x

Post de Rodrigo no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Se as pessoas parassem para debater os problemas com a profundidade necessária, ao invés de ficar nesse circo que virou o Brasil de guerra de narrativas, metade dos nossos problemas seriam resolvidos.

Mas ao invés disso, vamos ficar aqui brigando entre si enquanto que os verdadeiros culpados nem propostas precisam fazer, pq a culpa é sempre do outro lado. Nunca foi tão fácil ser político.

em Bate-Papo da Torcida > OFF - Ignorância maldita

Em resposta ao tópico:

Sim, pessoal. Temos uma sicda de problemas no Brasil, causados por políticas pífias ao longo da nossa história. Mas que tal deixarmos a ignorância de lado e discutirmos com inteligência, já que vocês amam política por aqui?

O dólar está disparado e como muitos aqui, também sou diretamente prejudicado.

Mas de quem é a culpa? Da esquerda? Da direita?

Essa polarização, esse entendimento que existe um lado perverso e um lado bonzinho é tão limitado, quanto ingênuo. Fosse assim, todo país governado pela esquerda amargaria na miséria e os pela direita se deleitariam de suas boas condições e isso está looonge de acontecer. Ou a nossa vizinha Argentina não está com 200% de inflação acumulada em 12 meses?

Em janeiro de 2019, início do governo bolsonaro, o dólar era cotado a R$ 3,87. Em dezembro de 2020, com quase 2 anos de governo, o valor chegou a 5,87. Um aumento de 2 reais.

Ah, mas teve a pandemia e o dólar valorizou no mundo todo. Sim, é verdade. Mas mesmo assim, o real foi a moeda que mais desvalorizou na época. Não foi só a pandemia.

O real se desvaloriza e vai continuar a se desvalorizar ano após ano, independentemente do governo ser de direita ou esquerda e isso se deve a vários motivos.

É a moeda utilizada no mundo para negociações internacionais. É a moeda oficial da economia mais forte do mundo, onde a a inflação historicamente é muito menor que a brasileira.

Para se ter uma ideia, desde janeiro de 1995, tivemos uma inflação acumulada de 592,24%. Ou seja, para se comprar a mesma coisa que R$ 100,00 comprariam, seriam necessários hoje R$ 692,24.

Em um paralelo com o Dólar para o mesmo período, tivemos uma inflação de 107.1%. Ou seja, para se comprar a mesma coisa que $ 100,00 comprariam, seriam necessários hoje R$ 207.13.

Meus amigos, vamos estudar um pouco de história do Brasil, principalmente o que aconteceu durante os governos militares e pós redemocratização. Na verdade, o que aconteceu na grande maioria dos governos da América Latina.

Novamente, é óbvio que o governo PT contribuiu e muito para muito do que vivemos hoje. Mas como todo governo, teve erros e acertos. Limitar o seu pensamento a essa dicotomia é tudo que os políticos querem para te manipular, para não ter que aprofundar o debate e de fato resolver os problemas.

Responder ao post do Rodrigo

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Avatar de Daniel Santos Fernandes

    E os salários atrasados, vai esperar completar 2 meses?

    Última resposta há 2 segundos por FELIPE OLIVEIRA

    2respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Edórgenes Da Silva Aragão

    Pelo amor de Deus!

    Última resposta há 11 segundos por Vitor Silva

    2respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Roblox Neto

    Quem aí vai fazer enem

    Última resposta há 22 segundos por Marco Antônio

    4respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Alexandre Felipe Saulo

    Vitalício bom é vitalício?

    Última resposta há 27 segundos por Marco Antônio

    3respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Anão Ramalho

    (off) cazé TV

    Última resposta há 27 segundos por F. FZZ

    40respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Felipe Santiago

    Cite um jogador de futebol sic, eu começo!

    Última resposta há 35 segundos por Kevin Shields de Itaquera

    8respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Roblox Neto

    Cadê os apoiador do André negao

    Última resposta há 36 segundos por Marcelinho Surrado

    4respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Kimbo Badd

    Hoje no Bar aqui do bairro rolou debate que a seleção do Japão deveria ser desclassificada

    Última resposta há 40 segundos por Fábio de Gouveia Pereira

    20respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Mentalista

    Qual titular você venderia?

    Última resposta há 42 segundos por Djalma Ribeiro Romeiro

    7respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de ANTONIO G MATOS

    Quem Diria os Engomadinhos da Vila Sonia Se Curvariam Diante de Tamanho Descalabro, Hein?

    Última resposta há 45 segundos por F. FZZ

    3respostas

    acessar o tópico