x

Post de Wandeson no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Em detrimento da vontade de alguns torcedores que pedem desesperadamente pelo Marlone, ainda assim Tite mostra que pode tentar se reinventar.

Em 2013, Tite morreu abraçado com Romarinho e Sheik. Em 2016, parecia morrer abraçado com o esquema tático. O problema não é ter preferência por Rodriguinho, Lucca ou André.. Mas de por quem ele acha que melhor se encaixar no esquema. Com duas eliminações e futebol estagnado, parece que o professor resolveu mudar a estrutura tática. Finalmente percebeu que o elenco 2016 não tem a mesma mecânica de execução do seu modelo de 4-1-4-1 que o elenco do ano passado. Falo 'modelo de 4-1-4-1' por que o esquema pode ser executado de diversas formas. O Flamengo de Muricy joga no 4-1-4-1 e... Bom, você já sabe a qualidade.

O modelo de Tite até então era formado por uma alternância de movimentos. Linha de 4 (esquerda para a direita): infiltra, arma, infiltra, arma. Nessa mecânica Malcom, Renato, Elias e Jadson se sobressaíram. O time desse ano não tem ninguém que desempenhe a função de armador pelo meio. Rodriguinho e Guilherme foram os usados. G. Augusto o mais pedido. Nenhum dos três tem condições de fazê-la.

Tite mudou.

As laterais estão trancadas. Então, meias de qualidade no passe e no drible foram colocados abertos. G. Augusto na esquerda e M. Gabriel na direita. Tite deixa de ter apenas qualidade no passe nas laterais. Tite agora tem passe, drible, força e capacidade de fechar espaços. Guilherme será o jogador coringa. Forma a linha de 4 para triangular (atacando o espaço, ou abrindo-o para a passagem de Uendel) ou avança para jogar atrás de André (posição em que mais rendeu na carreira). Por falar em André, esse será um dos mais beneficiados. A tendência é que menos bolas quadradas cheguem e o pivô seja constante. Elias, por sua vez, continuará executando exatamente os mesmos movimentos. A diferença é que sua infiltração e o corte para o meio do Marquinhos abrem a avenida para Fagner, melhor jogador do ano no Corinthians.

O mais legal é que a linha de quatro do Corinthians agora não tem função predefinida. A linha é multante. Seria algo como:

Arma/fecha; Arma/infiltra/ataca; Fecha/Infiltra; Arma/Infiltra/Fecha

Se a torcida não for chutar o carro de ninguém e deixar o time trabalhar, creio que terminaremos o ano de novo como melhores do Brasil.

em Bate-Papo da Torcida > O novo Corinthians que com o tempo pode voar

Responder ao post do Wandeson

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Avatar de DULIO IMBROXÁVEL

    Na humildade e Sinceridade

    Última resposta há 27 segundos por Mosqueteiro

    3respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Marcio Serrão

    Timão 1971

    Criado há 2 minutos por Marcio Serrão

    0respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Dellingrs

    Off caze TV

    Última resposta há 3 minutos por Kimbo Badd

    1resposta

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de SCCP FIEL

    O Messi é melhor que o Pelé sim

    Última resposta há 3 minutos por Francisco Nascimento Junior

    86respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Cássio mandrake

    Além de ser a melhor tecnicamente

    Última resposta há 4 minutos por Leandro Ferreira da Silva

    5respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Roblox Neto

    Boa noite 👍

    Última resposta há 4 minutos por Azazel Zel

    2respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de João V.

    Alisson

    Última resposta há 5 minutos por Zebedeus .

    3respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Sergio Matsumacha akido

    Patrocínio Piada Pronta

    Última resposta há 6 minutos por Francisco Nascimento Junior

    7respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Gustavo silva

    Senti vergonha alheia no anúncio da fatal fans

    Última resposta há 7 minutos por Eduardo Sarri

    23respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de ALBERTO GOMES BOTASSIN

    04/07/2012 é uma data que jamais será apagada da memória do corinthiano

    Última resposta há 7 minutos por Sergio Barbosa

    17respostas

    acessar o tópico