumidor da empresa na América latina, está em São Paulo, mas alguém no Corinthians pensou em oferecer a empresa uma parceria mercadológica... Não!
Abraços!
em Bate-Papo da Torcida > O que o possível patrocínio da Amazon com o Flamengo tem a ver com o...
Em resposta ao tópico:
Eu estou vendo muita gente achar estranho esse valor que surgiu na mídia, de R$ 38 milhões pelo patrocínio master dos caras.
Além disso, muita gente tá aproveitando pra falar mal (com razão) do nosso patrocínio com a BMG.
Mas vamos ver uma coisa...
A Amazon é uma das empresas mais ricas do mundo, e começou a operar aqui no Brasil a pouco tempo. Além disso, é uma das maiores interessadas na possível privatização dos Correios.
E o Flamengo é o time que tem mais destaque na mídia por motivos bons, e tem uma administração que passa confiança para o mercado.
Eu não consigo nem ficar com raiva dos caras. Trabalho bem feito tem que ser recompensado mesmo.
Mas o que isso tem a ver com a gente?
Bom, aparecer na mídia é essencial pra ter melhores patrocínios.
E nenhum clube brasileiro chegou a ter tanto destaque quanto a gente nos últimos anos.
Primeiro com o Ronaldo. E esse momento foi muito bem aproveitado.
E depois com os títulos da Libertadores e do mundial. Dessa vez não foi bem aproveitado.
Depois do mundial, não teve um ano de grande destaque na mídia até agora (quero dizer um destaque além do normal para o nível Corinthians).
E pior do que isso, é que praticamente todos os últimos destaques que nós temos são negativos.
Eliminações, elenco tentando derrubar treinador, dívidas impagáveis com a receita, acordos suspeitos com a Caixa e a Odebretch sobre o pagamento da Arena, penhora da taça do mundial, dívida de marmitas, comissão de 30% para o empresário na venda do Jô...
Dá pra ficar alguns dias sobre todos os destaques negativos que estamos tendo ultimamente.
E manos, vamos ser sinceros.
Quem, além de um banco que sabe que vai ter muito lucro, vai querer associar o nome da sua marca com o clube nessa situação?
É claro que vão surgir algumas oportunidades, mas as maiores empresas vão procurar um clube que esteja em uma situação no mínimo decente.
E infelizmente a diretoria de bandidos já conseguiu tirar isso da gente.