Venha fazer parte da KTO
x
Corinthians estreia na temporada para evitar maior jejum de estaduais da era pós-Ronaldo
Jorge Freitas

Colunista esportivo do portal 'No Ângulo', este internacionalista é mais um louco do bando e busca analisar o Timão com comprometimento com a realidade e as necessidades do maior clube do planeta.

ver detalhes

Ronaldo foi campeão paulista invicto pelo Corinthians e encerrou jejum que vinha de cinco temporadas

Foto: Agência Corinthians

O Corinthians estreia pela temporada neste domingo com o objetivo de evitar o maior jejum de títulos estaduais da era pós-Ronaldo. Maior vencedor do Paulistão com 30 conquistas, o Timão, desde que foi campeão invicto com o Fenômeno, jamais ficou mais de quatro temporadas sem levantar o caneco estadual.

Ronaldo chegou em 2009 e encontrou um clube lutando pela reconstrução. Foi fundamental para que a confiança da equipe voltasse ao nível ideal, ajudou na estruturação fora de campo e, logo de cara, faturou o Campeonato Paulista e a Copa do Brasil. É inegável como o camisa 9 foi fundamental para que a equipe se tornasse o clube brasileiro mais vezes campeão da década passada, inclusive com o inédito título da Libertadores e o Bicampeonato Mundial, dessa vez conquistado fora do Brasil.

Desde então, o Corinthians venceu os estaduais de 2013 e 2017/18/19, ficando na fila por no máximo três temporadas consecutivas. Dessa vez, sem levantar o titulo desde o tricampeonato, o Timão busca evitar uma sequência negativa maior, algo que aconteceu pela última vez entre 2004 e 2008, exatamente um ano antes do centroavante chegar. Curiosamente, a última sequência de três temporadas sem títulos estaduais foi quebrada também por um ex-auxiliar em sua temporada de estreia como treinador oficial, no fatídico ano da "quarta força", que culminou também com o heptacampeonato nacional.

Sem disputar a final desde 2020, o Timão tem no Campeonato Paulista a ambição para retomar o moral da equipe, que não conquistou qualquer outro título nas últimas três temporadas. Além disso, tem se reforçado e terminou a temporada melhor que Santos e São Paulo, dois dos principais rivais pelo caneco na competição.

Com finais previstas para 2 e 9 de abril, a expectativa é que o Timão retorne ao topo do Estado de São Paulo com seu 31° título.

Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Timão.

Avalie esta coluna

Veja mais posts do Jorge Freitas

Coluna do Jorge Freitas

Por Jorge Freitas

Colunista esportivo do portal 'No Ângulo', este internacionalista é mais um louco do bando e busca analisar o Timão com comprometimento com a realidade e as necessidades do maior clube do planeta.

O que você achou do post do Jorge Freitas?