x

Post de Bruno no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

O projeto Time do Povo tem uma ideia parecida com essa.

em Bate-Papo da Torcida > Baixar os juros das dívidas ajudaria muito o Corinthians (como...

Em resposta ao tópico:

Salve, amigos do fórum.

Na quinta-feira eu fiz um post apontando que o Corinthians apresentou em seu banço de 2025 dívidas de curto prazo que superam 32% de juros anuais.

Agora eu gostaria de relembrar como empréstimos mais baratos feitos a partir de 2013 ajudaram o nosso arquirrival a se reerguer do fundo do poço em que estava.

(Estou dividindo o tema em posts diferentes para evitar despejar um monte de números de uma vez).

1. Credor Paulo Nobre

Em 2013 o então presidente do rival, Paulo Nobre, começou a contrair dívidas em seu nome para repassar o dinheiro ao clube. Como ele é bilionário e trabalha no mercado financeiro, usou seu patrimônio como garantia para obter os empréstimos, que eram destinados ao seu clube. Desse modo, mesmo estando em péssima condição financeira, o clube conseguiu empréstimos nas condições que um clube ou uma empresa saudáveis conseguiriam.

Os números: Entre 2013 e 2014, Paulo Nobre emprestou mais de R$ 140 milhões ao seu clube. Em valores atualizados, isso dá mais de R$ 280 milhões. De acordo com o cartola, os juros por ele conseguidos correspondiam à metade do que o clube conseguiria em condições normais (entrevista ao GE em 2013).

2. Credora leila Pereira

Além de patrocinadora, a instituição que pertence a Lelila Pereira forneceu dinheiro com a finalidade específica de contratação de jogadores. O dinheiro seria devolvido em caso de venda desses jogadores ou em outras condições específicas. A Receita Federal não aceitou esse modelo de financiamento e os valores transmitidos ao clube viraram dívida ordinária com a empresa.

Os números: Em 2018, a dívida foi formalizada e em 2019 chegou a um total de R$ 170 milhóes. Em valores atualizados, isso dá mais de R$ 230 milhões. Os juros desse empréstimo foram de 100% do CDI, um valor tão baixo que chega a ser irreal no mercado financeiro.

Em suma...

O rival conseguiu financiamentos de mais de meio bilhão de reais em um período de cerca de 7 anos, com juros bem abaixo do que conseguiria em condições normais. Não foi só isso que fez com que o clube se reerguesse, mas certamente foi de grande ajuda naquele momento.

E como o Corinthians conseguiria algo assim?

Bem, não dá pra ficar esperando um bilionário aparecer do nada. Mas milhares de micro-investidores talvez consigam compor um fundo ou serem credores de debêntures (investimento em que pessoas emprestam direto para uma empresa, eliminando o banco como intermediário).

Não seria uma doação (como a vaquinha para o estádio) nem seria comprar ações do clube como ocorreria com a SAFIEL, mas seria uma maneira de investir no clube. Que fique registrado que tal tipo de financiamento não excluiria a possibilidade de existência da SAFIEL, seria algo para ocorrer em paralelo.

Isso não vai salvar o clube, mas pode atacar um dos problemas que asfixiam as finanças da instituição: o altíssimo custo para conseguir crédito.

Eu acredito que seja possível um financiamento em que um torcedor-investidor consiga um retorno maior do que conseguiria em títulos de renda fixa e que, ao mesmo tempo, o clube pague menos do que paga atualmente para instituições financeiras. Vamos só deixar combinado que não é pra ninguém emprestar todas as suas economias para o Corinthians, hein?

Por enquanto é isso. Pretendo nos próximos dias fazer um terceiro tópico trazendo uma proposta mais concreta. Mesmo que a ideia não vingue, espero ao menos contribuir para o debate, de modo que nós, torcedores, busquemos soluções viáveis para esse e outros problemas do Corinthians.

Responder ao post do Bruno

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Tópico popular
    Avatar de RC Timão

    Dr Cássio Conserino vai por gente na cadeia. Já estão se borrando por lá

    Última resposta há 1 minuto por Julian Fernando

    15respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Ana Paula Araújo Verificado

    Corinthians calou a Bombonera há 14 anos com gol histórico de Romarinho

    Última resposta há 1 minuto por Hugo Crosara

    15respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de B R C

    Tevez falando do confronto do Corinthians na Libertadores contra o Rosario Central

    Última resposta há 2 minutos por Manoel Corinthians

    12respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Daniel Soares

    OFF: Que jogo asqueroso esse da Espanha mds

    Última resposta há 2 minutos por Corneta .

    11respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Gean Carlos

    O chaveamento do Brasil

    Última resposta há 3 minutos por Manoel Corinthians

    1resposta

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Rafael Nogueira

    Gigante guerreiro promotor Cássio trabalhando

    Última resposta há 3 minutos por Roubalheira e Trambiques

    17respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Marcelo Naka

    Acorda, Marcelo Paz!

    Última resposta há 4 minutos por Joseph Schwalk Dias

    6respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Sidnei Jorge

    África x Ásia

    Última resposta há 5 minutos por Manoel Corinthians

    12respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Henrique Vieira Grandisoli

    Que jogo esquisito esse Uruguai X Espanha

    Última resposta há 5 minutos por Manoel Corinthians

    19respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Gumercindo Aguiar

    Halland no banco é um absurdo e esse tipo de atitude mostrou o tamanho da Noruega

    Última resposta há 6 minutos por Boca do Inferno

    67respostas

    acessar o tópico