x

Post de Ana no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Aplaudindo esse texto com os pés e as mãos.

Parece que o jogo virou, né? !

em Bate-Papo da Torcida > São Paulo o melhor time do Brasil: Verdade nua e Crua

Em resposta ao tópico:

Os 6 a 1 são a real diferença entre Corinthians e São Paulo hoje.

Os 7 a 1 do Mineirão, na Copa do Mundo do ano passado, foram simbólicos. Pois eles eram o retrato fiel da diferença entre Alemanha e Brasil no futebol da atualidade.

O 1 do Brasil talvez seja o talento, ainda presente na matéria-prima mal trabalhada. Os 7 da Alemanha estão por todas as partes: futebol de base, seriedade, formação de profissionais, atualização tática, estrutura dos clubes, fomento ao esporte por parte da federação, enfim. Acho que é até mais do que 7 a 1.

O jogo, portanto, foi mais que um jogo. Foi um tratado. Um livro.

Impossível não fazer um paralelo com os 6 a 1 do Corinthians sobre o São Paulo nesta tarde de domingo. Que podem até ser vistos como um 7 a 1, pois o pênalti defendido por Cássio valeu um gol.

O São Paulo, dono de um discurso soberbo que foi comprado meio mundo, posou durante anos e anos como o único clube moderno e organizado do Brasil.

Sim, era mais organizado que a média. Mas nunca foi essa diferença toda. Os títulos, e foram muitos, podiam ser explicados de várias maneiras, não apenas pelo extra-campo. Poucos se preocuparam em dar uma olhadinha no que, por exemplo, Cruzeiro e os Atléticos Mineiro e Paranaense estavam fazendo com seus CTs, os gaúchos com o programa sócio-torcedor.

O Morumbi, que sempre foi um estádio ruim, era tratado como melhor do Brasil, “o único capaz de receber a Copa'', diziam. Precisaram construir uma dezena de estádios decentes para colocar o Morumbi no devido lugar.

O bonde passou. E o São Paulo não viu. Enquanto isso, foi dizimado por lutas políticas. A base, que deveria ser orgulho, revela muito pouco. “Tem hardware, mas não tem software'', me disse uma vez uma pessoa que tem conhecimento de sobra sobre Cotia. Parece que, aconteça o que acontecer, a palavra humildade não consegue pular para dentro do muro.

O Corinthians fez estádio, CT, manteve praticamente dois técnicos durante um longo período. Foi buscar seu torcedor, trouxe Ronaldo, programas de scout, gente séria. Se organizou de verdade.

Os 6 a 1 são, sim, a diferença de hoje entre Corinthians e São Paulo. Não só no campo, mas fora dele. Para o Brasil, não caiu a ficha após os 7 a 1. Cairá para o São Paulo? Ou ficaremos ouvindo o discurso do “foi um acidente'' por muito tempo?

Belo texto do bloguista Julio Gomes do portal Uol

http://blogdojuliogomes.blogosfera.uol.com.br/

Responder ao post da Ana

Réplicas desse post

Foto do perfil de Maicon

Maicon 88 posts

@maicon.petronio em 23/11/2015 às 09:03

Sim com certeza, durante muitos anos nós financiamos o São Paulo com o aluguel do Morumbi. Quando o Andrés decidiu que o Timão não jogaria mais lá como mandante, quebramos eles e agora nem shows eles conseguem mais pois o chiqueiro verde também tomou deles. A base em cotia dava muito dinheiro (mesmo com o aliciamento de muitos jovens de outros clubes) hoje não dá mais nada. Sinceramente, eu acho é pouco para eles, sempre foram soberbos, faziam as coisas por debaixo do pano com dinheiro do governo e do povo (Morumbi) faliram algumas vezes, foram rebaixados e ainda tentaram tomar o estádio da lusa...hoje estão colhendo o que plantaram...

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Tópico Épico
    Avatar de Jorge Neto

    Matheuzinho tem bola para Seleção?

    Última resposta há 8 minutos por Cassian Andor

    254respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Carlos Luis Filho

    A SAFiel insiste em tentar salvar o Corinthians, infelizmente, o PSJ resiste a ser salvo

    Última resposta há 8 minutos por Marcio Castro

    17respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Ídolos da Fiel

    Aos contra a SAFiel, qual a justificativa de vocês pra não apoiar ao menos a proposta não vinculante?

    Última resposta há 10 minutos por Juliano Mendes Pereira

    4respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Victor Corinthians

    No fim das contas existe algum dirigente honesto no PSJ?

    Última resposta há 13 minutos por Irineu Ferreira Junior

    42respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Fã_do_Matheus_Bidu

    ENQUETE: Qual a prioridade do Corinthians no mercado?

    Última resposta há 14 minutos por Raul Antony dos Santos Galvez

    102votos

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Rômulo Silva

    Para quem é contra ou não entendeu a Safiel, assistam!

    Última resposta há 15 minutos por Yusuke Urameshi

    3respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Alexandre S

    Sócios remidos

    Última resposta há 15 minutos por Rodrigo Bargamasco

    64respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Pedro Egri

    Ego do presidente é maior do que dos próprios jogadores

    Última resposta há 18 minutos por Pedro Egri

    6respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Marco Antonio

    Entrevista da múmia no canal Voz da Arquibancada FC só provou que

    Última resposta há 19 minutos por Marco Antonio

    12respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Corinthiano feliz da Silva

    Quadrinhos resumido da SAFiel

    Última resposta há 21 minutos por Marcio Castro

    2respostas

    acessar o tópico