Fernando Engler
Todo mundo sabe que a Nike é a marca esportiva mais valiosa do planeta, patrocinadora da seleção brasileira e (guardem bem esse detalhe) do Barcelona, etc...
Corinthians é a marca mais valiosa da América Latina, e o contrato com essa fornecedora de material esportivo não faz jus ao que realmente representa a grandeza do clube em termos de exposição, venda e etc...
O contrato prevê cerca de 30 milhões anuais e que findaria em 2025, mas em 2017 houve uma renovação até 2029, sendo que não existe ou existiu na época um adendo contratual reajustado o valor do patrocínio, o sendo que no ano da renovação, o clube recebeu cerca de 25 milhões a título de luva pela assinatura.
Entre outras cláusulas do contrato que não seriam nada benéficas ao clube e até a terceiros detentor do direito de usar a marca Corinthians.
Independente de clube A ou B ganhar mais ou menos que o Corinthians, Augusto Melo tem que ver o que irá ser melhor para a instituição no qual ele preside, nada está acima dos interesses Corinthiano, assim como no início do meu tópico, o Barcelona simplesmente vai rescindir o contrato com a Nike a fim de resguardar os interesses do clube.
Joan Laporta que preside a instituição catalã, afirmou em entrevista que a empresa norte-americana descumpriu cláusulas do contrato que iria até 2028, e disse ainda:
'Estamos abertos a tudo, mas não podemos ter um contrato muito inferior ao que o mercado paga. É nossa responsabilidade como dirigentes executivos do clube garantir o melhor contrato”
Palavras do presidente do Barcelona exemplifica a decisão de que o interesse em ter um melhor contrato com a Nike, e a mesma não fez esforços suficientes para tal, na visão de Laporta.
No caso do Corinthians, acho que não houve descumprimento por parte da patrocinadora, Augusto Melo tem que renovar por um aumento substancial e retirar outras cláusulas esdrúxulas existentes.
Caso não queira reajustar, a empresa norte-americana em acordo com o clube, encerra-se o contrato (acordo vai até o fim deste anos, mas existe uma cláusula de renovação automática que renovaria o contrato de 2025 a 2029, caso não tenha um acordopara o distrato) e cada um segue seu caminho.
O que não pode ficar com um contrato defasado, só visando o interesse da Nike e deixar o interesse do clube relegado a um plano secundário.
Pois existem outras marcas que gostaria de patrocinar o clube e pagando bem mais, e essa decisão está nas mãos de Augusto Melo e sua equipe.
Seja qual a decisão, o importante sempre será o bem do Corinthians!
em Bate-Papo da Torcida > Nike e Corinthians, uma parceria que esta por terminar?