x

Post de Alex no fórum "Mercado da bola" do Meu Timão

Traz o Zidane como trenador e o calitos Tevez pra Libertadores aí já era

em Mercado da bola > Quem é Paulo Fonseca? Conheça o estilo de jogo e a formação favorita...

Em resposta ao tópico:

Quem é Paulo Fonseca? Estilo de jogo e formação favorita

Muitos estão falando do Paulo Fonseca, técnico que fez um grande trabalho no Shakhtar (quase 75% de aproveitamento) mas que foi somente regular na Roma, com um aproveitamento de um pouco mais de 50% dos pontos.

Para ajudar:

Esquema favorito utilizado: 4 - 2 - 3 - 1

Paulo Fonseca joga principalmente nesse esquema de jogo, mas liberando os laterais, principalmente por usar como saída de bola a tática lavolpiana que é quando um jogador, mais comumente o 1 volante, faz uma linha de 3 na defesa na transição ofensiva, algo que todos vimos com o Barcelo do Guardiola. Esse foi um dos problemas do técnico na Roma, onde não encontrou um jogador que tivesse essa característica de ir para defesa e melhorar a saída de bola. Nesse esquema também, os zagueiros precisam ser rápidos para a recuperação de bola, porque fica um vazio muito grande atrás deles, então todo contra-ataque é perigoso. JV se adaptaria fácil, mas o Gil já não tem vigor físico para essa recuperação. Postei a imagem de como ele fazia isso na Roma.

Ainda na transição ofensiva, Paulo Fonseca joga com os pontas abertos, o que faz necessário que os jogadores do meio e mais centrais sejam construtores de jogada. Sem isso, fica lá os dois pontos panguando sem fazer nada. Renato Augusto, Giuliano (ou Paulinho), Cantillo (ou Du Queiroz) fariam bem esse papel. Em nenhum momento no Shakhtar ele usou um volante brucutu, sempre tendo jogadores mais leves e com melhor passe.

No ataque, existe a necessidade de um centroavante (lembrem que o Shakhtar tem jogadores rápidos e leves no meio e na ponta, mas também tem um atacante para reter a bola e puxar os zagueiros, permitindo que os pontas entrem em facão). Claro que aí seria necessário uma adaptação, contratação ou olhar a base.

Analisando, é um treinador acostumado com brasileiros e que encaixa com as peças presentes, cabendo a ausência do centroavante ser resolvido pela diretoria.

Responder ao post do Alex

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Avatar de Manoel Corinthians

    Botou o Rayan mas não botou o Endrick kkkk

    Última resposta há 32 segundos por Renato Jesus

    18respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Corinthians minha vida

    Corinthians não pode atrasar salários nessa etapa

    Última resposta há 39 segundos por Gervan Castelo do Nascimento

    16respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Marcio Serrão

    Timão 1989

    Última resposta há 41 segundos por Adriano Barbosa dos Santos

    11respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de SCCP FIEL

    Diretora da Fifa elogia nossa torcida; veja!

    Última resposta há 42 segundos por Lucas Motta

    6respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Magno Amoreira

    Miguel Moscardo

    Última resposta há 45 segundos por Roubalheira e Trambiques

    29respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Lcs

    "Pedrinho é melhor que esse Vinícius Junior"

    Última resposta há 1 minuto por Malles_Tagno

    17respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Maria Luiza Carvalho Verificado

    Como o Corinthians se sairia na Copa do Mundo?

    Última resposta há 1 minuto por Marcelo DB

    48respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Bruno Vinicius

    Off Topic - Isso é uma vergonha

    Última resposta há 1 minuto por Falcão

    27respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Frederico Henriques

    Mbappe sobre bets

    Última resposta há 2 minutos por Anão Ramalho

    21respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Carlos Luis Filho

    Você conseguiria trabalhar bem sabendo que seu salário está atrasado e sem saber quando vai receber?

    Última resposta há 2 minutos por adilson cunha

    73respostas

    acessar o tópico