Conheça a Esportiva
x
Rendimento do Corinthians despencou com menos tempo de descanso entre os jogos
Jorge Freitas

Colunista esportivo do portal 'No Ângulo', este internacionalista é mais um louco do bando e busca analisar o Timão com comprometimento com a realidade e as necessidades do maior clube do planeta.

ver detalhes

Rendimento do Corinthians despencou com menos tempo de descanso entre os jogos

Coluna do Jorge Freitas

Análise de Jorge Freitas

2.4 mil visualizações 47 comentários Comunicar erro

Rendimento do Corinthians despencou com menos tempo de descanso entre os jogos

Com menos tempo de treino e descanso, rendimento do Corinthians entrou em queda

Foto: Rodrigo Coca/ Agência Corinthians

Depois de duas boas partidas pelo Campeonato Brasileiro, o rendimento do Corinthians caiu notoriamente nos últimos jogos. Não coincidentemente, foi nas últimas duas semanas que o clube deixou de ter descansos semanais e passou a encarar uma partida a cada três ou quatro dias.

Se antes o time vinha de uma sequência sem derrotas, bastou o calendário apertar para a equipe conhecer duas derrotas em apenas quatro jogos, numa queda clara de qualidade técnica, tática e física. Nem mesmo as duas vitórias foram suficientes para trazer segurança ao time. Contra o Bahia, enquanto jogávamos 11 contra 11, perdíamos de 1 a 0. Já contra o Fluminense, menos finalizações a gol que os cariocas e apenas um chute efetivamente ao alvo, que, por qualidade do garoto GP, foi parar no fundo do gol.

Se comparados os quatro jogos imediatamente anteriores à maratona com os disputados nas últimas duas semanas, o Corinthians passou de uma média de 1,5 gol por jogo para apenas 1 por partida. Se desconsiderarmos o período em que jogamos com um a mais contra o Bahia (cujo desequilíbrio foi notável), essa média cai para apenas um tento em três jogos e meio disputados, ou seja, uma média de 0,14 gols a cada 45 minutos.

Apesar de o time comandado por Sylvinho até aqui não ter convencido (especialmente por seu mau rendimento na Neo Química Arena), é inegável que chegou a apresentar bom futebol antes dessa intensificação do calendário, especialmente nos jogos contra Palmeiras e Bragantino, curiosamente, times que, ao contrário de todos os outros rivais que dificultaram a vida da equipe, brigam por G4 e são finalistas de competições sul-americanas.

Ou seja, está claro que o Corinthians, embora tenha um time com bons jogadores e ainda esteja em estágio embrionário de formação, apresenta dificuldades quando o tempo para treinar e, especialmente, recuperar jogadores, é menor.

Naturalmente, se considerarmos que a próxima temporada deve vir com Libertadores da América (eu ainda acredito), Paulistão, Copa do Brasil e Brasileirão, é extremamente temerário começá-la sem qualificar o elenco e, principalmente, conseguir jogadores mais jovens em posições cruciais, como no caso da centroavância e da lateral esquerda, cujos donos já não praticam bom futebol há algum tempo e estão bem abaixo da forma física ideal para 60, 70 jogos ou mais em apenas um ano.

Também será necessário um novo goleiro para rivalizar com Cássio, cujas dificuldades e falhas ainda são toleráveis pela diretoria, comissão técnica e parte da torcida não somente por sua idolatria e grandeza dentro do clube, mas também porque erros em jogos de pontos corridos de time que não disputa o título costumam chamar menos atenção do que aqueles em competições mata-mata, quando pode custar uma classificação.

Aliás, vale destacar que durante o mês de novembro, o Timão terá nada mais, nada menos que oito partidas, uma média de um jogo a cada 3,75. Em outubro, mês em que já tivemos cinco e teremos mais um jogo no próximo final de semana, a média foi de uma partida a cada 5,16 jogos. Além disso, o mês de dezembro seguirá o ritmo de novembro, com duas partidas em apenas cinco dias, para finalizar o Brasileirão 2021.

Em outras palavras, o calendário de novembro promete ser ainda mais apertado do que foi outubro. Em razão disso, não será de se espantar uma melhora de rendimento nas três próximas partidas (Internacional, Chapecoense e Fortaleza) em razão do tempo semanal de descanso seguida de mais uma queda para encarar os oito jogos restantes em apenas 25 dias.

Por mais que iniciemos uma temporada esperando brigar contra o rebaixamento e que, neste momento, estejamos na zona de classificação para a Libertadores, será frustrante encerrá-la sem ao menos uma vaga na fase de grupos da competição, posição que, muito provavelmente, estará garantida para até a sétima colocação.

Corremos risco?

Veja mais em: Elenco do Corinthians e Campeonato Brasileiro.

Avalie esta coluna
Coluna do Jorge Freitas

Por Jorge Freitas

Colunista esportivo do portal 'No Ângulo', este internacionalista é mais um louco do bando e busca analisar o Timão com comprometimento com a realidade e as necessidades do maior clube do planeta.

O que você achou do post do Jorge Freitas?