Venha fazer parte da KTO
x
O 'Match Point' (de novo): a bola caiu para cá em 2017
Jorge Freitas

Colunista esportivo do portal 'No Ângulo', este internacionalista é mais um louco do bando e busca analisar o Timão com comprometimento com a realidade e as necessidades do maior clube do planeta.

ver detalhes

O 'Match Point' (de novo): a bola caiu para cá em 2017

Coluna do Jorge Freitas

Opinião de Jorge Freitas

1.9 mil visualizações 19 comentários Comunicar erro

O Match Point (de novo): a bola caiu para cá em 2017

O título de 2017 poderia ser o último ato antes da reformulação

Foto: Daniel Augusto Jr. / Agência Corinthians

O jornalista e colega Rodrigo Vessoni escreveu aqui que a contratação de Alexandre Pato em 2012 foi o grande "Match Point" da vida corintiana.

Na época, concordei, mas hoje, meses depois de sua ótima coluna, uma luz me clareia para discordá-lo.

Sim, após o título mundial, havia a possibilidade de se reformular o time, investir em contratações pontuais e garantir a hegemonia por muito mais tempo.

No entanto, de 2012 a diante, o Corinthians foi gigante. Ganhou mais dois Brasileiros, uma Recopa e quatro Paulistões, sendo um em 2013 e outro em 2017. Mesmo a contratação de Pato rendeu a chegada de Jadson que, convenhamos, foi um acerto enorme na história recente do clube.

Por isso, entendo que o grande "match point" corintiano existiu, na realidade, entre o final de 2017 e o início de 18. O clube estava com uma dívida já preocupante, a ponto de ir com uma solução caseira e mais barata para o comando de um time tecnicamente bastante limitado e sem contratações pomposas.

As cartas estavam na mesa. Sabíamos que em 17 não teríamos um time tão bom e começamos a nos surpreender conforme a temporada se desenhava.

Chamado de "quarta força" no início daquele ano, o Timão sobrou e levou o Paulistão e o Brasileirão, mas com clara indicação de que não havia tanta capacidade para repetir o feito nas temporadas seguintes.

Em dezembro, com o título nacional e a saída de Jô, o clube teve em mãos a oportunidade de se reestruturar. A conquista do Brasileirão, além de valorizar jogadores para fazer caixa, foi exatamente o que a torcida precisava para continuar carregando consigo um time tecnicamente limitado enquanto as finanças se reestruravam.

Mas....

Dois meses depois, dentre tantas opções, Andrés Sanchez foi eleito. Logo ele, o "esperto" que construiu um estádio bilionário, cujo nome não é vendido para ninguém. Infelizmente, o Corinthians acreditou que aquele que desarrumou a casa seria exatamente o que a colocaria em ordem.

Pura ilusão. Já vi pombos destruírem plantações sem que nenhum voltasse para arrumar, apenas para destruir ainda mais.

E por que escrevo sobre isso agora?

Porque a dívida milionária com Jucilei e o J. Malucelli, anunciada pelo Meu Timão, indica que jamais existiram dois mandatos de Sánchez. Infelizmente, a realidade é que tudo o que houve foi um "mandatão" de mais de 10 anos de toda a sua equipe, cuja bagunça de toda a década talvez ainda não esteja completamente descoberta como imaginávamos.

Pato, na verdade, foi só mais uma dessa lista absurda e paga o preço até hoje.

Enfim, qual será a próxima bomba do clube?

Em tempo: estou em dúvida se o clube já processou a Disney para registrar um novo nome ao parceiro de Pumba.

Prioridades.

Prioridades!

Veja mais em: Andrés Sanchez.

Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Timão.

Avalie esta coluna
Coluna do Jorge Freitas

Por Jorge Freitas

Colunista esportivo do portal 'No Ângulo', este internacionalista é mais um louco do bando e busca analisar o Timão com comprometimento com a realidade e as necessidades do maior clube do planeta.

O que você achou do post do Jorge Freitas?

  • Comentários mais curtidos

    Foto do perfil de Alex

    Alex 85 comentários

    @alex.gregorio2 em

    Recomeçar! Reerguer esse clube gigante! O time do povo ficou nas mãos de bandidos! Devolvam o nosso Corinthians! Se não mudar agora vai acabar sendo mais um Cruzeiro! Que vergonha, que raiva! Fora corja maldita!

  • Foto do perfil de Luciano

    Ranking: 1748º

    Luciano 1195 comentários

    @luciano.raymundo2 em

    Temos que nos estruturar pra não passar por essas dificuldades, mais principalmente colocar pessoas com boas ideias e não pensar em seu próprio bolso

  • Publicidade

  • Últimos comentários

    Foto do perfil de Mateus Rodrigues

    Mateus 160 comentários

    19º. @mateus.rodrigues34 em

    E o candidato de "oposição " é Mário Gobbi

  • Foto do perfil de Juliana

    Ranking: 494º

    Juliana 3313 comentários

    18º. @juliana.bauer2 em

    Vem mais bomba pode ter certeza

  • Foto do perfil de Fábio

    Ranking: 4892º

    Fábio 428 comentários

    17º. @fabio.lopes15 em

    Acho que o texto trás uma excelente reflexão e um bom resumo de como o Corinthians está sendo conduzido nos últimos anos.

    Acho que os sócios, que são os votantes nas eleições, precisam acordar, pois se continuarem elegendo apenas pessoas de mesma linha de administração do clube em pouco tempo não haverá mais nada, nem mesmo clube, pois tudo será tomado para pagamento de dívidas.

  • Foto do perfil de Bernardo

    Ranking: 21º

    Bernardo 26590 comentários

    16º. @bernardo.sa em

    Achei que com a conquista de dois títulos de excelência (Libertadores e Bi-mundial) o Corinthians iria mudar o seu prognóstico de time participante para time postulante a títulos em qualquer competição.

    Chegamos no ápice de onde um clube de futebol poderia chegar estávamos com o futebol a cartilha de como disputar torneios sul-americano (internacional) achava mesmo, que dali para frente o Corinthians iria ser um clube muito mais muito mais diferente dos demais.

    Era pelo menos tentar manter o que já foi feito sem exageros caminhando de acordo com os passos que pode dar.

    Mas infelizmente com a cabeça pequena de nossos dirigentes e essa maldita política do Corinthians que nunca se recicla o time hoje é uma vergonha administravelmente a sua administração afeta dentro e fora de campo.

  • Foto do perfil de RAUL

    Ranking: 14º

    Raul 35932 comentários

    15º. @decanine em

    Muito bom