x
É um risco financeiro manter Sylvinho para 2022
Jorge Freitas

Colunista esportivo do portal 'No Ângulo', este internacionalista é mais um louco do bando e busca analisar o Timão com comprometimento com a realidade e as necessidades do maior clube do planeta.

ver detalhes

É um risco financeiro manter Sylvinho para 2022

Coluna do Jorge Freitas

Opinião de Jorge Freitas

4.3 mil visualizações 77 comentários Comunicar erro

É um risco financeiro manter Sylvinho para 2022

Sylvinho durante jogo entre Corinthians e Juventude, na última rodada do Campeonato Brasileiro

Foto: Rodrigo Coca / Agência Corinthians

O Corinthians oficializou a permanência de Sylvinho para a temporada de 2022. Mesmo sob todas as críticas e falhas apresentadas, o treinador permanece blindado pela diretoria, que parece acreditar em um bom trabalho para o próximo ano.

É inegável que o clube alcançou um lugar acima do esperado no início de 2021. Eliminado nas semifinais do Campeonato Paulista e na fase de grupos da Sul-Americana, o Timão, assim que alcançou a primeira metade da tabela, por lá permaneceu, chegou a entrar no G4 e retornou para a quinta colocação, o que rendeu uma posição na fase de grupos da Libertadores do ano que vem.

No entanto, o que parece não chamar a atenção da diretoria é que a quinta colocação no Brasileirão não é mérito do atual treinador. Só terminamos o campeonato entre os cinco por conta de outros fatores, especialmente a chegada de reforços, a volta da torcida e a "desistência" do Brasileirão por times importantes como Red Bull Bragantino e o Athlético-PR. Mesmo com a quarta colocação oferecida, já que o Fortaleza teve claro declínio técnico e chegou a entrar na zona do rebaixamento do returno, o treinador foi incapaz de fazer pontos importantes contra Grêmio, em casa, e Juventude fora (que futebol melancólico), o que custou mais de R$ 1 milhão aos cofres do clube (diferença paga entre o quarto e o quinto colocado).

Portanto, a opção por manter Sylvinho nos dias de hoje é um risco financeiro iminente dentro do clube. Devemos manter um treinador que não consegue ganhar um jogo sem apoio da Fiel Torcida num ano com Libertadores da América? Vale lembrar que até a Chapecoense, lanterna com sobras na competição, beliscou uma vitória fora de casa no returno, enquanto o Corinthians terminou incrivelmente zerado.

Tenho receio de que, para se manter no cargo e ganhar força com a torcida, Sylvinho repita o roteiro do São Paulo no ano passado, que tratou o Paulistão como Copa do Mundo, chegou a poupar jogadores na Libertadores, venceu, mas a custos altos, especialmente de contusão de jogadores, o que resultou num sofrível Brasileirão e eliminação tanto na Copa do Brasil quanto na competição sul-americana.

Com uma dívida altíssima, o Corinthians não pode se dar ao luxo de perder dinheiro por erros técnicos, nem depender exclusivamente da mágica de alguns jogadores, como o chute de Renato Augusto contra o Grêmio, pois estamos novamente vivendo em um constante "match point", para usar o termo do colega Vessoni.

E se cairmos em um grupo difícil na Libertadores? E se no sorteio da Copa do Brasil pegarmos Flamengo ou Atlético-MG, de quem Sylvinho só apanhou no Brasileirão? E se Cássio, em declínio técnico, mas com cadeira cativa entre os 11 do treinador, entregar uma decisão de mata-mata?

Dizer que Sylvinho fez um bom trabalho, como na entrevista coletiva, foi uma grande forçada de barra. Uma simples avaliação seria suficiente para entender que o Corinthians chegou aonde chegou neste ano por conta das contratações e da torcida. A função de Sylvinho foi somente não atrapalhar, algo que ele não conseguiu muito bem.

Seguirá sendo assim em 2022. Vale a pena mantê-lo?

(Veja também Um recado à diretoria: quinto lugar não é mérito de Sylvinho).

Veja mais em: Sylvinho e Diretoria do Corinthians.

Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Timão.

Avalie esta coluna
Coluna do Jorge Freitas

Por Jorge Freitas

Colunista esportivo do portal 'No Ângulo', este internacionalista é mais um louco do bando e busca analisar o Timão com comprometimento com a realidade e as necessidades do maior clube do planeta.

O que você achou do post do Jorge Freitas?

  • Comentários mais curtidos

    Foto do perfil de Paulo

    Ranking: 37º

    Paulo 20067 comentários

    @dovahkiin em

    Manter o Sylvinho é uma enorme, e óbvia, cagada! Estão mantendo por puro comodismo e pirraça. Típico modus operandi do banana de Andrade, o vagabundo.

  • Foto do perfil de Anselmo

    Ranking: 3797º

    Anselmo 565 comentários

    @anselmo.rocha em

    Enquanto a torcida não tomar atitude drásticas a diretoria incompetente não demiti esse treinadorzinho de várzea, então caso não seja demitido a resposta da torcida deve ser em não ir ao estádio enquanto esse treinadorzinho de várzea não for demitido. Só assim a diretoria incompetente tomara providências.

  • Publicidade

  • Últimos comentários

    Foto do perfil de Denov

    Ranking: 870º

    Denov 2063 comentários

    77º. @denov em

    Êpa, pera lá...

    Pare de implicância com o profexô 'Little Sylvio'

    Afinal, ele tem curso da UEFA e 'doutorado em linha de 4'

    (Para os desatentos, o post é ironico viu?)

  • Foto do perfil de Douglas

    Ranking: 7638º

    Douglas 244 comentários

    76º. @douglas.silva74 em

    Por mais que possam dizer que a campanha do Corinthians foi boa, a verdade é que o campeonato que foi fraco. Nos últimos 16 campeonatos brasileiros (todos desde que os pontos corridos começaram a ter 20 times) todos os times que ficaram em quinto tiveram campanhas melhores, ainda pior, em apenas 4 edições o Corinthians conseguiria ficar entre os 6 primeiros.
    Adoram ressaltar que o time prometia brigar para não cair, mas a verdade é que o Corinthians era um time que brigaria pelo meio de tabela antes dos reforços, e ao meu ver, por mais que tenha terminado em quinto a briga do Corinthians nunca deixou de ser pelo meio da tabela. Ao fim do campeonato nossa distância para o Palmeiras, que nem chegou a brigar pelo título e abandonou o campeonato muito antes da decisão da Libertadores foi a mesma do São Paulo que brigou para não cair até às últimas rodadas. Ou seja, só analisar que o Corinthians ficou em quinto não mostra a realidade do que foi o Corinthians nesse campeonato.

  • Foto do perfil de Denilson

    Ranking: 1512º

    Denilson 1348 comentários

    75º. @denilson.santos.da.a em

    Tragédia anunciada, veremos Roger Guedes, marcando lateral adversário

  • Foto do perfil de Denilson

    Ranking: 1512º

    Denilson 1348 comentários

    74º. @denilson.santos.da.a em

    Podem me negativar, mas só sendo eliminados na primeira fase da liberta, pra esse animal sair, só de olhar essa mula da raiva, e ainda aturar as entrevistas do " Chefão" Roberto de Andrade.

  • Foto do perfil de Sergio

    Ranking: 3448º

    Sergio 625 comentários

    73º. @sergio.paludeto em
    Com esta postura em manter um treinador sem experiencia podem ganhar apenas o Paulista ainda porque o Palmeiras não irá priorizar este campeonato. Libertadores, Brasileirão e Copa do Brasil só contando com muita sorte.