x
De Gil a Jô: quais revelações da base renderam mais gols para o Corinthians no século
Tomás Rosolino

Tomás Rosolino é jornalista faz um tempo. Formado em jornalismo pela Cásper Líbero, ex-Agora SP e Gazeta Esportiva. Hoje no Meu Timão. Vejo muito esporte, todo dia, o dia todo.

ver detalhes

De Gil a Jô: quais revelações da base renderam mais gols para o Corinthians no século

Coluna do Tomás Rosolino

Opinião de Tomás Rosolino

3.5 mil visualizações 36 comentários Comunicar erro

De Gil a Jô: quais revelações da base renderam mais gols para o Corinthians no século

Pedrinho e Jô integram o top-10 do século

Foto: Agência Corinthians

As categorias de base do Corinthians podem ser a saída para o clube estabilizar suas finanças e retomar o protagonismo nacional. Pensando nisso, resolvi juntar quantos gols e assistências os jogadores saídos das categorias de base do clube já renderam nesta década ao clube. Vamos fazer a conta?

Bom, vou começar pelos principais destaques neste quesito no atual elenco: o recém-chegado Jô, com 43 gols e 17 assistências, é o atleta da base que reúne o melhor número nesse sentido. Logo atrás vem o lateral-direito Fagner, com 51 participações diretas em gol, uma dupla previsível se você acompanha o Corinthians há algum tempo.

No período escolhido, quem reina soberano é o atacante Gil, autor de 51 gols e de 43 assistências pelo Corinthians de 2001 para cá, totalizando 94 participações em gol. Dentinho, com 55 gols e 17 assistências, está na segunda colocação.

Destaque nos passes para gol, o lateral-esquerdo Kléber também entra na turma pela sua excepcional precisão em cruzamentos. Só em 2002, por exemplo, foram 21 passes para gol da equipe campeã da Liga Rio-São Paulo, da Copa do Brasil e vice-campeã do Brasileiro.

Veja abaixo o top-10 de participações em gol de atletas da base no século XXI

  1. Gil - atacante (2001-05) - 94 participações diretas em gol (51 gols e 43 assistências)
  2. Dentinho - atacante (2007-11) - 72 participações diretas em gol (55 gols e 17 assistências)
  3. - atacante (2003-05/2017/20) - 60 participações diretas em gol (43 gols e 17 assistências)
  4. Fagner - lateral (2006/2014-20) - 51 participações diretas em gol (8 gols e 43 assistências)
  5. Kléber - lateral (2001-03) - 46 participações diretas em gol (5 gols e 41 assistências)
  6. Rosinei - volante (2003-07) - 33 participações diretas em gol (20 gols e 13 assistências)
  7. Coelho - lateral (2003-06/08) - 32 participações diretas em gol (15 gols e 17 assistências)
  8. Pedrinho - meia (2017-20) - 26 participações diretas em gol (12 gols e 14 assistências)
  9. Edson - lateral (2003-07) - 17 participações diretas em gol (7 gols e 10 assistências)
  10. Maycon - volante (2016-18) - 15 participações diretas em gol (8 gols e 7 assistências)

Veja mais em: Torcida do Corinthians, Títulos do Corinthians, e Fagner.

Avalie esta coluna
Coluna do Tomás Rosolino

Por Tomás Rosolino

Tomás Rosolino é jornalista faz um tempo. Formado em jornalismo pela Cásper Líbero, ex-Agora SP e Gazeta Esportiva. Hoje no Meu Timão. Vejo muito esporte, todo dia, o dia todo.

O que você achou do post do Tomás Rosolino?

  • Comentários mais curtidos

    Foto do perfil de Bernardo

    Ranking: 27º

    Bernardo 27486 comentários

    @bernardo.sa em

    Sensacional esse tópico Gil surgiu igual um foguete o moleque era liso. Agora a gente pode se orgulha em ter um artilheiro no Brasileirão que foi feito na base o único time de Sampa que não tem artilheiro no campeonato nacional agora, é a porcalhada hahaha

  • Foto do perfil de Jean

    Ranking: 124º

    Jean 9482 comentários

    @jean.macedo3 em

    Tomás Rosolino um dos únicos que acrescenta realmente nesse site. Sempre com ótimas matérias

  • Publicidade

  • Últimos comentários

    Foto do perfil de DIEGO

    Ranking: 5693º

    Diego 422 comentários

    36º. @di.oliveira13 em

    Gil maior revelacao do seculo os números comprovam

  • Foto do perfil de Juliana

    Ranking: 619º

    Juliana 3313 comentários

    35º. @juliana.bauer2 em

    Cada um tem sua história no Corinthians

  • Foto do perfil de johnny

    Ranking: 3310º

    Johnny 779 comentários

    34º. @profanador em

    Tómas, me diz porque não temos matérias ou citações sobre a vitória do Corinthians sobre o Boca Juniors na Bombonera em 1961. A vitória é constada no almanaque Timão, mas não tem nada que repercute a partida, consegue trazer algo para nós? Grato pelo trabalho.

  • Foto do perfil de Paolo

    Paolo 1 comentário

    33º. @paolo.bruno.filho em

    Tomás, a matéria é interessante por trazer os números dos jogadores da base que mais tiveram participações em lances decisivos, porém não chega a ser preocupante também?
    Isto porque, o top 10 chega a ser composto, em sua maioria, por jogadores que já atuaram há tempos pelo Corinthians e não retornaram, bem como por alguns que ficaram tempo suficiente e pouco demonstraram (ex: Pedrinho).
    Em suma, tal fato decorre de qual motivo:
    Mau aproveitamento da base?
    Vendq precoce destes jogadores?

  • Foto do perfil de Milton

    Ranking: 4452º

    Milton 564 comentários

    32º. @milton.simiao em

    Devemos, sempre valorizar as categorias de base:Veja o retorno que isso da para o Corinthians olha o Jó!