Rodrigo Alves
Se as pessoas parassem para debater os problemas com a profundidade necessária, ao invés de ficar nesse circo que virou o Brasil de guerra de narrativas, metade dos nossos problemas seriam resolvidos.
Mas ao invés disso, vamos ficar aqui brigando entre si enquanto que os verdadeiros culpados nem propostas precisam fazer, pq a culpa é sempre do outro lado. Nunca foi tão fácil ser político.
em Bate-Papo da Torcida > OFF - Ignorância maldita
Em resposta ao tópico:
Sim, pessoal. Temos uma sicda de problemas no Brasil, causados por políticas pífias ao longo da nossa história. Mas que tal deixarmos a ignorância de lado e discutirmos com inteligência, já que vocês amam política por aqui?
O dólar está disparado e como muitos aqui, também sou diretamente prejudicado.
Mas de quem é a culpa? Da esquerda? Da direita?
Essa polarização, esse entendimento que existe um lado perverso e um lado bonzinho é tão limitado, quanto ingênuo. Fosse assim, todo país governado pela esquerda amargaria na miséria e os pela direita se deleitariam de suas boas condições e isso está looonge de acontecer. Ou a nossa vizinha Argentina não está com 200% de inflação acumulada em 12 meses?
Em janeiro de 2019, início do governo bolsonaro, o dólar era cotado a R$ 3,87. Em dezembro de 2020, com quase 2 anos de governo, o valor chegou a 5,87. Um aumento de 2 reais.
Ah, mas teve a pandemia e o dólar valorizou no mundo todo. Sim, é verdade. Mas mesmo assim, o real foi a moeda que mais desvalorizou na época. Não foi só a pandemia.
O real se desvaloriza e vai continuar a se desvalorizar ano após ano, independentemente do governo ser de direita ou esquerda e isso se deve a vários motivos.
É a moeda utilizada no mundo para negociações internacionais. É a moeda oficial da economia mais forte do mundo, onde a a inflação historicamente é muito menor que a brasileira.
Para se ter uma ideia, desde janeiro de 1995, tivemos uma inflação acumulada de 592,24%. Ou seja, para se comprar a mesma coisa que R$ 100,00 comprariam, seriam necessários hoje R$ 692,24.
Em um paralelo com o Dólar para o mesmo período, tivemos uma inflação de 107.1%. Ou seja, para se comprar a mesma coisa que $ 100,00 comprariam, seriam necessários hoje R$ 207.13.
Meus amigos, vamos estudar um pouco de história do Brasil, principalmente o que aconteceu durante os governos militares e pós redemocratização. Na verdade, o que aconteceu na grande maioria dos governos da América Latina.
Novamente, é óbvio que o governo PT contribuiu e muito para muito do que vivemos hoje. Mas como todo governo, teve erros e acertos. Limitar o seu pensamento a essa dicotomia é tudo que os políticos querem para te manipular, para não ter que aprofundar o debate e de fato resolver os problemas.