x
Acusação de Andrés Sanchez a opositor na TV merece repreensão
Roberto Piccelli

Roberto Piccelli é advogado atuante em direito público e escreve sobre temas jurídicos e institucionais relacionados ao Corinthians.

ver detalhes

Acusação de Andrés Sanchez a opositor na TV merece repreensão

Coluna do Roberto Piccelli

Opinião de Roberto Piccelli

13 mil visualizações 137 comentários Comunicar erro

Acusação de Andrés Sanchez a opositor na TV merece repreensão

Sanchez e Ezabella fizeram parte da mesma diretoria de 2007 a 2009

Foto: Meu Timão

Nesta tarde, em programa televisivo, Andrés Sanchez soltou o verbo contra Felipe Ezabella, ex-vice-presidente de esportes terrestres do Corinthians e seu concorrente na última eleição. Entre outros ataques pessoais, disse o atual presidente:

"Ele tem que provar como ele (Ezabella) ganhou os 500 mil reais entre Sporting, Corinthians e Elias, provar para o corinthiano como ele ganhou esse dinheiro, se era secretário do Cori (Conselho de Orientação), se ele era conselheiro, se ele era diretor. Aos pouquinhos nós vamos falando tudo".

Trocando em miúdos, Andrés levantou suspeitas publicamente sobre a idoneidade de um opositor que manteve um cargo importante durante a sua primeira gestão. Ezabella respondeu, em nota, que a questão estaria esclarecida.

Não tenho elementos atualmente para avaliar o mérito da acusação lançada pelo presidente do Corinthians - e nem me arrogo esse papel. Afinal, culpa não se presume e, independentemente do meu juízo pessoal, Ezabella, bom advogado que é, caso considere adequado, poderá falar por si com mais detalhes. O problema aqui é de outra natureza.

É que o presidente não pode fazer o que quer com uma suposta informação tão séria. Não pode, especialmente, cultivar escândalos contra seus adversários em plena televisão. Em primeiro lugar, porque exala oportunismo e falta de seriedade divulgar para o público, de maneira superficial, uma acusação, em particular uma acusação tão grave - e sem apresentar nenhuma evidência ou detalhe que a ampare. É degradante para o próprio Corinthians.

Em segundo lugar, porque, se sabe de algo, o seu dever expresso, nos termos do artigo 112, item 5, do Estatuto,¹ é constituir comissão com a finalidade de apurar a conduta do interessado. A sua omissão em tomar essa iniciativa, por sua vez, pode ser enquadrada como infração a norma estatutária, da forma como consta do artigo 106, alínea “d”,² e pode acarretar, por sua vez, na sua destituição.

Resumindo, das duas uma: ou o presidente do Corinthians não tem nenhuma prova do que alega publicamente e falta com a verdade, ou então é omisso no seu dever estatutário de apurar a conduta do associado. De uma ou de outra forma, a postura é nociva ao clube, porque denota uma falta de compromisso com a ética por parte do seu mais alto mandatário e sugere um filtro seletivo sobre o que vem à tona.

Por fim, quero deixar claro que a crítica aqui é objetiva a esse ato do presidente, até porque, na minha opinião, esse espaço não comporta a exaltação ou a censura de pessoas. O que me parece indispensável é ter claro que uma das obrigações primordiais do cargo de presidente da diretoria é zelar pela integridade da administração do Corinthians, em vez de desdenhar ostensivamente da sua institucionalidade.


¹ Art. 112 - São atribuições do Presidente da Diretoria: (...)
5 - Constituir comissão para apurar infração.

² Art. 106 - São motivos para requerer a destituição dos administradores (Presidente da Diretoria ou seus Vice-Presidentes): (...)
d) ter ele infringido, por ação ou omissão, expressa norma estatutária.

Veja mais em: Andrés Sanchez.

Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Timão.

Avalie esta coluna
Coluna do Roberto Piccelli

Por Roberto Piccelli

Roberto Piccelli é advogado atuante em direito público e escreve sobre temas jurídicos e institucionais relacionados ao Corinthians.

O que você achou do post do Roberto Piccelli?

  • Comentários mais curtidos

    Foto do perfil de Marco

    Ranking: 876º

    Marco 2054 comentários

    @marco.apolinario.da. em

    Falou tudo.
    Andrés apequena cada vez mais sua gestão e de seu grupo político à frente do clube.

  • Foto do perfil de Ivanildo

    Ranking: 522º

    Ivanildo 3164 comentários

    @cajueiro em

    O pilantra começa a atirar pra todos os lados, já que percebe que seu reinado pode ruir este ano e podendo não o recupera-lo nunca mais!

    Se Ezebella for um cara sério mesmo e nada tem haver com a denuncia, deveria mover uma ação judiciaria contra o 'louco'!

    Andrés acusando contra suborno... É muita cara de pau!

    #foraandres

    #foraduilio

    #foragarcia

    #foramafia

  • Publicidade

  • Últimos comentários

    Foto do perfil de Jr.

    Ranking: 5811º

    Jr. 348 comentários

    137º. @jrtimaojr em
    Andrés acusando alguém de ser desonesto, é a mesma coisa que o Pedrinho matador, se queixar de alguém que matou uma formiga.
  • Foto do perfil de Fiel

    Fiel 113 comentários

    136º. @raphaoliveira6 em

    Sr advogado do ezabella, independente de quem fez a denuncia, concentre-se na defesa do acusado, pois já conhecemos a índole do acusador e sua hora vai chegar, agora se a oposição for tão suja quanto o assunto é mais grave do que parece

  • Foto do perfil de Paulo

    Ranking: 17º

    Paulo 30779 comentários

    135º. @pc.olimpia em

    Impressionante, o Corinthians é o time do povo, no entanto, esta multidão que ajuda os cofres do Corinthians, é preterida na hora da divisão do bolo que só fica COM OS MESMOS.

  • Foto do perfil de Jose

    Jose 6 comentários

    134º. @passaretti em

    A 'acusação' é requentada em 2014, o Andrés fez a mesma denuncia nas eleições e nunca provou, o Dr. Ezabella naquela oportunidade provou que ele mentia. O que não é fake é o descumprimento pelo presidente do orçamento de 2019, sem aprovação do CD, a não divulgação dos demonstrativos financeiros, conforme determina o estatuto. Ele sabe que as contas de 2019 serão rejeitadas pelo CD e está criando um factoide para criar diversionismo, como ele aprendeu muito bem na câmara dos deputados!

  • Foto do perfil de Bruno

    Ranking: 1432º

    Bruno 1418 comentários

    133º. @bruno.goncalves20 em

    Andrés já se sente o Dono do Corinthians, já disse outras vezes e repito ele esta igualzinho ao Juvenal Juvencio no SP no fim da sua passagem no clube! Se sente maior que tudo e todos inclusive o Clube!

    Agora se cabe destituição cadê a Oposição ou o CORI para cair em cima dele e fazer ele provar o que diz, ou prensa - lo contra a parede cobrando a não investigação do caso?

    Uma vergonha infelizmente caminhamos a passos largos para ser igual ou pior que o Cruzeiro se ninguém que ame o Clube de Verdade não fizer algo, e digo alguém que ame mesmo, como nos torcedores amamos, não mais um que só queira crescer usando o nome do Maior Clube do Brasil!