Venha fazer parte da KTO
x
Um dilema para o Corinthians: baixar sarrafo por Diego Costa ou esperar por Cavani
Lucas Faraldo

Editor e apresentador no canal do Meu Timão no YouTube

ver detalhes

Um dilema para o Corinthians: baixar sarrafo por Diego Costa ou esperar por Cavani

Coluna do Lucas Faraldo Knopf

Opinião de Lucas Faraldo

6.8 mil visualizações 109 comentários Comunicar erro

Um dilema para o Corinthians: baixar sarrafo por Diego Costa ou esperar por Cavani

Diego Costa e Cavani são os dois alvos do Corinthians para camisa 9 na atual janela de transferências

Foto: Divulgação/Atlético e Clive Brunskill/Getty Images

A busca do Corinthians e seu novo patrocinador por um camisa 9 de peso no mercado da bola vive um dilema nesta semana que marca a reapresentação do elenco para a pré-temporada. Sem Cavani em janeiro, o presidente Duilio Monteiro Alves tem duas alternativas: baixar o nível de exigência e contratar um centroavante "menos top" ainda nesta janela de início de ano ou seguir apostando no uruguaio para um futuro não tão distante.

Enquanto Cavani não se pronuncia, cabe ao técnico do Manchester United e ao empresário (e irmão) do jogador atualizarem a situação. Ralf Rangnick diz que seu camisa 21 fica ao menos até o fim do contrato (junho). Walter Guglielmone confirma que a saída imediata dos Red Devils é difícil e já se mostra até ciente sobre o provável plano B do Corinthians.

"Creio que o Corinthians vá por Diego Costa", disse o empresário e irmão de Cavani ao ge.

Se fizer nos próximos dias (ou horas) a proposta por Diego Costa, o Corinthians estará optando por baixar o sarrafo na busca por um camisa 9 de peso (ainda que o ex-Atlético-MG seja obviamente acima da média no mercado sul-americano pelo o que fez na última década com as camisas de Atlético de Madrid, Chelsea e seleção espanhola).

O comparativo é simples: Cavani (34 anos), hoje alto nível e ainda extremamente veloz, é titular ao lado de Cristiano Ronaldo num Manchester United que disputa Premier League e Liga dos Campeões; Diego Costa (33), jogador mais lento que se fazia valer da força física em seus tempos áureos, está há mais de dois anos sem completar um jogo inteiro justamente por problemas físicos, que seguiram o atrapalhando nesta volta ao Brasil.

Nesse cenário, acho que a aposta menos arriscada seria manter as conversas com Cavani e insistir no projeto com o craque uruguaio já visando negociações no meio do ano, quando estará livre de seu contrato com o United. E o pior que poderia acontecer é mais uma vez o negócio não vingar e 2022 acabar sem nenhum camisa 9 contratado - o que não vejo como desastre para um Corinthians que já conta com Willian, Róger Guedes, Renato Augusto, Giuliano e Paulinho como alternativas ofensivas altamente qualificadas.

Resta saber se Duilio já tomou sua decisão. De toda forma, paciência. Seja por uma investida futura em Cavani, seja pela aposta arriscada em Diego Costa (que, claro, ainda pode contrariar seu histórico recente e voltar a arrebentar no futebol).

O que joga a favor e contra?

Jogam a favor da busca imediata por um centroavante: 1) o início dos treinos e a consequente retomada da construção de time de Sylvinho, que não esconde de ninguém a preferência em escalar um camisa 9 como referência; 2) o desejo da Taunsa, nova parceira do clube, em fazer barulho na atual janela de transferências com a contratação de um homem-gol de nível mundial.

Jogam contra a busca imediata por um centroavante: 1) a escassez de nomes considerados da mesma prateleira que Cavani; 2) o plano A ainda não estar exatamente descartado (se cogitado para a janela de meio do ano).

Veja mais em: Mercado da bola, Sylvinho, Duílio Monteiro Alves e Escalação do Corinthians.

Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Timão.

Avalie esta coluna
Coluna do Lucas Faraldo Knopf

Por Lucas Faraldo Knopf

Jornalista pela ECA-USP e ex-Esporte Interativo, Jovem Pan e Lance!. Hoje trabalha no Meu Timão. Autor do livro 'Impedimento - Machismo, racismo, homofobia e elitização como opressões no futebol'.

O que você achou do post do Lucas Faraldo?