x

Post de Jean no fórum "Mercado da bola" do Meu Timão

Wesley Melo, e qual a projeção do endividamento ao final da gestão? Entendo que esse aumento não é considerável e que no caso está estagnado, o que é normal, num primeiro processo pra estancar a dívida.

Mas e nesse segundo processo, qual projeção dessa queda do endividamento?

Precisamos de medidas para começar a cair isso. Se for ter que ter menos contratações devido a isso, corte de outras coisas, precisa ser feito, o Corinthians não pode ficar com uma dívida gigante dessa.

em Mercado da bola > Endividamento do SCCP em 2022 - Adicionando informações sobre a...

Em resposta ao tópico:

Olá, Fiel que interage nesse portal!

Aqui é Wesley Melo, Diretor Financeiro do Corinthians.

Também sou leitor do Meu Timão e do Vessoni. E se me permitem, gostaria de adicionar alguns comentários e informações aqui sobre a matéria divulgada nesta quinta-feira.

Nosso clube vem melhorando as condições financeiras de forma contínua. Os resultados que apresentamos ao Conselheiro Deliberativo na noite de 14/12/2022 demonstram isto. Resultados que foram aprovados por unanimidade em todos os poderes do clube: Conselho Fiscal, CORI e CD. E isto não se deve a questões políticas de situação/oposição. Isto é demonstração clara de que temos voto de confiança dos poderes importantes que representam a Fiel dentro do nosso clube.

Pelo segundo ano consecutivo vamos ter superávit, depois de anos de déficts significativos. Em 2021 o superávit foi de R$ 5,7 milhões. E para 2022, estamos prevendo fechar em R$ 12 milhões.

Existe um indicador muito importante que é o Superávit Operacional. Equivalente ao EBITDA, muito usado por empresas de grande porte.

O Superávit Operacional em 2021 foi de R$ 134 milhões, e o previsto para fechar em 2022 é de R$ 180 milhões.

Infelizmente vivemos um período de juros muito elevados no Brasil. A taxa básica de juros (SELIC), que estava em 2% ao ano em 2020, hoje está em quase 14%. Percebam que crescimento agressivo. Isto nos gera uma despesa financeira muito elevada.

Mas mesmo com esses juros exorbitantes, conseguimos manter resultado final em superávit nos dois anos de gestão até o momento. Graças ao crescimento de receitas (R$ 503 milhões em 2021 e projetados R$ 766 milhões para 2022) e controle de custos.

O nosso endividamento está controlado. Sempre foi nosso planejamento 'estancar o crescimento da dívida'. Duilio sempre deixou claro 'que o nosso título nessa gestão seria pagar contas'.

O endividamento do clube em 2019 era de R$ 783 milhões. Em 2020 foi para R$ 949 milhões. Em 2021, R$ 912 milhões. E para este ano, projetamos R$ 949 milhões.

Percebam que não há grandes variações nesses patamares de endividamento desde final de 2020. E isto, mesmo considerando que fizemos investimentos importantes no nosso futebol para ter um time competitivo (que quase foi campeão da Copa do Brasil 2022), trazendo nomes de peso como Yuri Alberto, Fausto Vera, Balbuena e a comissão técnica portuguesa. Também considerando os juros elevadíssimos mencionados acima.

E um outro fator a ser considerado no endividamento, é a compra (assertiva até aqui) do Fausto Vera. Se não tivéssemos contratado o nosso guerreiro argentino do meio campo, esse endividamento seria menor. Mas tenham em mente que o Fausto pode ser vendido por um valor muito superior ao de aquisição. Portanto, além de retorno dentro de campo, também pode nos dar um bom retorno financeiro.

Essa gestão do Duilio será sempre transparente com a Fiel. Por isto afirmo que o nosso endividamento é sim preocupante. Mas, se mantivermos esse ritmo de crescentes superávits operacionais (que nada mais é que gastar sempre menos do que arrecada), muito em breve estaremos em situação muito melhor.

O jornada é longa, mas confiamos que estamos no caminho certo, transformando a mentalidade administrativa e financeira do nosso Coringão!

Espero ter contribuído para o debate dos senhores nesse fórum.

Abraços,

Wesley Melo

Responder ao post do Jean

Réplicas desse post

Foto do perfil de Wesley

Wesley 13 posts

@wesley-melo em 15/12/2022 às 22:48

Olá Jean! Tudo bem?
Difícil projetar o nosso enrocamento, pois depende de muitas variações que não temos controle.
Mas buscaremos atingir 200 milhões de superávit operacional em 2023. Dependendo do nível dos juros, a nossa dívida tende a cair.

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Tópico Lendário
    Avatar de Marco Antônio

    Primeiro clube paulista campeão da Copa do Brasil

    Última resposta há 7 segundos por Edmilson de oliveira

    38respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de QD+ Corinthians

    Alguém explica por favor? Minha ignorância não me deixa entender a entrevista do Paz

    Última resposta há 17 segundos por Thiago Augusto

    4respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Fernando diniz

    Corinthians anuncia casas Bahia como patrocinador

    Última resposta há 20 segundos por José Alves

    5respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de João Carlos Correia

    Mané, definitivamente, não é um "parça do Neymar"

    Última resposta há 28 segundos por Matheus

    15respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Alexandre Felipe Saulo

    Vitalício bom é vitalício?

    Última resposta há 33 segundos por Ezequiel Wailer

    15respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Roblox Neto

    Hoje tem gol do papai Cris 😜😜

    Última resposta há 45 segundos por Fábio Corinthiano

    8respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Matheus Assumpção

    Postura invejável do Atlético de Madrid

    Última resposta há 55 segundos por tio do sonho

    27respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de antonio carlos Batista

    Ralando

    Última resposta há 2 minutos por ROSANA RSN

    6respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Chato do Forum

    O Pessoal está descobrindo agora que os jogadores do Pep Guardiola são apenas Robôs

    Última resposta há 3 minutos por Bruno

    22respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de joao henrique

    ENQUETE: Pra você Haaland é craque?

    Última resposta há 3 minutos por kontratudo

    46votos

    acessar o tópico