Venha fazer parte da KTO
x
O Corinthians pós-Carille e o fantasma de 2016
Victor Farinelli

Victor Farinelli é um jornalista brasileiro e corinthiano residente no Chile, colabora como correspondente de meios brasileiros como Opera Mundi, Carta Capital, Revista Fórum e Carta Maior.

ver detalhes

O Corinthians pós-Carille e o fantasma de 2016

Coluna do Victor Farinelli

Opinião de Victor Farinelli

2.7 mil visualizações 80 comentários Comunicar erro

O Corinthians pós-Carille e o fantasma de 2016

Cenário após a saída de Carille e a chegada de Loss não é tão assustador

Foto: Daniel Augusto Jr. / Agência Corinthians

Desmanche. Desmanche… DESMANCHE!! Nestes últimos dias, a torcida dorme (quando pode) e acorda com essa palavra na cabeça.

E não é para menos. Primeiro foi a saída do Fábio Carille, que não só abandonou o barco como ainda saiu dizendo que pode sim levar alguns atletas do clube com ele – podia pensar em atletas dos outros clubes, mas não, ele quer os do Corinthians. Daí pro mundo árabe começar a tentar os nossos jogadores com ofertas faraônicas não demorou muito. Depois, o próprio presidente assume que o clube vai perder jogadores na janela de transferência após a Copa, e que “não há nada que se possa fazer a respeito”. Ou seja, o Corinthians vai ficar só assistindo a debandada. Ele disse sairão “dois ou três jogadores”, mas acho que toda a Fiel Torcida ouviu “metade do time”. Eu pelo menos entendi assim, contaminado pelo pessimismo.

E os clubes estrangeiros também entenderam assim. Nos últimos sete dias já vimos especulações a respeito de Rodriguinho, Jadson, Romero, Cássio, Balbuena e até do Pedro Henrique, sem contar o Maycon que já fechou sua saída em julho.

A Fiel começou este 2018 mais ou menos como em 2017, sem saber direito aonde esse barco poderia chegar (ainda mais sem centroavante), mas mais otimista pela confiança depositada no Carille a partir dos resultados do ano passado. Confiança essa que foi reforçada com o bicampeonato paulista, naquele momento que nós chamamos de QUE MOMENTO, tudo parecia perfeito e o time que ganhou o título na casa do maior rival era forte o suficiente pra ganhar qualquer coisa mais que viesse pela frente, não tínhamos nenhuma dúvida disso.

Mas então, a realidade veio com um soco na cara da Fiel. A última vez que isso aconteceu foi mais ou menos entre dezembro de 2015 e janeiro de 2016, pouco depois de ganharmos e hexa brasileiro com um time que também parecia imbatível, e que inspirava a ilusão de um bi da Libertadores com tri mundial, sob o comando do inesquecível Tite. Acordamos daquele sonho com a China levando metade do time embora, a CBF levando o Tite e um elenco (o que restou daquele timaço do ano anterior) entre os mais tiriça da história do Coringão.

Agora, o fantasma do desmanche ronda novamente a Zona Leste de São Paulo. A diferença é que, se levarem tudo o que prometem levar, o time que sobre não será tão ruim, mas será praticamente um time de garotos, com grandes promessas, como Pedrinho e Mateus Vital, assim como o próprio Osmar Loss é uma promessa como técnico. Mas nem o elenco nem o treinador são uma realidade para agora.

O grande problema agora é que a torcida meio que começa a entrar num modo de frustração antecipada. Esta era uma temporada que como 2016, nos prometia grandes conquistas, e agora será de varrer os casos e remontar o grupo pensando no futuro e não no presente. Podemos ganhar ao menos mais um título? Em se tratando de Corinthians, tudo é possível, mas convenhamos que sem esses jogadores que são os pilares do time, como Rodriguinho, Cássio e Balbuena, só com um milagre de São Jorge – por exemplo, se o Pedrinho despontar precocemente como líder da equipe, ou algo ainda menos provável e mais inusitado.

A situação econômica do país também ajuda nessa debandada, alimentando a vontade dos jogadores e imigrar. Sem contar a situação econômica do próprio Corinthians, que tem muito menos condição de reagir a esse assédio – e é por isso que o torcedor fica louco quando vê que os outros clubes têm mais condições de segurar ou repor peças, e nós simplesmente deixamos os caras irem embora, sem fazer nada.

Mas calma, o pós-Carille não é tão assustador quanto foi o pós-Tite. Osmar Loss é sim um treinador capaz e o elenco de garotos que o Corinthians montou tem potencial para fazer um grande time. Até por isso era preciso que esses jogadores mais experientes ficassem mais tempo e a transição dos garotos à titularidade fosse mais gradual e adequada, para que entre 2019 e 2020 nós já tivéssemos um time comandado por Pedrinho e Mateus Vital, com Léo Santos na zaga e talvez até o Caíque no gol, todos eles com rodagem suficiente para assumir a responsabilidade de serem os referentes do time.

Se o desmanche acontecer, essa molecada terá que assumir a titularidade meio que na marra, e isso pode levar a queimar algumas promessas, como já está acontecendo um pouco com o garoto Mantuan, que está jogando improvisado na lateral, mas que, quando tiver chance de jogar de volante, que é sua posição original, certamente mostrará o mesmo potencial de um Maycon, ou talvez até mais.

Mas claro, a gente também pode dar a sorte de o tal desmanche não ser tão ruim assim e que alguns jogadores importantes ainda permaneçam no clube, pelo menos até o fim do ano, e manter o time competitivo. Porque não há dúvidas de que, mesmo com Loss, este time pode conquistar mais títulos este ano, se mantiver ao menos dois terços dos titulares, incluindo os capitães e outros pilares.

O problema é que de 2016 pra cá a Fiel quase nunca teve essa sorte do seu lado. É só abanarem o dinheiro lá fora e esperar as histórias tristes. Tomara que todos os santos e orixás disponíveis estejam do nosso lado nestes próximos três meses, só desta vez.

Veja mais em: Fábio Carille.

Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Timão.

Avalie esta coluna
Coluna do Victor Farinelli

Por Victor Farinelli

Victor Farinelli é um jornalista brasileiro e corinthiano residente no Chile, colabora como correspondente de meios brasileiros como Opera Mundi, Carta Capital, Revista Fórum e Carta Maior.

O que você achou do post do Victor Farinelli?

  • Comentário mais curtido

    Foto do perfil de Allan

    Ranking: 4341º

    Allan 490 comentários

    @allan.costa em

    O ruim nem é vender, mas é sair Renato Augusto e vir Marquinhos Gabriel, sair Jadson e vir Marlone, sair Malcom e vir Guilherme, isso que eu nem lembro a tiriça que veio para o lugar do Love...

  • Publicidade

  • Últimos comentários

    Foto do perfil de Rodrigo

    Ranking: 1448º

    Rodrigo 1403 comentários

    48º. @rodrigo.akim em

    Primeiro ponto: O Corinthians esta certíssimo na gestão do futebol.
    Não da para fazer loucura e pagar 1 milhão para esses jogadores comuns!
    Olha o Flamengo pagou uma fortuna pelo Guerrero e desde então só ganhou um campeonatinho carioca.
    O Palmeiras também renovou com o Dudu que se tiver 6 gols no ano é muito.
    Aquela frase do Andrés é perfeita:
    Se não esta satisfeito vai embora.
    Outra coisa o Tite é com a mania de não usar jogadores jovens da base com o poder de persuasão que tem nos fez acreditar que o jogado jovem precisa de tempo "agora é o momento " "Não esta pronto ainda"etc etc...

    Olha o Santos o Rodrigo com 17 anos jogando muito, Vinicios Junior, Paqueta o próprio Jô estreiou com 16 anos no Corinthians, Dentinho com 18 e é o maior artilheiro do século, Marquinhos com 18 anos foi titular absoluto na Roma.
    O Tite é bom mas não é perfeito não caiam nessa conversa...

  • Foto do perfil de Socrates

    Ranking: 917º

    Socrates 1996 comentários

    47º. @socrates.carrasco em

    Você falou tudo isso e não comentou nada a respeito, que esta situação ruim, é tudo culpa destes diretores que o CORINTHIANS possui

  • Foto do perfil de ANTONIO

    Antonio 52 comentários

    46º. @antonio.valentim.de. em

    A parada para a copa não vai adiantar muita coisa pois sairão vários jogadores, emprestaram o Carlinhos e contrataram o Júnior Dutra, até quando isso?

  • Foto do perfil de Ramon

    Ranking: 27º

    Ramon 22960 comentários

    45º. @ramon.felipe1 em

    Dar tempo ao tempo e esperar pra ver se o cara rende, se não render o negócio é ir atrás do mercado mesmo.

  • Foto do perfil de Patricia

    Patricia 44 comentários

    44º. @patricia.aparecida.d em

    Pra mim na minha humilde opinião como diz o craque Neto! é só uma fase que a gente tá passando, o time vai voltar a se entrosar vocês vão ver, quando a gente ganhou o Paulista contra as pepas depois vieram as derrotas que não foram poucas diante do comando do ex técnico mercenário trairille lembram quase perdemos para o Ceará demorou um pouco pra engrenar fomos decpionados com aquela fase? Não a gente depositava tudo no outro lá (Fábio Carille)e o que ele nos aprontou? Caiu fora na hora que mais precisavamos! Entendeu agora era Loss eu creio que a gente vai superar tudo isso e bater no peito e dizer é campeão é campeão #força#somosmaiorquetudoisso#vai Corinthians