x
As terríveis escolhas que o Corinthians tem feito
Rafael Castilho

Rafael Castilho é sociólogo, especializado em Política e Relações Internacionais e coordenador do NECO - Núcleo de Estudos do Corinthians. Ele está no Twitter como @Rafael_Castilho.

ver detalhes

As terríveis escolhas que o Corinthians tem feito

Coluna do Rafael Castilho

Opinião de Rafael Castilho

8.1 mil visualizações 55 comentários Comunicar erro

As terríveis escolhas que o Corinthians tem feito

Corinthians cobra caro nos ingressos do estádio conhecido como 'Casa do Povo'

Foto: Victor Gomes/Meu Timão

Um verdadeiro absurdo o preço que o Corinthians pratica com os ingressos na "Casa do Povo". Levando em conta a crise que esse país vive, a dificuldade que nosso povo enfrenta para sobreviver, os responsáveis por esse absurdo deveriam sentir vergonha.

O presidente do Corinthians, que tem seu sobrenome relacionado com a experiência fantástica da Democracia Corinthiana, deveria parar com tudo o que está fazendo e refletir. "Ah, são as leis de mercado, oferta e demanda". Se assim for, tirem aqueles adesivos do estádio que ainda nos consideram como time do povo.

Até porque num caso como esse, trata-se de uma lei do mercado burra. Primeiro porque quem tem contribuído pelo equilíbrio econômico-financeiro do estádio (se é que ele existe) são os torcedores que ocupam os lugares com preços populares.

Também porque essa lógica perniciosa de que "jogo bom" (vejam, coloquei aspas) a gente enfia a faca e jogo marromeno a gente "só cobra caro", leva a um tipo de raciocínio, por parte do "consumidor" (outras aspas), que não vale à pena ir aos jogos menos atrativos.

Ou seja, melhor guardar dinheiro para o jogo que "vale à pena" (mais aspas). Isso é terrível, pois vai no sentido contrário de tudo aquilo que caracteriza o Corinthians. Também, do ponto de vista desportivo, é ruim. Coloca uma pressão exagerada no torneio, faz o torcedor acreditar que só aquilo é importante, quando na realidade o que segura o rojão do nosso dia a dia são os jogos cotidianos, muitas vezes em horários e ocasiões pouco convidativas.

Por fim, existe uma outra situação. Essa grana de arrecadação dos jogos fica congelada num fundo - para custeio do estádio - que pouco sabemos sobre a verdadeira eficiência em escorchar o apaixonado pelo Corinthians, quando muito provavelmente, não irá resolver em nada a situação imediata do SCCP.

O Corinthians deveria fazer escolhas históricas. Os conselheiros do Sport Club Corinthians Paulista, seus associados e torcedores não deveriam aceitar calados uma situação como essa. Vocês estão por dentro dos preços do estacionamento? Muitas vezes, quem mais precisa do estacionamento é o trabalhador que precisa acordar cedo no dia seguinte e não encontra mais conexões de transporte possíveis quando sai do estádio procurando pelo metrô e ônibus.

Por fim, e não menos importante, é preciso dizer o seguinte: primeiro o povo foi afastado dos estádios. Os tarados pelas leis de mercado - como se elas tivessem surgido junto com a natureza. Ou seja, Deus fez a terra, o céu, o mar, os bichos, os homens e as leis de mercado - se apressaram em dizer: "estádio é pra quem tem dinheiro, os pobres que vejam na tevê".

Pois bem, hoje pobre nem na tevê consegue mais assistir, pois é preciso procurar o jogo em alguma plataforma de streaming, e não são poucas. Seria preciso pagar várias plataformas todos os meses. É preciso ter cartão de crédito, celular, computador. Vão tomar naquele lugar!!! Será que ninguém diz nada?

Estão matando a galinha dos ovos de ouro. Futebol tem virado esporte de tiozão. Sem a cultura do estádio, sem a cultura de assistir ao jogo com a família, logo mais, as novas gerações terão outros interesses muito distantes do futebol. O Corinthians deveria ser diferente!

Mas, no fundo, o capitalismo é isso aí. Arrancaram tudo, até o último pau brasil. Irão destruir a terra até o último pé de café ou de soja, pescar e desperdiçar até o último peixe, poluir todos os rios em busca do último farelo de ouro, acabar com a própria dinâmica do capitalismo, pois não haverá mais mercado interno.

No futuro, tudo será deserto.

E o Corinthians? Na ilusão ingênua, que me trouxe até aqui, cumpriria um papel diferente. Ainda que fôssemos derrotados pela história resistiríamos heroicamente, como os grandes Corinthians que presenciei na vida.

Cada dia me convenço mais e mais que será preciso refundar o Corinthians.

Veja mais em: Ingressos e Neo Química Arena.

Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Timão.

Avalie esta coluna
Coluna do Rafael Castilho

Por Rafael Castilho

Rafael Castilho é sociólogo, especializado em Política e Relações Internacionais e coordenador do NECO - Núcleo de Estudos do Corinthians. Ele está no Twitter como @Rafael_Castilho.

O que você achou do post do Rafael Castilho?