x

Post de Alex Scorsato no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Foi marcante pela fila.. Mas é um Estadual, o menor dos títulos de um clube com 7 Brasileiros, Libertadores e Mundial.

Os mais importantes são sem dúvidas Libertadores/Mundial

em Bate-Papo da Torcida > Esse seria o título mais importante da história do Corinthians?

Em resposta ao tópico:

O Campeonato Paulista de 1977 não foi apenas uma taça levantada, foi um renascimento. Depois de quase 23 anos de jejum de títulos expressivos, o Corinthians finalmente soltou o grito preso na garganta de milhões de torcedores.

Foi o ano em que o sofrimento virou história e a história virou eternidade.

O time, comandado por Oswaldo Brandão, vinha do vice-campeonato brasileiro de 1976, aquele da Invasão Corinthiana no Maracanã, e carregava nas costas o peso de uma nação que só queria voltar a sorrir.

Na final contra a Ponte Preta, três batalhas ficaram marcadas para sempre.

Primeiro jogo: vitória por 1 a 0, gol de Palhinha.
Segundo jogo: recorde de público no Morumbi (146 mil pessoas) e derrota de virada por 2 a 1.
Terceiro jogo: o desfecho. Basílio fez o gol que libertou o Corinthians, o gol que lavou a alma do povo.

A narração de Osmar Santos naquele momento ainda arrepia até hoje: “Depois de vinte anos, a Fiel está explodindo... Doce mistério da vida este Corinthians. Inexplicável Corinthians...”

@marciosousa1970 #corinthians_momentos #corinthians #basilio77 #corinthiansxpontepreta #fimdotabu #vaicorinthians #vaicorinthians #campeaopaulista1977 #timao #sccp ♬ som original - Marcio Sousa

O estádio virou um mar de lágrimas, o campo foi invadido e São Paulo se transformou em uma grande festa. Vicente Matheus, sem perceber, perdeu até o sapato no gramado, um símbolo vivo da loucura e da emoção daquele 13 de outubro de 1977.

Basílio entrou para a eternidade e o Corinthians se reconectou com sua essência: o povo, o sofrimento e a alegria sem explicação.

Agora fica a pergunta para vocês, Fiel: esse título de 1977 foi o maior da história do Corinthians? Ou o mais importante, por tudo que representou? Será que alguma conquista superou o peso emocional daquele dia em que o povo voltou a sorrir?

Comentem aí, Fiel. Qual o verdadeiro significado de 1977 para vocês?

Responder ao post do Alex Scorsato

Réplicas desse post

Foto do perfil de Marco

Marco 289 posts

@marco.apolinario.da1 em 13/10/2025 às 23:04

Até final dos anos 1980, começo dos anos 1990, os estaduais eram muito mais importantes no Brasil do que Brasileiro. Libertadores então, nem se fala.

O Prantos preferia excursionar pelo mundo do que jogar Libertadores, mas não deixava de disputar o Paulista. As peppas ficaram mais de 20 anos sem perder das trikas no Brasileiro, (1973/2000) mas até hoje o tabu lembrado é do Corinthians no Paulista.

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Tópico popular
    Avatar de Kauê Zambelli

    Era o Neymar ou o Maycon em campo?

    Última resposta há 43 segundos por Fabio francisco barbosa dos prazeres das chagas

    4respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Cássio mandrake

    Dodóis vs emocionados

    Última resposta há 1 minuto por kontratudo

    2respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de João Carlos Correia

    Mané, definitivamente, não é um "parça do Neymar"

    Última resposta há 2 minutos por Queiroz 10

    59respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Marcio Serrão

    Timão 1989

    Última resposta há 2 minutos por kontratudo

    4respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Maria Luiza Carvalho Verificado

    Como o Corinthians se sairia na Copa do Mundo?

    Última resposta há 3 minutos por mauricio randi

    29respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Roblox Neto

    Deus te abençoe 🙏🙌

    Última resposta há 4 minutos por Azazel Zel

    2respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de SCCP FIEL

    Diretora da Fifa elogia nossa torcida Veja!

    Última resposta há 4 minutos por Maltkvski Pietrovski

    2respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Luis Henrique da cunha santos

    Ryan Mostra como o Raphinha é Fraco

    Última resposta há 4 minutos por Thiago Augusto

    20respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de sergio trovo

    Camisa dp Mundial 2012 Autografada

    Última resposta há 5 minutos por Headbanger Fiel

    2respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Bruno C.

    Agora sim, vamos ser justos. Seleção tá jogando bem

    Última resposta há 6 minutos por Bruno C.

    6respostas

    acessar o tópico