Venha fazer parte da KTO
x

Post de Gabriel no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Apoiador

Lembro-me bem que lá nos anos 2000, e até o começo da década passada, o jeito mais fácil de irritar um são paulino era dizendo que a torcida deles era “afeminada”, bambi, etc… O tempo passou e rapidamente o que era aceito pela maioria como “brincadeira” ou uma provocação normal (apesar do óbvio teor preconceituoso) tornou-se algo muito mais relevante, sendo atualmente considerado crime, inclusive, segundo interpretação do stf.

Não à toa, os clubes passaram a fazer campanhas de conscientização e a mídia resolveu finalmente abraçar a causa.

Um movimento coordenado, por várias frentes, em busca de uma maior compreensão, por parte da sociedade, acerca da homofobia. Como já acontece, desde um bom tempo, em relação ao racismo e que vemos a falta que campanhas como essa fazem em outros países da América do Sul e Europa, onde jogadores e torcedores brasileiros são chamados de macacos, dentre outras coisas.

O Corinthians é o time do povo, tendo protagonismo na democratização do futebol desde os primórdios de sua história. Foi lutando pela inclusão de pobres operários, numa época em que o esporte era praticado apenas pela elite. Foi incluindo pessoas de todas as cores e origens em seus esquadrões, numa época em que muitos clubes proibiam pessoas pretas de jogarem. Foi se posicionando contra a ditadura e estimulando seus torcedores a votar na primeira eleição por voto popular desde o golpe militar. E mais recentemente, promovendo campanhas de conscientização em prol das mulheres no esporte, contra o racismo e contra a homofobia também.

O esporte tem um enorme poder de influência sobre a sociedade, por isso, deve servir como plataforma para a disseminação de ideias e debates. Mas, infelizmente, aquilo que é óbvio também precisa ser dito e reafirmado sempre que possível. Até porque, todos sabemos que respeitar o coleguinha é preceito básico para o convívio em sociedade. Se ninguém aqui compactua com o racismo, machismo, ou mesmo com insultos à fé alheia, por que deveria ser diferente em relação à homofobia? Não me parece crível que nossa torcida cante músicas dizendo que determinada raça é inferior… Ou que o time adversário x é pior por ser um time de mulher ou de praticante de religião y. Por que então insistir com os cantos homofóbicos? No que vai ajudar o time se você chamar os são paulinos de bich@? Tá querendo xingar os caras? Xingue. Tá querendo provocar o adversário? Temos várias músicas que fazem isso muito melhor do que “Vamos, Corinthians, dessas b1chas teremos que ganhar”. Não é possível que você que está lendo sinta a necessidade de gritar isso no estádio. Se for, procure tratamento.

Enfim, já passou da hora dessa variação tosca de uma música que era pra servir de incentivo ao Corinthians ser extinta.

O Corinthians, como um time de todos, deve sim se posicionar e defender seus torcedores lgbt, garantindo que eles encontrem um ambiente de liberdade e segurança na Arena.

O torcedor, como ser pensante dotado de mais de dois neurônios, deve entender que para além de prejudicar o time (financeiramente e até na pontuação do campeonato), ao entoar cânticos homofóbicos se está prestando um papel ridículo e reprovável, que não condiz mais com o que é aceito pela sociedade.

E se não aprendeu em casa, talvez, no estádio você seja obrigado a aprender. Porque eu duvido que o Corinthians vai aceitar passivamente que seus torcedores o prejudiquem dentro de sua própria casa. É questão de tempo para que a própria torcida se mobilize para impedir que novos episódios como esse ocorram.

No mais, o progresso é inevitável. Se quiser optar por viver um vida retrograda estará fadado ao fracasso (acompanhado de muita frustração).

em Bate-Papo da Torcida > Sobre a torcida entoar cantos homofóbicos

Responder ao post do Gabriel

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Tópico popular
    Avatar de Daiani Gomes

    A diretoria do Corinthians impôs duas condições para trazer gabigol

    Última resposta há 37 segundos por Peterson Martins

    26respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de B R C

    Jornal Nacional hoje só deu Corinthians!

    Última resposta há 55 segundos por Julia Posey

    32respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Jubileu Barriga

    Melhor resposta que vi no post da mina do Fagner na publicação da Janara

    Última resposta há 1 minuto por Leonardo Alves

    11respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Jubileu Barriga

    O Marcos em resposta no Instagram provando que o Cássio nunca amou o Corinthians

    Última resposta há 1 minuto por JOKER 1jz

    98respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Guilherme Henrique Zillig Raduan

    Novo capitão, esse sim!

    Última resposta há 2 minutos por Daniel Machado de Oliveira

    18respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Peterson Martins

    Cássio

    Última resposta há 2 minutos por Lorenzo Zagalli

    1resposta

    acessar o tópico
  • Avatar de Jp Barreto

    O último à sair apague a Luz

    Última resposta há 2 minutos por Monkey D. luffy

    1resposta

    acessar o tópico
  • Avatar de Walter Dias

    Busto do Cássio?

    Última resposta há 3 minutos por Korinthiano Maga

    9respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de nekk

    Kazim saiu mais Corinthiano que o Cássio

    Última resposta há 3 minutos por Cássio Ramos

    24respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Vô Lino

    Esposa de Fagner no Instagram

    Última resposta há 3 minutos por Henrique GC

    40respostas

    acessar o tópico