x

Post de leandro no fórum "Notícias" do Meu Timão

'Segurem, se sacrifiquem um pouco agora. É um momento difícil para o clube. Vai passar. E vocês não vão se arrepender. Não só vão receber tudo que têm direito. Estamos no Corinthians, gente. É um privilégio. Como se conseguirmos manter o foco, seremos muito recompensados na frente. Eu garanto.'

Essas foram as palavras que Tite falou aos jogadores. Era junho. Em maio, o time havia sido eliminado da Libertadores, nas oitavas, pelo Guarani do Paraguai, em plena Itaquera. O clube estava com sérios problemas de caixa, por causa do estádio. E sofria para conseguir novos empréstimos bancários.

Os jogadores estavam com dois meses de salários atrasados. E vários com cinco meses de direito de imagem. Alguns, com oito meses. Só que pouca gente sabe e acabou vazando aos atletas, Tite também fez sua parcela de sacrifício. Ao contrário de treinadores consagrados que não admitem que o seu salário atrase nunca, o técnico corintiano não quis receber. Se submeteu ao mesmo que os atletas estavam passando. Calado viu seus pagamentos de R$ 400 mil atrasarem. E não abriu a boca para a imprensa.

Tite já tem a sua situação financeira definida. Não precisa do salário como um atleta que acaba de sair da base. Mas foi a atitude. A postura diferenciada que impressionou. Dirigentes e jogadores.

O seu exemplo uniu ainda mais o grupo. Atletas de clubes diferentes conversam, são amigos. E no futebol brasileiro é muito normal os jogadores ficarem sem receber enquanto o treinador ganha seu salário em dia. Isso é até tradicional. O treinador corintiano não quis esse privilégio.

O exemplo de Tite fez com que os atletas se unissem ainda mais. Passaram a ter orgulho do se comandante. A entrega foi percebida não só nos jogos. Mas nos treinamentos. Mesmo com as dívidas acumulando a dedicação dos atletas só aumentou. Surpreendeu a própria Comissão Técnica.

Jogadores importantes como Renato Augusto, Elias, Ralf, Gil e Edu Dracena foram fundamentais para que tudo não degringolasse. Elias foi um caso que merece destaque. Ele estava com muito dinheiro a receber e seguia pressionado. A diretoria queria empurrá-lo de volta para o Flamengo. Ele teve uma conversa direta com Roberto de Andrade. Ouviu que o clube não tinha como pagá-lo e o melhor seria voltar para a Gávea. O volante respondeu que ficaria no Corinthians porque sabia que receberia tudo que tinha direito. E não queria largar o grupo naquele momento, com todos se sacrificando.

Renato Augusto também suportou atrasos. Assim como Ralf, irritado pela reserva, mas não abria a boca por R$ 2 milhões que o Corinthians devia desde 2014. Edu Dracena e Gil foram importantes na motivação dos jogadores, até os mais jovens, que mais sofriam com os atrasos.

Todos seguiam o mesmo caminho. Mostravam o exemplo de Tite. Vividos, sabiam o treinador poderia seguir o exemplo de outros e ameaçar a direção para ganhar em dia. Mas respeitou a falta de pagamento dos atletas.

E o treinador avisou que iria passar a cobrar até mais forte. Não toleraria atrasos, falta de empenho, queixas pelos cantos. Muito menos pelos jornais. Era um pacto entre homens e não entre moleques. A resposta foi excelente.

A diretoria ficou encantada com a postura firme do treinador.O deputado federal pelo PT e homem que manda no clube há dez anos, Andrés Sanchez, garantiu ao presidente Roberto de Andrade, o clube levantaria empréstimos. E eles foram liberados. Foram três só neste ano. Depois, a Globo, com a antecipação do Campeonato Paulista e a renovação do Brasileiro colocou um fim nos problemas.

Os salários e os direitos de imagem foram pagos.

Mas Tite teve o grande prazer de ouvir Roberto de Andrade e o gerente Edu Gaspar confirmarem para os atletas. Refeito financeiramente, o Corinthians irá pagar a maior premiação de sua história nos Brasileiros, caso confirme o hexacampeonato. A CBF vai premiar o primeiro colocado com R$ 10 milhões.

A diretoria resolveu repassar R$ 6 milhões ao time. A divisão será proporcional. Quem jogou mais, ganhará mais. Só que todos os envolvidos no departamento de futebol terão sua parcela. Médicos, fisiologistas, roupeiros, massagistas.

E a justa recompensa, por contrato, a Tite é mais alta.

Em 2013 ao deixar o clube, ele recebia R$ 500 mil. Agora, ganha R$ 100 mil a menos.

Mas no seu contrato há bônus por objetivo.

E a conquista do Brasileiro vale R$ 1,5 milhão.

Mas se o título for mesmo confirmado hoje, ninguém vai reclamar.

Pelo contrário.

Dirigentes irão pagar satisfeitos.

E os atletas ficarão outra vez orgulhosos.

Só eles sabem a atitude digna que Tite teve no pior momento.

Foi parceiro, companheiro no infortúnio.

Conseguiu algo dificílimo, raro.

Não só conseguir manter unido o time.

Mas motivado, mesmo sem receber salário.

Se reestruturar em pleno campeonato.

Disparar na liderança.

E estar a centímetros da confirmação do hexa brasileiro.

A cada detalhe da campanha fica nítida a façanha.

Tite não é só um técnico especial.

É um homem diferenciado...

*Parabéns Tite! Você com certeza é exemplo de PROFISSIONALISMO.

#VaiCorinthians

em Notícias > Monstro!

Responder ao post do leandro

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Avatar de Silas Murray Fonseca

    [OFF] Essa imagem representa a TV Globo

    Última resposta há 32 segundos por Ska cap

    10respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Ídolos da Fiel

    Junto com o Pelé, temos pelo menos mais uns 10 craques que participaram dos 3 títulos mundiais..

    Última resposta há 37 segundos por Luis Flavio Moraes

    6respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Falcão

    Essa copa é da França

    Última resposta há 1 minuto por Kimbo Badd

    2respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Roblox Neto

    Que se lasque o brasa

    Última resposta há 1 minuto por Kimbo Badd

    1resposta

    acessar o tópico
  • Avatar de Stewie Chinês

    Cristiano Ronaldo pode não ser maior (no geral) que o Messi, mas...

    Última resposta há 1 minuto por Raphael Rodrigues de Souza

    31respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Mentalista

    Qual titular você venderia?

    Última resposta há 2 minutos por Thiago Trabuco Bassan

    25respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Fábio Corinthiano

    Um jogador com 39 anos, que já conquistou tudo na vida, e ainda tem essa vontade de vencer...

    Última resposta há 2 minutos por Johnny Herrera

    6respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Fernando diniz

    Pelé odiava o Corinthians

    Criado há 2 minutos por Fernando diniz

    0respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de André Presida

    Sou totalmente contra a reforma do estatuto

    Criado há 2 minutos por André Presida

    0respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Ídolos da Fiel

    Argentina não vai pegar "ninguém" até as semis..

    Última resposta há 3 minutos por Ska cap

    18respostas

    acessar o tópico