x
Vinte e dois anos do primeiro Mundial do Corinthians
Rafael Castilho

Rafael Castilho é sociólogo, especializado em Política e Relações Internacionais e coordenador do NECO - Núcleo de Estudos do Corinthians. Ele está no Twitter como @Rafael_Castilho.

ver detalhes

Vinte e dois anos do primeiro Mundial do Corinthians

Coluna do Rafael Castilho

Opinião de Rafael Castilho

1.5 mil visualizações 22 comentários Comunicar erro

Vinte e dois anos do primeiro Mundial do Corinthians

Primeiro Mundial do Corinthians completa 22 anos nesta sexta-feira

Foto: Shaun Botterill/Allsport via Getty Images

Sim, vinte e dois anos. Vale dizer que os últimos vinte dois anos posteriores ao 14 de janeiro de 2000 passaram mais rapidamente do que os quatro dias anteriores àquela segunda invasão da Fiel no Maracanã.

A emoção que senti naquele dia foi tão grandiosa quanto a noite (manhã no Brasil) do jogo no Japão, em Yokohama.

No primeiro mundial, eu era um jovem de 24 anos incompletos. A entrada no Maracanã (aquele velho Maracanã que foi mutilado em corpo e e alma) foi mágica. O bandeirão dos Gaviões da Fiel com o lema: Lealdade, Humildade e Procedimento, tão atual e necessário nos nossos dias. Aquele grito de TODO PODEROSO TIMÃO, a cidade do Rio de Janeiro (onde a Fiel arregaça qualquer um que ela encontra), de memórias tão felizes para nós corinthianos.

O Rio da invasão de 1976. Dessa segunda invasão em 2000. Dá pra escrever uma obra com a odisseia do Corinthians no Rio de Janeiro, em diferentes momentos de nossa história. Foram outros jogos incríveis. A torcida do Corinthians tem sim um caso de amor especial pelo Rio de Janeiro. Um amor confuso e turbulento, cheio de desejo, riscos, perigos e excitação.

Esse ano de 2022 também celebrará os dez anos do segundo mundial, conquistado no Japão. Se no primeiro mundial, no Rio de Janeiro, me senti gigante e definitivamente me tornei um adulto, no mundial do Japão fiquei pequenininho e voltei a ser criança.

Como provocação para vocês, vale uma reflexão. O time de 2000 era melhor do que o time de 2012. Sim, tecnicamente era melhor, com mais craques. O time de 2012 era puro coração e muito provavelmente entrará para a história como o nosso time mais querido e amado. Era um coletivo, eram soldados, foi um congraçamento dentro e fora de campo, talvez único em nossa história.

Mas não somente o time de 2000 do Corinthians era melhor. O Vasco de 2000 também era bem melhor do que o Chelsea de 2012. Sei que é polêmico, mas não tenho dúvida nenhuma disso. Tanto que o jogo foi muito difícil.

Nós fizemos a nossa parte. O Vasco perdeu a vantagem de jogar em casa. A Invasão de 2000 foi avassaladora! Até porque o Maraca é nosso!

Se o Maracanã tivesse rodinhas pegaria sozinho a Via Dutra e viria emocionado até o Parque São Jorge, apenas para nos reencontrar.

Impossível esquecer aquele 14 de Janeiro de 2000. Como fui feliz naquele dia.

14 de Janeiro é o dia oficial do TODO PODEROSO TIMÃO!

Veja mais em: Mundial de Clubes e História do Corinthians.

Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Timão.

Avalie esta coluna
Coluna do Rafael Castilho

Por Rafael Castilho

Rafael Castilho é sociólogo, especializado em Política e Relações Internacionais e coordenador do NECO - Núcleo de Estudos do Corinthians. Ele está no Twitter como @Rafael_Castilho.

O que você achou do post do Rafael Castilho?