x
Foram dois pontos perdidos
Jorge Freitas

Colunista esportivo do portal 'No Ângulo', este internacionalista é mais um louco do bando e busca analisar o Timão com comprometimento com a realidade e as necessidades do maior clube do planeta.

ver detalhes

Foram dois pontos perdidos

Coluna do Jorge Freitas

Opinião de Jorge Freitas

3.5 mil visualizações 41 comentários Comunicar erro

Foram dois pontos perdidos

Jô até tentou, mas o Corinthians foi inofensivo no Clássico

Foto: Danilo Fernandes / Meu Timão

Entrar em campo em um clássico é sempre uma grande responsabilidade. Assegurar um tabu contra o rival é maior ainda.

Nesta quarta-feira, o Corinthians disputou em Itaquera o 15º clássico contra o rival São Paulo, até então invicto com dez vitórias e quatro empates. Sylvinho certamente sabia do custo altíssimo de ser o primeiro treinador a perder para o rival na Neo Química Arena e, por isso, resolveu jogar de forma mais cautelosa, especialmente na parte final do jogo, quando praticamente aceitou o empate e passou a jogar para defendê-lo.

Mas certamente há um custo de se apresentar dessa forma.

Não enfrentamos em casa o líder da competição ou um clube que disputa vaga pela Libertadores. O São Paulo que entrou em campo estava - e assim continua - na zona do rebaixamento, sem vencer nenhuma partida na competição, com direito a dois empates em seu estádio contra times da zona do rebaixamento.

Por isso, era jogo para ganhar. Que não desse na técnica, fosse na raça. Sempre sou contrário a esta ala da torcida que diz que falta raça ao time, pois defendo que raça pode até ganhar um jogo, mas não leva campeonato.

E se havia um jogo, era esse.

Era fundamental fazer o resultado em casa, concluir a 11ª vitória em quinze jogos, colocar CPF na nota mais uma vez, afundar o rival e, principalmente, ter tranquilidade e respeito da torcida para trabalhar, coisa que Sylvinho ainda está distante de conseguir.

Coisas que o Corinthians de antes faria até com o time reserva em campo.

Mas, como diria o pofexô, "o medo de perder tira a vontade de ganhar" e o Corinthians estava tanto com medo de perder que chegou a dispensar a oportunidade de ganhar.

Confesso que desperdicei duas horas da minha vida vendo esse jogo, tamanha a inofensividade e preguiça de ambos os times. Para o São Paulo, conseguir um ponto em um estádio cujo aproveitamento é de 11% dos pontos conquistados é perfeito. Já para o Corinthians, deixar de fazer o resultado no rival que é mais freguês e vive péssima fase é perder dois pontos.

Pontos que podem e devem fazer falta no final do campeonato.

É claro que é muito fácil falar como se o time que estivesse do outro lado fosse uma equipe amadora sem qualquer treinamento ou conhecimento tático. Mas vendo o jogo, ficou a sensação de que poderíamos mais, pois a impressão que dava é que o rival, mesmo inoperante na parte ofensiva, sobreviveria a mais 90 minutos tranquilamente sem levar um gol.

Amarrado na marcação do rival, Sylvinho praticamente trocou seis por meia-dúzia. Faltou variação tática, faltou buscar o gol, assumir os riscos, pois já está bastante claro qual a única arma ofensiva do time e que será muito bem marcada em todos os jogos.

Clássico não é o que é à toa. Vencê-lo é revigorante, renovador, motivador. Enfim, faltou coragem ao Corinthians e qualidade e repertório a seu treinador.

São preços dá má administração.

PS: Pela primeira vez desde a inauguração da Arena, o Timão passará a temporada sem vencer o São Paulo. Foram dois empates nos dois jogos disputados.

Veja mais em: Majestoso e Campeonato Brasileiro.

Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Timão.

Avalie esta coluna
Coluna do Jorge Freitas

Por Jorge Freitas

Colunista esportivo do portal 'No Ângulo', este internacionalista é mais um louco do bando e busca analisar o Timão com comprometimento com a realidade e as necessidades do maior clube do planeta.

O que você achou do post do Jorge Freitas?