Venha fazer parte da KTO
x
Onde estão os campeões mundiais pelo Corinthians?
Gustavo Lima

Estudante de jornalismo de 20 anos. Desde agosto de 2020 cobrindo o dia a dia do Corinthians nas redes sociais do Meu Timão.

ver detalhes

Onde estão os campeões mundiais pelo Corinthians?

Coluna do Gustavo Lima

Informação de Gustavo Lima

4.9 mil visualizações 19 comentários Comunicar erro

Onde estão os campeões mundiais pelo Corinthians?

Delegação do Corinthians em 2012, após vencer o Mundial de Clubes

Foto: Getty Images

O dia 16 de dezembro é muito significativo para os corinthianos, já que, coincidentemente, dois títulos de extrema importância para o clube foram conquistados nesse dia: o Brasileirão de 1990 e o Mundial de Clubes de 2012.

Pensando no título mais recente, vocês já pararam para pensar onde estão os 23 jogadores que foram colocados pelo técnico Tite na lista para a disputa do Mundial em 2012? Eu te falo nesta coluna!

GOLEIROS

  • Cássio

O camisa 12 foi contratado em fevereiro daquele ano para ser um dos goleiros reservas, mas com as falhas do então titular Julio Cesar, Cássio assumiria a meta alvinegra nas oitavas de final da Libertadores. Hoje com 33 anos, o goleiro continua no Corinthians atuando como titular e já é considerado ídolo do clube.

  • Julio Cesar

Formado nas categorias de base do clube, Julio Cesar perdeu a titularidade para o Cássio e ficou no banco de reservas até 2014. Após sair do Timão, o goleiro passou pelo Náutico, Santa Cruz, e pelo Red Bull Bragantino, onde atua hoje aos seus 36 anos.

  • Danilo Fernandes

Também formado nas categorias de base do Corinthians, Danilo Fernandes não atuou muito pelo clube. Foi emprestado para o Sport em 2015, mesmo time que comprou seu passe em 2016. Hoje atua pelo Internacional aos seus 32 anos.

ZAGUEIROS

  • Chicão

Sendo o segundo zagueiro com mais gols pelo Corinthians, com 42 tentos marcados e com diversos títulos conquistados, o Xerife saiu do Timão em agosto de 2013, quando rescindiu com o clube para assinar com o Flamengo. Chicão ainda jogou pelo Bahia e pelo Delhi Dynamos, da Índia. Se aposentou em 2016 com 35 anos.

  • Paulo André

Não chegou a jogar a Libertadores por lesão e foi substituído na lista por Willian Arão. Saiu do Corinthians no início de 2014 para jogar no Shanghai Shenhua, da China. No início de 2015 foi para o Cruzeiro, e pendurou as chuteiras em 2019, com 35 anos, jogando pelo Athletico Paranaense.

  • Wallace

Jogou os minutos finais da final da Libertadores e da final do Mundial. Rescindiu com o Corinthians para acertar com o Flamengo em 2013, e fez dupla de zaga com Chicão por lá. Ainda atuou pelo Grêmio, Gaziantepspor, da Turquia, Göztepe, da Turquia, e em agosto de 2020 acertou seu retorno ao Vitória, clube que defendeu em 2017 e 2018.

  • Anderson Polga

Contratado em setembro de 2012, o zagueiro que fez parte do elenco que foi pentacampeão da Copa do Mundo com a Seleção Brasileira atuou pouco pelo Corinthians. Ele participou de apenas três jogos da reta final do Brasileirão daquele ano, mais precisamente 149 minutos. Após a conquista do Mundial decidiu pendurar as chuteiras aos 33 anos.

  • Felipe

Apresentado junto ao goleiro Cássio no início de 2012, o zagueiro não foi inscrito na Libertadores, contudo, foi incluído na lista do Mundial após boas atuações na reta final do Brasileirão. Após um 2015 impecável na conquista do Brasileirão fazendo dupla de zaga com o Gil, Felipe foi vendido ao Porto, de Portugal no início de 2016. Hoje, com 31 anos, o defensor atua pelo Atlético de Madrid, da Espanha, e tem passagem recente pela Seleção Brasileira.

LATERAIS

  • Fábio Santos

O lateral-esquerdo foi contratado após a saída de Roberto Carlos, em 2011, e ​​​​​​ficou no Corinthians até junho de 2015, quando foi negociado com o Cruz Azul, do México. Em 2016 assinou com o Atlético Mineiro. Em outubro de 2020, aos 35 anos, acertou seu retorno ao Timão onde reassumiu a titularidade absoluta na lateral. Ele e o Cássio são os únicos remanescentes do elenco campeão Mundial em 2012.

  • Alessandro

Capitão na conquista da Libertadores e do Mundial, o lateral-direito ficou no Corinthians até o final de 2013, quando se aposentou com 34 anos. Alessandro virou gerente de futebol do Corinthians e ficou no cargo até o início de 2019.

  • Guilherme Andrade

Contratado após o Paulista de 2012, o lateral-direito jogou apenas 23 jogos em três anos pelo Corinthians. Foi emprestado Ceará, em 2015, e para o Bragantino, em 2016. Acumula também passagens pelo Tubarão-SC e pelo Água Santa. Hoje, aos 31 anos, atua pelo Barretos-MG.

VOLANTES

  • Ralf

Um dos jogadores mais vitoriosos pelo Corinthians, Ralf foi vendido no início de 2016 para o Beijing Gouan, da China. Voltou para o Corinthians no início de 2018, mas rescindiu com o clube no início de 2020, após o então técnico Tiago Nunes avisar que ele não estaria nos planos. Hoje, aos 36 anos, atua pelo Avaí.

  • Paulinho

Um dos pilares do elenco e um dos queridinhos da torcida, o volante foi vendido para o Tottenham, da Inglaterra em agosto de 2013. Paulinho ainda jogou pelo Guangzhou Evergrande, da China, e pelo Barcelona, da Espanha. Retornou para o Guangzhou em julho de 2018, onde atua até hoje, aos seus 32 anos.

  • Edenílson

Foi vendido para a Udinese, da Itália em janeiro de 2014. Ainda atuou por Genoa, da Itália. Hoje com 30 anos, atua desde março de 2017 pelo Internacional.

  • Willian Arão

Cria da base, saiu do Corinthians no final de 2013, em sucessivos empréstimos, respectivamente, para: Portuguesa, Chapecoense, em 2014, e Atlético Goianiense, também em 2014. Foi vendido ao Botafogo em 2015. Hoje, com 28 anos, atua pelo Flamengo desde 2016.

MEIAS

  • Danilo

Multicampeão pelo Corinthians e ídolo, Zidanilo permaneceu no clube até 24 de dezembro de 2018, quando assinou com o Vila Nova. Esse vínculo, porém, não durou muito, pois em 15 de maio de 2019 rescindiu o contrato. Danilo pendurou as chuteiras no final de 2019, aos 40 anos.

  • Douglas

Dono da assistência magistral para o gol de Guerrero, que classificou o Corinthians para a final do Mundial, em sua segunda passagem, o camisa 10 saiu do clube no início de 2014 e foi para o Vasco. Em 2015, foi para o Grêmio, onde conquistou novamente a Libertadores dois anos depois. Em 2019, foi para o Avaí, e em 2020, aos 38 anos, anunciou sua aposentadoria atuando pelo Brasiliense.

  • Giovanni

Após ser um dos destaques na Copa São Paulo de Futebol Júnior, o meia encantou o técnico Tite que o integrou ao elenco profissional naquele ano. Foi emprestado à Ponte Preta em 2013, ao São Bento em 2015 e ao Athlético Paranaense no mesmo ano, ao Tigres do Brasil em 2016, e retornou ao São Bento por empréstimo no mesmo ano. Teve passagens pelo Náutico, Goiás e Coritiba. Hoje, aos 26 anos, Giovanni foi oficializado como reforço do Cruzeiro no final de outubro de 2020.

ATACANTES

  • Emerson Sheik

Jogador fundamental para o título da Libertadores e ídolo do clube, Sheik saiu em 2014 por empréstimo ao Botafogo. Retornou em 2015. Em julho do mesmo ano, porém, assinou contrato com o Flamengo. Ainda jogou na Ponte Preta. Em 2018, aos 39 anos, retornou ao Corinthians, onde se aposentou no mesmo ano. Em janeiro de 2019, o ex-jogador se tornou dirigente de futebol do Timão - ficou no cargo até novembro do mesmo ano.

  • Paolo Guerrero

​​​​​​​Após Liedson rejeitar proposta de renovação de contrato e sair do clube, Guerrero foi contratado para suprir a ausência do ex-camisa 9. Contratação fundamental para a conquista do Mundial, já que o atacante marcaria dois gols na competição - um na vitória de 1 a 0 sobre o Al Ahly, do Egito, na semifinal; e o outro na vitória por 1 a 0 sobre o Chelsea, da Inglaterra, na final. O peruano saiu do Corinthians em 2016, quando assinou com o Flamengo. Hoje com 36 anos, defende as cores do Internacional desde 2019.

  • Jorge Henrique

Motorzinho e raçudo, o ponta-direita foi vendido para o Internacional em junho de 2013. Em agosto de 2015, foi para o Vasco; em abril de 2017, foi para o Figueirense. Hoje, com 38 anos, atua pelo Náutico, clube que o revelou, desde 2019.

  • Romarinho

Herói no primeiro jogo da final marcando o gol de empate em La Bombonera e carrasco do rival Palmeiras, Romarinho foi negociado com o Al-Jaish, do Catar, em setembro de 2014.
Jogou pelo Al-Jazira, dos Emirados Árabes. Hoje, com 30 anos, atua desde 2018 pelo Al-Ittihad, comandado por Fábio Carille, da Arábia Saudita.

  • Martínez

​​​​​​​O argentino chegou após a conquista da Libertadores e jogou os minutos finais da final do Mundial. Ficou no Corinthians no restante da temporada de 2012 e foi vendido ao Boca Juniors, da Argentina, no ano seguinte. Acumulou passagens por Real Salt Lake, dos Estados Unidos, Vélez Sarsfield, Independiente e Agropecuario - todos da Argentina. Hoje, com 35 anos, defende a camisa do Almagro, também de sua terra natal.

TÉCNICO

  • Tite

Técnico multicampeão pelo Timão e um ídolo. Saiu do clube em 2013, mas voltou em 2015, ano esse que conquistou o hexacampeonato brasileiro no Corinthians. Saiu em 2016 com um convite de comandar a Seleção Brasileira, onde permanece até hoje. Lá foi campeão de uma Copa América, em 2019.

Veja mais em: Mundial de Clubes, Ídolos do Corinthians e Títulos do Corinthians.

Avalie esta coluna
Coluna do Gustavo Lima

Por Gustavo Lima

Estudante de jornalismo. Desde agosto de 2020 cobrindo o dia a dia do Corinthians nas redes sociais do Meu Timão.

O que você achou do post do Gustavo Lima?