x
A saída de Vagner Mancini e de onde deveria vir o novo treinador
Jorge Freitas

Colunista esportivo do portal 'No Ângulo', este internacionalista é mais um louco do bando e busca analisar o Timão com comprometimento com a realidade e as necessidades do maior clube do planeta.

ver detalhes

A saída de Vagner Mancini e de onde deveria vir o novo treinador

Coluna do Jorge Freitas

Opinião de Jorge Freitas

6.1 mil visualizações 99 comentários Comunicar erro

A saída de Vagner Mancini e de onde deveria vir o novo treinador

Diretoria precisa buscar um novo técnico para o Corinthians

Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians

O Corinthians perdeu sete meses de sua vida com Vagner Mancini. Contratado para evitar o rebaixamento do clube que mais gastou com salários na CLT em 2020, o treinador chegou de uma maneira inesperada, devido tanto a um bom e curto trabalho pelo Atlético-GO quanto pela falta de conhecimento de Andrés Sanchez em temas relacionados diretamente a bola e campo.

Quando Sanchez o trouxe, deu uma entrevista dizendo que o treinador seria uma boa aposta, pois não apresentava um futebol nem ofensivo nem defensivo, deixando claro que nada entendia de bola e que trazia Mancini apenas no desespero em evitar o rebaixamento em seu último ano de mandato no clube.

Mancini chegou, pegou um time destruído e cumpriu seu objetivo ao manter o clube na Série A do Brasileirão. Perfeito? É claro que não. O treinador jamais apresentou qualquer marca que o gabaritasse a treinar uma das maiores equipes da América Latina, mas mesmo assim foi contratado e, sinceramente, durou até mais que o esperado inicialmente.

Na conclusão dos fatos, Mancini sai com goleadas e eliminações, comprovando que jamais deveria ter treinado o Corinthians, que perdeu uma oportunidade de ouro de buscar um treinador no exterior para terminar a temporada anterior e preparar o clube para o que viesse a partir de agora.

É curioso a incapacidade que dirigentes possuem de entender a importância de se investir fortemente em um treinador de qualidade. Está comprovado que contratar treinador barato é uma conta que não fecha, pois paga-se menos para o comandante, mas se pratica um futebol limitado, que impede o recebimento de premiações em campeonatos e a venda de jogadores valorizados. Ou seja, paga-se menos, mas também se recebe menos, com ônus desportivo de ser eliminado com frequência e passar a temporada sem títulos.

Mas agora Mancini é passado e já se faz necessário uma nova busca de treinador para antes de o Brasileirão começar. A boa notícia é que Dyego Coelho já não está mais no clube, o que nos livra de uma boa dose de estresse pelos próximos dias.

Então, quem deve assumir o clube a partir de agora?

Renato Gaúcho, dentre os brasileiros, seria o nome certo em outros tempos, mas é possível que ele não aceite treinar o Corinthians, haja vista as suas constantes reclamações acerca da falta de investimento do Grêmio no elenco principal.

Carille? Chutado por Jorge Jesus, o treinador conhece bem o clube, mas talvez seja cedo demais para desistir de um futebol bonito, com DNA ofensivo, que esperávamos tanto ver desde que Tiago Nunes foi contratado e, infelizmente, não correspondeu.

Então por que não buscar um treinador com passagens pela Europa, fórmula que tem feito sucesso aqui no Brasil? Fala-se tanto de treinadores brasileiros, como se estes fossem os únicos disponíveis para trabalhar, mas há uma infinidade de possibilidades quando tratamos do próximo técnico do Timão.

Uma das possibilidades é olhar para mercados alternativos. Os dois últimos campeões da Libertadores da América estavam na Arábia e na Grécia antes de assumirem Flamengo e Palmeiras, respectivamente. Chegaram sem tanta pompa, muitas vezes com forte lobby ufanista agindo contrariamente a seus sucessos, mas em pouco tempo (menos do que teve Mancini), entregaram um resultado gigante que trouxe não só ganhos financeiros, mas históricos a seus clubes.

Infelizmente, o presidente anterior do Corinthians deu uma declaração retrógrada ao dizer que jamais contraria um estrangeiro para comandar o Timão. Coincidentemente ou não, enquanto o clube se prende ao mercado nacional, apanha de treinadores com passagens pela Europa, como os quatro gols que levou do Flamengo de Jesus, os três jogos sem vencer o Palmeiras de Abel, os dois sem vencer Jorge Sampaoli pelo Galo ou a eliminação para o Del Valle de Miguel Angel Ramirez na Sul-Americana de 2019.

Aliás, até mesmo a Inglaterra só deslanchou seu futebol de alta qualidade quando abriu mão do patriotismo e buscou treinadores de outros locais da Europa. Resultado? A liga mais competitiva do mundo e segunda final caseira da Champions League em três anos, com dois alemães, um português e um espanhol no comando.

Mas aqui parece haver um bloqueio que impede o clube de buscar alguém de fora, que chegue com ideias modernas, coloque a bola no chão, jogue e impeça o adversário de jogar. Enquanto apostarmos no mercado nacional de treinadores, é impossível até mesmo garantir que nossos jogadores não sejam de fato ruins para vestir a camisa do clube.

Ou você acha coincidência que Marinho, Rony, Gabriel, Bruno Henrique e Arrascaeta só começaram a decidir jogos para seus times após serem treinados por estrangeiros? Também acha coincidência o São Paulo apresentar um futebol tão interessante em pouco tempo desde que Crespo (que não treinou na Europa, mas jogou e teve contato com ótimos treinadores durante sua carreira) assumiu o clube?

Para finalizar, o que é mais caro: um treinador que recebe 800 mil, leva o time a decisões e vende jogadores da base por valores milionários ou um que ganha 200, é eliminado com frequência (perde premiações) e não vende ninguém?

Questões importantes para refletir antes de pressionar por um novo treinador.

Veja mais em: Técnicos do Corinthians e Mercado da bola.

Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Timão.

Avalie esta coluna
Coluna do Jorge Freitas

Por Jorge Freitas

Colunista esportivo do portal 'No Ângulo', este internacionalista é mais um louco do bando e busca analisar o Timão com comprometimento com a realidade e as necessidades do maior clube do planeta.

O que você achou do post do Jorge Freitas?

  • Comentários mais curtidos

    Foto do perfil de Bruno

    Ranking: 292º

    Bruno 4466 comentários

    @bruno.eustaquio em

    Esse time é fraco, se não contratar pelo menos uns 3 jogadores de qualidade pra chegar e vestir a camisa fica díficil, dos treinadores citados tanto o jorge jesus como o abel ferreira, já chegaram e encontraram um elenco de qualidade e praticamente montado o padrão de jogo, agora o nosso time é um catado de jogadores ruins, sem organização, jogadores velhos e lentos, difícil treinador chegar e fazer o time jogar, eu pra mim o que precisaria além do treinador, era eliminar essa panela que há lá no clube, tirado jogadores, como Cássio, Gil, jô, Gabriel, dos veteranos que lã estão e que ainda joga um futebol melhor é o Fagner do resto eu dispensava tudo desses nomes ai, não adianta são eles que mandam no clube e que derrubam treinador o Cássio pra mim já deu chega de tanto frango e falhas

  • Foto do perfil de Artur

    Ranking: 4543º

    Artur 462 comentários

    @artur.tacla em

    Concordo com você. É acho que perdemos mais do que7 meses... Perdemos a oportunidade de criar uma melhor coordenação com a base, de definir um padrão de jogo... E acho que o lobby do Andrés contra treinadores estrangeiros deve ser por perderá "sociedade" com os empresáriosda gangue dele

  • Publicidade

  • Últimos comentários

    Foto do perfil de Geraldo

    Ranking: 6413º

    Geraldo 308 comentários

    99º. @geraldo.gmy em

    O Timão tem que contratar um técnico de verdade, vencedor e montar um time de verdade que faca jus ao nome Timão!

    VAI CORINTHIANS!

  • Foto do perfil de Paulo

    Ranking: 17º

    Paulo 30779 comentários

    98º. @pc.olimpia em
    Perfeito, comentário objetivo? Inteligente do jovem jornalista, espero que nossa Diretoria tenha a mesma sensibilidade do brilhante Jorge Freitas.
  • Foto do perfil de XANDÃO

    Ranking: 600º

    XandÃo 2820 comentários

    97º. @xandaopolemico em

    Mancini é limitadissimo
    Quando estava naufragando ele decidiu tirad o medalhões, porque aquela altura ter os medalhoes e perder o levaria a demissão de qualquer jeito

  • Foto do perfil de Ivan

    Ranking: 2506º

    Ivan 857 comentários

    96º. @ivan.nois.q.tah Apoiador em

    A panela que formou no elenco é que mais impede o crescimento, assim como o amadorismo da diretoria que deixou o clube nas mãos dos empresários e das TVs

  • Foto do perfil de Luiz

    Ranking: 5º

    Luiz 77905 comentários

    95º. @luiz.fernando.balest em

    Eu pessoalmente traria Liska!