Em complemento ao que analisou o @juliano.spagnolo, onde ele observa a viabilidade de o Corinthians não vender seu direito a nenhuma dessas empresas, e, através da Corinthians TV, transmitir seus jogos. Seria um risco, mas se desse certo essa proposta, além de impulsionar a Corinthians TV, com possibilidade de vender espaço de propagandas no site e na transmissão, monetizar no YouTube, também teria a renda da venda de assinaturas para assistir aos jogos de mando do Corinthians.
Eu não sei se isso é possível, se alguém souber comenta ai. O risco fica se caso os corinthianos não entrarem em massa para assistir.
Pensando nisso, em complemento a linha de pensamento dele, como também não conheço tecnicamente o funcionamento dessas questões de direito de transmissão e etc, vamos considerar o seguinte cenário hipotético: atualmente a proposta na mesa do Corinthians é de R$ 200 milhões para vender o direito de 19 jogos de mando do Corinthians. O brasileirão tem 38 rodadas, das quais 19 são mando do Corinthians e o restante somos visitantes.
Assim, R$ 200 milhões dividido por 19 jogos de mando, equivale a R$ 10,526 milhões por jogo.
O canal de YouTube do Corinthians tem 2 milhões de pessoas inscritas. Logo, R$ 10,526 milhões dividido pelos 2 milhões de pessoas já inscritas no YT, temos um preço de referência de R$ 5,26 por pessoa para transmissão. Claro que tem custos para transmitir, investimentos extras, etc.
Então, se o Corinthians cobrar uma assinatura por jogo (19 ao todo) da ordem de R$ 20/jogo, teríamos uma receita bruta de R$ 40 milhões por jogo, só com esses 2 milhões de inscritos que já são engajados com o canal do clube.
Desconta os custos de transmissão, impostos e etc, imagino que a receita líquida apenas com as assinaturas seria superior aos R$ 10,526 milhões que receberíamos dessas duas propostas que estão na mesa, com a vantagem de receber o recurso imediatamente na transmissão do jogo, além de receitas extras, como dito acima, como por exemplo: pix para participar da live na transmissão; receita de venda de propagandas no site e na transmissão do jogo; monetização do YouTube, que é em Dólar; entre outras oportunidades, bem como o maior engajamento.
Parece ser um negócio bom. Não sei se pode, se é viável, etc. Parece óbvio, então deve ter algum problema ai. Eu não tenho conhecimento técnico sobre os direitos de transmissão. Mas atualmente tem um monte de canal de YouTube transmitindo jogos. Então deve dar. Parece que no passado o Athletico Paranaense fez isso.
Isso considerando apenas os 2 milhões já inscritos no YouTube do Corinthians, escalando em muito a receita caso seja maior, por exemplo, 5 milhões de torcedores assistindo, chegaria a incrível marca de R$ 100 milhões (MILHÕES) por jogo. Fantástico não é mesmo?!
Não sei a viabilidade disso, a possibilidade, mas se for viável a nossa diretoria (marketing, Comunicação, Jurídico e Financeiro) poderia criar cenários para experimentar. Vai Corinthians!