x

Post de Diogo no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Difícil dizer se abrir fundo imobiliário seria a solução pra pagarmos o estádio, olhando assim superficialmente. Agora se fosse pra.colocar dinheiro é só analisando dados concretos... Se é rentável msm... De início eu não investiria não...

em Bate-Papo da Torcida > Estratégia para quitar a Neo Química Arena!

Em resposta ao tópico:

É fato inegável que o Corinthians é o clube com a maior média de receita em jogos dentro de casa. Da mesma forma que é a maior torcida única no país e que a mais consome produtos do clube.

Mediante ao cenário de faturamento do clube em 2022, onde alavancamos a receita e foi mantido o patamar da dívida total na casa dos 900 milhões. Em meio ao cenário caótico, um ponto positivo na questão financeira foi a diminuição da dependência dos direitos de transmissão (2022 vs 2021), o que destaca que o Corinthians aumentou a capacidade de fazer dinheiro, e justamente esse aumento foi relacionado aos 'dias de jogo'.

Dado esse fato, assumo com total tranquilidade que a receita mais objetiva do Corinthians não apenas quitar a Neo Química Arena, mas utilizar de gatilho para alavancagem financeira e voltar a competir no mercado (sem a necessidade de ser SAF neste momento), é através dos Fundos Imobiliários.

Os famosos FIIs, são um tipo de fundo de investimento em que se aplica em empreendimentos imobiliários, como shoppings, hospitais e prédios comerciais ou ativos relacionados, e ao adquirir cotas desses FIIs você se torna um dos “donos” desse empreendimento, recebendo rendimentos mensais.

O que isso tem a ver com a Neo Química Arena? O nosso estádio se enquadra para poder abrir a solicitação de abertura de um Fundo Imobiliário. O caminho é: Pedir autorização para a CVM para a empresa administrar recursos. Entrar com o pedido na Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais) para aderir ao código de melhores práticas de mercado. Procurar um administrador e custodiante para o fundo (esse ponto é fundamental para ter êxito e poderíamos ter a XP como responsável) e por fim captar ou aportar o capital inicial.

Reparem que em destaque está a palavra 'captar' os recursos para a gestão do FII, e é exatamente nesse ponto onde o Time do Povo irá contribuir. Hoje o Corinthians é dono de 100% da Arena (com a empresa Neo Química pagando de 20 a 30 milhões por ano, durante 20 anos pela utilização do nome no espaço). Essa gestão centralizada nas mãos do Corinthians será fator determinante para equilibrarmos as questões financeiras.

Premissas:

- Estima-se que o valor Fundo de Investimento Imobiliário da Neo Química Arena tenha um valor aproximado de 4 bilhões (considerando terreno, infraestrutura e o nome Corinthians);

- A estratégia de venda de cerca de 40%, colocaria no mercado aproximadamente R$ 1.6 bilhões em cotas disponíveis da Neo Química Arena, já solucionaria a dívida atual da Arena, e abriria possibilidade de melhorias no espaço, como a construção de rampas de acesso, escadas rolantes e até a possibilidade da construção de um Hotel para equipes e torcida visitante (dinheiro gera dinheiro).

- A precificação (valor por cota) e definição da quantidade de cotas a serem negociadas, precisaremos do apoio da XP para primeiramente comprovar o valor do ativo e sua comercialização.

- Para operacionalizar e fazer ser rentável aos investidores, o clube poderia dar as opções de abatimento no valor do Fiel Torcedor (% de dividend yield) ou como pagamento de dividendos (como normalmente acontece).

Marketing:

- Retornar com a utilização de 'A Casa do Povo', onde além de maior participação dos torcedores (especialmente aos que não estão na região Sudeste), conseguimos fazê-los com que sintam-se mais próximos do clube;

- Atrair investidores de mercado, onde se investiriam em um espaço com alto potencial de retorno financeiro (cálculos a serem efetuados com rentabilidade a partir de 0.8% ao mês);

- Proporcionar benefícios a partir da classificação (R$) dos investidores, como tour na Arena, eventos, desconto nos ingressos dos setores oeste, entre outras estratégias;

- Possibilidade de abertura de franquias de alimentação no estacionamento do estádio ou no terreno vago atrás da arquibancada Sul.

Alavancagem Financeira:

- Essa injeção de dinheiro nos cofres da empresa que administra a Arena, seria suficiente para deixar o redor totalmente modernizado, com dívidas quitadas e espaço 100% acessível (o que hoje não acontece);

- Geração de novos postos de trabalhos para a região da Zona Leste (devido aos empreendimentos do clube ao redor);

- Separação parcial das receitas do fundo da Arena vs receitas do futebol (definição do período, percentual e cláusulas definidas mediante contrato), garantindo que o espaço seja sustentável e com retorno financeiro aos investidores.

Sendo assim, com a Neo Química Arena quitada, abre-se possibilidades para um leque de possibilidades, patrocínios e negociações mais robustas para o espaço e para o clube, visto que a situação financeira estará equalizada. É um processo simples? Óbvio que não, mas que é totalmente plausível devido ao tamanho do clube e estrutura do espaço onde está situado o nosso estádio, e por ter o nome de uma 'empresa' como investidor principal, não criaríamos atrito com a Neo Química em questões a cláusulas de contrato, referente a utilização do nome no estádio.

E aí, o que acham, Fiel? Você compraria uma cota de FII da Neo Química Arena?

Um abraço, e vai Corinthians! @brunno_nogueiraa

Responder ao post do Diogo

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Tópico Lendário
    Avatar de Felipe Almeida Dalbem

    Papéis invertidos, gratidão para (de) quem?

    Última resposta há 17 segundos por Edson Mancha

    54respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Sócrates Louco

    Olha que Seleção!

    Criado em 22 segundos por Sócrates Louco

    0respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Leeo Skaf

    Estão felizes agora?

    Última resposta há 24 segundos por Monkey D. luffy

    192respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Vinícius Grande

    Carille seria uma boa?

    Última resposta há 32 segundos por Neto Fiel

    33respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Frank Oliveira

    Atacante Bolasie do Criciúma...

    Última resposta há 41 segundos por Dwight Schrute

    8respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Thiago Rodrigo

    Cássio faz tempestade em um copo d'água!

    Última resposta há 47 segundos por Reginaldo Domingues

    38respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Lino Malta

    Receita recorde na casa de 1 bilhão, a dívida não diminuiu nada, mas o Cori...

    Criado em 7 minutos por Lino Malta

    0respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Safio Corinthians

    Como a torcida se comportou com o Cássio no banco em 2016?

    Última resposta há 49 segundos por Jose Roberto

    62respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Yuri Andrade

    Pra nossa sorte ainda tem times piores no campeonato!

    Última resposta há 1 minuto por Gustavo de Oliveira da Silva

    7respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Leonardo Fernando

    Tá na hora de aceitar que Antônio Oliveira vai ser demitido e ir atrás do Pedro Martins e tal

    Última resposta há 1 minuto por Alessander De Oliveira Alves

    5respostas

    acessar o tópico