x

Post de Alex no fórum "Mercado da bola" do Meu Timão

Traz o Zidane como trenador e o calitos Tevez pra Libertadores aí já era

em Mercado da bola > Quem é Paulo Fonseca? Conheça o estilo de jogo e a formação favorita...

Em resposta ao tópico:

Quem é Paulo Fonseca? Estilo de jogo e formação favorita

Muitos estão falando do Paulo Fonseca, técnico que fez um grande trabalho no Shakhtar (quase 75% de aproveitamento) mas que foi somente regular na Roma, com um aproveitamento de um pouco mais de 50% dos pontos.

Para ajudar:

Esquema favorito utilizado: 4 - 2 - 3 - 1

Paulo Fonseca joga principalmente nesse esquema de jogo, mas liberando os laterais, principalmente por usar como saída de bola a tática lavolpiana que é quando um jogador, mais comumente o 1 volante, faz uma linha de 3 na defesa na transição ofensiva, algo que todos vimos com o Barcelo do Guardiola. Esse foi um dos problemas do técnico na Roma, onde não encontrou um jogador que tivesse essa característica de ir para defesa e melhorar a saída de bola. Nesse esquema também, os zagueiros precisam ser rápidos para a recuperação de bola, porque fica um vazio muito grande atrás deles, então todo contra-ataque é perigoso. JV se adaptaria fácil, mas o Gil já não tem vigor físico para essa recuperação. Postei a imagem de como ele fazia isso na Roma.

Ainda na transição ofensiva, Paulo Fonseca joga com os pontas abertos, o que faz necessário que os jogadores do meio e mais centrais sejam construtores de jogada. Sem isso, fica lá os dois pontos panguando sem fazer nada. Renato Augusto, Giuliano (ou Paulinho), Cantillo (ou Du Queiroz) fariam bem esse papel. Em nenhum momento no Shakhtar ele usou um volante brucutu, sempre tendo jogadores mais leves e com melhor passe.

No ataque, existe a necessidade de um centroavante (lembrem que o Shakhtar tem jogadores rápidos e leves no meio e na ponta, mas também tem um atacante para reter a bola e puxar os zagueiros, permitindo que os pontas entrem em facão). Claro que aí seria necessário uma adaptação, contratação ou olhar a base.

Analisando, é um treinador acostumado com brasileiros e que encaixa com as peças presentes, cabendo a ausência do centroavante ser resolvido pela diretoria.

Responder ao post do Alex

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Tópico Lendário
    Avatar de Frederico Chaves Tevez

    Corinthians recebe mais um transfer ban e amplia crise financeira

    Última resposta há 50 segundos por Antônio Morales

    91respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Danilo Daiane

    Falido!

    Criado há 2 minutos por Danilo Daiane

    0respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de André Luiz Borges dos Santos

    ENQUETE: Se o Corinthians falir?

    Última resposta há 2 minutos por Juan Sebastian veron

    1voto

    acessar o tópico
  • Avatar de Mago da fiel

    Gaviões divulgando Bets

    Última resposta há 2 minutos por Mariano Yakin

    5respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Felipe Costa

    O que vocês acham de quem não nasceu em São Paulo e torce para o Corinthians?

    Última resposta há 3 minutos por Antônio Morales

    118respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Yakov Grs

    Melhor vender todos os jogadores!

    Criado há 3 minutos por Yakov Grs

    0respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Danilo Rondinelli

    Agora acabou de verdadade...

    Última resposta há 4 minutos por André Silva Novais

    7respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Cesar Neves

    Santos consulta o Corinthians por André Ramalho, e João Paulo entra no radar do Timão

    Última resposta há 4 minutos por Memphis Sempay

    6respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Fala Timao

    Acordei hoje com 35 negativações kkkkkkk

    Última resposta há 5 minutos por Antônio Morales

    3respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Joao Bobao

    Pq o flamenguista é assim? Eles acham que tem estádio

    Última resposta há 5 minutos por Juan Sebastian veron

    4respostas

    acessar o tópico