Bruno 100 posts
@bruno39
em
27/05/2026 às 16:15
Existe SIM modelos mais democráticos utilizados em vários grandes clubes do mundo como Real Madrid e Bayern. Nesses modelos todos os torcedores associados tem voto com o mesmo peso, não é o dinheiro de investidor quem decide, é o torcedor. Nesses modelos também tem gestão profissional, transparência, etc. O problema de vocês é acharem que só existe este modelo associativo (que é ruim) ou SAFIEL. E só como exemplo (não defendo o modelo atual), se você comparar em termos de valores $ e o poder nas decisões o modelo associativo atual ainda é mais democrático que a SAFIEL, porque bastaria 5 a 10 mil torcedores se tornarem sócios do clube que eles já teriam controle total do clube (presidência, conselho, tudo); fazendo as contas cada adesão custa 2.000 reais, esse valor multiplicado pelos 10 mil daria cerca de 20 milhões, e mesmo se somasse com as taxas mensais de sócio por muitos anos, ficaria ainda MUITO DISTANTE dos mais de 1 bilhão necessários para o torcedor ter controle da SAFIEL, que obviamente os torcedores NUNCA terão. A SAFIEL, do jeito que está, é só mais uma SAF empresarial como todas e que tem um enfeite de identidade da torcida e democrática que não é real porque quem decide de verdade são os donos do dinheiro, e os interesses deles não são os mesmos do torcedor.